Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Confira a relação entre leitura e escrita. Com dados!

Confira a relação entre leitura e escrita. Com dados!

13 set 2016
3 min
Post modificado em:
9/11/2021

Qual a relação entre leitura e escrita? E como anda os leitores do Brasil? Bom, o Brasil, definitivamente, não é um país de leitores. A leitura dificilmente é incentivada de maneira adequada em casa, pela família, ou até mesmo pela escola.

E será que o baixo índice de leitores em nosso país está relacionado com o índice assustador de analfabetos funcionais existentes? Pesquisas apontam que, no Brasil, apenas 8% têm plenas condições de compreender e se expressar. Apesar de conhecerem letras e números, são incapazes de interpretar textos simples ou não sabem como escrever muito de maneira coesa e coerente.

Por isso, elaboramos um post com a pergunta que não quer calar: quem lê muito escreve bem? Continue lendo e entenda a relação entre leitura e escrita!

Qual a relação entre leitura e escrita em números?

Dados coletados da Prova ABC, aplicada pelo movimento Todos Pela Educação em alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em todas as capitais brasileiras, mostrou que 44% deles não sabem o mínimo esperado para a idade em leitura. Na produção textual, 47% das crianças são incapazes de produzir textos simples.

O cruzamento do resultado das duas provas demonstrou que a relação entre leitura e escrita é bem alta! Os alunos que se saíram bem na avaliação de escrita, possuíam rendimento acima do esperado na prova de leitura. Esses dados comprovam o que a grande maioria dos professores já sabe há muito tempo: alunos que possuem a leitura como um hábito, escrevem melhor sim!

Você sabia que a falta de leitura pode ser um problema tão grave ao ponto de levar alunos ao fracasso em provas e vestibulares?

Como a leitura ajuda a promover a boa escrita?

Ao terem acesso à literatura adequada a sua faixa etária, os alunos têm contato com diferentes gêneros textuais e internalizam a estrutura sintática da língua portuguesa. Na prática, isso se reflete em expansão do vocabulário e da capacidade de interpretação e compreensão, provando mais uma vez a relação entre leitura e escrita.

Textos um pouco mais complexos estimulam também a capacidade de criação de linhas de raciocínio coerentes acerca do que está sendo lido. Isso estimula o desenvolvimento da cognição e do aprendizado como um todo. Assim, a compreensão e interpretação de texto são influenciadas por uma bagagem intelectual adquirida principalmente pelo ato de ler. Saiba mais aqui no blog.

Tudo isso resultará em resultados mais satisfatórios em exercícios de escrita, menos erros ortográficos, textos mais coesos e condizentes com as instruções dadas pelos professores e maior capacidade de argumentação. Isso ajuda na prova (e na vida!) na hora de saber como escrever muito sobre qualquer assunto.

É claro que isso não significa que o ensino de produção de texto deve ser deixado de lado. Não basta apenas encher os alunos de leituras e esperar que eles, por si só, aprendam como escrever bem. O professor precisa alinhar de maneira adequada a relação entre leitura e escrita, para que eles se complementem e alavanquem o desempenho das crianças.

Como aliar e incentivar a relação entre leitura e escrita da maneira correta?

Indicar e incentivar leituras condizentes com a faixa etária dos alunos, propondo exercícios de interpretação e criação em cima do que foi lido, é uma maneira excelente de incentivar a relação entre leitura e escrita.

Além dos exercícios básicos de interpretação, para que eles realmente pensem sobre o que leram, pode ser muito interessante pedir que eles criem e escrevam finais diferentes para a história e os leiam para seus colegas, por exemplo.

Se houver possibilidade e disponibilidade de tempo, organize saraus e oficinas de leitura e escrita como atividade extracurricular, isso também costuma animar os alunos.

Porém, alguns professores e pais encontram dificuldades em convencer as crianças da importância da leitura e de como isso pode ser imensamente prazeroso. Dentro desse contexto, as bibliotecas digitais costumam funcionar muito bem, pois disponibilizam um grande acervo literário aos pequenos ao alcance de um clique.

Para trabalhar a leitura e escrita em sala de aula, confira nossas Trilhas de Leitura. Compartilhe também esse conteúdo em suas redes sociais!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Compreensão leitora dos alunos: como melhorar

Neste artigo, trazemos técnicas que vão ajudar a desenvolver as habilidade de leitura entre os estudantes e melhorar a compreensão leitora dos mesmos.

Continuar
Leitura

Quem foi Rubem Alves?

Que tal conhecer um pouco mais da história do importante autor Rubem Alves? Confira no post!

Continuar