Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
O ensino híbrido nas habilidades socioemocionais

O ensino híbrido nas habilidades socioemocionais

26 nov 2020
3 min
Post modificado em:
11/4/2024

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais é importante para a geração atual, chamada de nativos digitais, uma geração que nasceu na era tecnológica. Essas crianças entendem e são capazes de executar coisas incríveis em diversos aparelhos eletrônicos desde muito novas. A atenção acaba sendo disputada não só pelas pessoas próximas, mas por telas de computador, celular e tv.

Se as crianças não forem devidamente orientadas quanto ao uso do digital, podem se distanciar de vivências estritamente necessárias, como a convivência em grupo e a resolução de conflitos. Pensando nisso, percebemos a necessidade de incluir o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na escola, que ainda é um ambiente de muita interação social e trabalho em grupo.

Mas como fazer isso no ambiente virtual? É isso que iremos responder ao longo do texto, então fica com a gente e aproveita o conteúdo!

O que são as habilidades socioemocionais?

Essas habilidades, também conhecidas como habilidades do futuro, possuem como princípio o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de competências que envolvem aspectos sociais, comportamentais, esportivos, emocionais, artísticos, entre outros.

Elas caracterizam um desenvolvimento geral dos alunos para além dos conteúdos básicos das disciplinas curriculares e que podem ser incentivados durante o dia a dia da sala de aula. Listamos a seguir algumas dessas habilidades desenvolvidas por meio do ensino híbrido.

Importância do ensino híbrido no desenvolvimento das habilidades socioemocionais

O ensino híbrido é capaz de aproximar pessoas, promover a interação social e desenvolver diversas habilidades, além de dar autonomia aos alunos em seu processo de aprendizagem. Por ser capaz de promover interação, o ensino híbrido também permite que a educação seja mais dinâmica, divertida, inteligente e engajadora. Além disso, disponibiliza diversos modelos de aulas interativas que incentivam o desenvolvimento das habilidades do futuro e dos conteúdos programáticos. Além de todas essas vantagens, ainda disponibilizamos uma lista dos principais benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional por meio do ensino híbrido:

  • Diminuição dos níveis de estresse;
  • Melhor administração das reações emocionais negativas;
  • Sabedoria para encarar situações difíceis ao invés de evitá-las;
  • Mais facilidade na transmissão de ideias e pensamentos;
  • Autonomia na administração de conflitos.

Como desenvolver as habilidades socioemocionais com o ensino híbrido?

1. Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma habilidade de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer ser humano, pois ele desenvolve diversas outras habilidades como o questionamento, principalmente o próprio, o que abre espaço para o conhecimento e para o surgimento de novas ideias. Outras habilidades desenvolvidas pelo pensamento crítico são: capacidade de resolver conflitos, empatia, criatividade e escuta ativa.

Mas como desenvolver isso tudo com o ensino híbrido? Uma das melhores maneiras de se desenvolver o pensamento crítico é a leitura. É por meio dela que temos acesso a diversos pensamentos e informações que ajudam a construir argumentos e ideias.

E para ajudar você a desenvolver essa habilidade com a ajuda do ensino híbrido, a Árvore possui mais de 30 mil livros para ler quando e onde quiser em uma plataforma gamificada, que oferece a crianças e jovens uma forma ainda mais divertida. Além disso, a Árvore ainda oferece recursos de apoio ao educador para ajudar nas intervenções com os alunos.

2. Criatividade

É uma habilidade humana que possui alto valor, por permitir a evolução constante. Ela permite que nós criemos, inovamos e sejamos inventivos. Ou seja, é tudo aquilo que se refere ao potencial de criação. E pelo contrário do que muitos pensam, a criatividade é uma habilidade que está presente em todos nós, pois ela vem da vivência e isso é algo que todos temos.

Para alguns, essa criatividade pode estar adormecida, mas basta estimulá-la para que aos poucos ela surja no dia a dia. Existem diversas formas de estimulá-la, desde ler um livro, aprender algo novo, até jogar um jogo de celular. Ela é exercitada quando damos diferentes estímulos ao cérebro, por isso o uso da gamificação na educação é uma ótima aliada nesse processo de desenvolvimento.

3. Resolução de problemas complexos

Essa habilidade envolve a capacidade de criar soluções fora da caixinha, unindo processos bem definidos para a resolução de questões nem sempre tão claras. Resolver problemas complexos significa olhar as questões de forma clara e objetiva, fazendo um diagnóstico e então conseguir se afastar para pensá-las de forma racional, ressignificando-as e apresentando novos caminhos criativos. Tudo isso precisa de muito controle emocional e cognitivo, mas se executado com maestria, é uma habilidade extremamente valorizada em um futuro profissional.

Dito isso, como  podemos desenvolvê-la? Uma forma muito inteligente de desenvolver essa e muitas outras habilidades é a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos. Essa metodologia possui diversos passos a serem cumpridos e em cada um deles pode-se usar plataformas diferentes, como o Google Meet, Google Forms, Jamboard, Google docs, Keep e Google Calendário. Todas gratuitas.

4. Inteligência emocional

No nosso dia a dia, passamos por diversas situações que podem nos abalar emocionalmente. Problemas familiares, no trabalho ou até mesmo um acontecimento isolado que podem nos causar extremo desconforto. Por isso, a inteligência emocional se torna tão importante, pois ela nos dá autonomia para entender nossos sentimentos e lidar com eles, sem colocar a responsabilidade nos outros.  

Desenvolver essa habilidade nos permite descobrir diversas outras, como empatia, escuta ativa, comunicação entre outras. E nada melhor para desenvolvê-la do que a interação interpessoal, pois é através dela que surgem conflitos e possibilidade de conversa sobre os sentimentos. Uma metodologia ativa que ajuda nesse desenvolvimento é a Aprendizagem Baseada em Equipes.

Ela é um método que pode ser proposto a grupos pequenos de alunos, que passam por avaliações individuais e em grupo para que assim entendam e saibam aplicar ideias em processos difíceis. Esses processos são preparados por meio de leituras e demais conteúdos para a resolução de casos reais ou inventados.

Assim como a Aprendizagem Baseada em Problemas, essa metodologia possui diversos passos, podendo utilizar plataformas de pesquisas, como o Google, de encontros, como o Hangout ou o Zoom, de organização, como o Trello e de criação de banners e projetos, como o Miro.

5. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é extremamente necessário para realizar tarefas de um grupo com determinação e dedicação, levando em conta a coletividade e a empatia. Ele significa agrupar um conjunto de pessoas que irão desenvolver determinadas ações que buscam alcançar um propósito maior, um único objetivo. A ideia é que o grupo consiga trabalhar de forma em que seus integrantes saibam quais são as responsabilidades de todos os integrantes do grupo.

Assim, todas as ideias e esforços são direcionados para um objetivo em comum. Ele é importante, pois possibilita que diversos trabalhos sejam feitos com excelência e rapidez, além de garantir um ambiente colaborativo e agradável.

A sala de aula invertida, é uma metodologia ativa que se aplicada de forma adaptada, pode trabalhar muito bem essa habilidade, incentivando os alunos a construírem um conteúdo, em conjunto, sobre um material estudado individualmente. Através de diversas plataformas online, é possível aplicar essa metodologia.

Apoio no desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Com todos esses exemplos, podemos observar que o ensino híbrido é uma ferramenta fundamental para auxiliar os educadores no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, promovendo ainda uma educação engajadora, divertida e inteligente.

Desenvolver tantas habilidades nos alunos não é uma tarefa fácil visto que a ementa de disciplinas já é tão extensa. Por isso, a utilização de plataformas educacionais que utilizem o ensino híbrido se faz fundamental, já que elas facilitam processos longos e auxiliam os educadores no dia a dia.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Como a escola pode lidar com alunos com ansiedade?

Confira entrevista exclusiva com especialista no assunto e saiba como a sua escola pode lidar com alunos com ansiedade.

Continuar
Educação

Recomposição da aprendizagem: o que é e como fazer?

Descubra o que significa o termo recomposição da aprendizagem e como realizar da melhora maneira na sua escola.

Continuar