Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Leitura ativa e leitura passiva: como promover

Leitura ativa e leitura passiva: como promover

16 set 2021
3 min
Post modificado em:
6/6/2022

A leitura está em nosso cotidiano. Temos o hábito de folhear revistas na fila de espera do consultório ou ler encartes no transporte público. Contudo, realizar uma leitura realmente engajadora ainda é um desafio, tanto para adultos quanto para crianças e adolescentes. Por isso, esse texto vai explorar um pouco mais a diferença entre leitura passiva e leitura ativa. Além disso, vamos propor caminhos para desenvolver leitores ativos e curiosos. 

A diferença entre leitura ativa e passiva

Apesar de lermos em muitos momentos do nosso cotidiano, nem sempre realizamos uma leitura atenta e crítica. Isso pode impactar no quanto absorvemos do texto. Desta forma, a depender do objetivo, realizamos tipos diferentes de leitura. Assim, quando fazemos uma leitura descompromissada, rápida e sem pretensão de nos aprofundarmos no tema, colocamos em prática um tipo de leitura passiva. 

Por outro lado, quando nos engajamos no conteúdo lido de forma crítica, dialogando com o autor, questionando colocações e refletindo sobre os temas abordados, estamos realizando um tipo de leitura ativa. Assim, quando realizamos uma leitura ativa nos tornamos parte do texto, somos capazes de dialogar e até interpelar o autor e seus personagens.

Por isso, a leitura ativa é responsável por um maior engajamento, através dela conseguimos reter o conhecimento e conectá-lo com outras fontes e informações. É preciso ressaltar que nem sempre seremos leitores críticos e ativos.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Como promover a leitura ativa em sala de aula 

Em sala de aula, o principal objetivo da leitura é criar leitores críticos que interajam com os textos e sejam capazes de questionar o interlocutor a fim de absorver o conteúdo de forma autônoma. Por isso, é essencial o desenvolvimento de uma leitura ativa e dinâmica. 

Para começar, conheça o hábito leitor de seu estudante, existem diferentes tipos de leitores ativos. Portanto, pesquise gêneros, formatos e estratégias que façam sentido para o seu interlocutor. Logo, ofereça uma escuta ativa e esteja aberto às sugestões que possam surgir. Além disso, incentive seus estudantes a indagar o texto, questionar o autor e os personagens e identificar suas intenções. 

Outra ação simples é estimular marcações e anotações sobre o texto. Use a criatividade, abuse das cores e crie um momento de leitura lúdico. Em sala de aula, é possível fazer este processo em conjunto, pedindo para que todos os estudantes compartilhem os momentos de maior atenção e tensão no texto.

Por fim, você pode pedir para que pensem as situações descritas no texto de forma prática, trazendo-as para a realidade e o cotidiano. Assim, é possível desenvolver o pensamento crítico e a leitura ativa. 

Ouça o episódio do nosso podcast Plantando Histórias: Projetos educacionais como ferramenta de engajamento, com a educadora Gina Vieira

Pequenas ações para o engajamento dos alunos

O desafio de auxiliar o desenvolvimento de leitores ativos é enorme, mas devemos ter no horizonte a ideia de que pequenas ações cotidianas podem engajar cada vez mais estudantes.

Por isso, crie momentos e atividades de pré e pós-leitura e encoraje seus alunos e alunas a desenvolver os assuntos abordados e conectá-los com outras áreas do conhecimento. Além disso, esteja atento aos seus anseios. Afinal, promover uma leitura dinâmica e crítica é essencial para formação cidadã de nossos estudantes. 

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Educação antirracista: como a leitura pode ajudar

Que tal refletir sobre educação antirracista e aplicar atividades práticas que reconheçam e valorizem a diversidade? 

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar