Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
A importância da leitura na interpretação de texto

A importância da leitura na interpretação de texto

6 jun 2016
3 min
Post modificado em:
4/8/2022

O hábito da leitura precisa ser desenvolvido o quanto antes na trajetória de um aluno. Quando se começa a ler desde cedo, os ganhos intelectuais são mantidos por toda a vida e garantem uma maior desenvoltura no uso da nossa língua. A compreensão e interpretação de texto dependem dessa bagagem que é adquirida principalmente pelo ato de ler.

O que é intepretação de texto?

A intepretação de texto é compreender o que está sendo lido para além do significado explícito das palavras. Ou seja, entender a intenção daquele texto, qual a principal mensagem que está sendo transmitida e quais as nuances que o mesmo traz na leitura.

Assim, para interpretar um texto é preciso dialogar com diferentes aspectos da leitura, como o contexto no qual aquele texto está inserido, quem é o autor, qual o formato do texto e qual o principal objetivo daquilo que foi escrito. Portanto, em sala de aula, vale explorar com os alunos alguns aspectos na hora de interpretar diferentes textos, tais como:

  • Quem é o autor do texto lido? Qual a sua história e intenções?
  • Quando esse texto foi escrito? Qual o contexto histórico e social daquilo que está sendo lido?
  • Como o texto foi escrito? Aqui vale investigar tanto o gênero textual como o próprio formato do texto (se é uma carta, anúncio, texto literário, conto, etc.).
  • Qual o objetivo daquele texto? Se é uma crônica, por exemplo, quais as nunces por trás daquilo que está sendo escrito?

Com essas perguntas, é possível aprimorar cada vez mais a intepretação de texto nos alunos.

Qual a importância da leitura para intepretação de texto?

Entre as inúmeras possibilidades de melhoria no rendimento do aluno através do cultivo da leitura no cotidiano, algumas podem ser destacadas como principais. Quando o ato de ler se torna diário, ganha-se capacidade para interpretar com mais profundidade, afinal, à medida que se lê, novos usos da língua começam a ser percebidos.

Outro ganho importante é a melhoria do vocabulário. A cada palavra desconhecida (com a necessária ajuda do dicionário), abrem-se oportunidades para ampliar o vocabulário e, com isso, falar e escrever melhor. Essa desenvoltura fará diferença para formar um aluno com maior capacidade de argumentação e reflexão crítica.

A isso ainda se pode acrescentar que a cultura geral de um leitor se amplia a cada novo texto, graças à possibilidade de contato com a ficção ou mesmo com livros teóricos que fazem questionamentos a uma realidade por vezes despercebida.

Programa de leitura na escola

O incentivo à leitura dentro da escola trará ganhos práticos na compreensão e interpretação de texto, fazendo com que essa deva ser uma das bandeiras principais de pais e professores. Incentivar a leitura através do acesso a bibliotecas com amplo leque de opções, incluindo as digitais, é um bom caminho para que as letras ganhem destaque em uma era cheia de telas.

A leitura precisa ser entendida pelo aluno como um momento prazeroso no qual se abre espaço para novos pensamentos e olhares para o mundo. Se for preciso começar com leituras menos complexas e acessíveis dentro do universo cultural do jovem, pode-se optar por elas até que outro passo seja dado.

Um leitor iniciante poderá, no futuro, a partir da bagagem de leituras realizadas ao longo da vida, desenvolver um olhar mais apurado, sabendo no futuro diferenciar que leituras são superficiais e quais trarão maiores possibilidades de enriquecimento.

Alunos na linha de frente

Se o processo de melhoria da capacidade de escrita dos alunos ainda é um desafio no dia a dia da sala de aula, incentivar o contato profundo com a palavra escrita está no centro do debate e merece ser mais discutido por quem se interessa pelos rumos do ensino nos dias de hoje.

A compreensão e interpretação de texto são processos sempre em construção, alimentados por fontes diversas de conhecimento. Mas trata-se de uma ação consciente, na qual o aluno é o impulsionador para que avanços sejam conquistados, gradativamente, ao longo da jornada do aprendizado.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Como melhorar interpretação de texto com leitura

Para terminar, confira algumas dicas práticas de como você pode melhorar a interpretação de texto dos seus alunos com o apoio da leitura.

1 - Incentive a leitura diariamente

Não tem erro: a prática e a constância são as melhores formas de se melhorar em algo. Assim, a prática leitora também precisa ser exercitada todos os dias para que o aluno ganhe fluência e melhore sua interpretação sobre diferentes textos.

Você pode propor atividades que envolvam leitura, rodas de discussão, troca-troca de livros semanalmente ou mesmo disponibilizar uma biblioteca digital para que os alunos tenham acesso a diferentes títulos.

2 - Faça atividades de pré-leitura

Tão importante quanto a leitura em si de uma obra ou texto é a preparação para essa leitura. As atividades de pré-leitura são importantes para criar o contexto e vínculo necessário para o aluno se interessar e criar conexões com o que está sendo lido.

As atividades de pré-leitura podem ser uma pesquisa sobre o autor, o livro ou o tema proposto. Pode ainda ser uma roda de discussão sobre a capa do livro, a leitura de um outro texto introdutório ou mesmo uma brincadeira lúdica que traga o tema para sala de aula.

3 - Não esqueça também o pós-leitura!

Se a pré-leitura é um momento importante para a compreensão de um texto, trabalhar a pós-leitura também irá ajudar a solidificar tudo aquilo que foi lido e aprendido na leitura em si.

Esse momento pode ir muito além do que os clássicos exercícios de intepretação de texto sobre detalhes da obra. Você pode propor um momento de troca entre os alunos, a confecção de uma atividade artística inspirada na obra ou até mesmo convidar os alunos a assistir um filme sobre o tema.

4 - Utilize o dicionário

Interpretar um texto é também interpretar o significado de cada palavra presente no mesmo. Assim, utilizar o dicionário em atividades de interpretação de texto pode ser algo valioso.

Lembre-se que o dicionário é também lido pelos alunos. Logo, vale também algumas atividades que ensinem como realizar a leitura no mesmo. Como estão dispostas as palavras? Seus alunos já dominam o alfabeto? Como os significados das palavras devem ser lidos?

Gostou das nossas dicas? Confira também gratuitamente nossas Trilhas de Leitura, com atividades de intepretação de texto para sala de aula.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Quem nunca julgou um livro pela capa?

Se você já passou pela situação de julgar um livro pela capa, não é só com você! Este artigo aborda a temática e o porquê da interpretação do que vemos.

Continuar
Leitura

Veja como trabalhar leitura em diferentes disciplinas

Sabemos que pode ser desafiador incentivar a leitura em diferentes disciplinas. Mas se deseja encarar esse desafio, você está no lugar certo. Vem com a gente!

Continuar