Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
6 livros para falar sobre criatividade em sala de aula

6 livros para falar sobre criatividade em sala de aula

9 set 2016
2 min
Post modificado em:
11/1/2022

Acreditamos que a leitura seja uma das melhores maneiras de estimular a criatividade. Nas indicações a seguir vamos falar sobre alguns livros que falam sobre arquitetura, música, artes plásticas e design.

Além disso, nossas indicações podem servir como ponto de partida para o melhor entendimento sobre as práticas artísticas e até estimular a produção artística dos alunos em sala de aula. Confira:

1 - Minha Viagem Arquitetônica com o Vovô - Jo Eun Jeong

O pequeno Roni parte numa viagem pela Coréia com seu avô arquiteto. Nesse passeio, o avô mostra ao neto os ícones da arquitetura coreana e os dois conversam também sobre matemática e geometria. Uma excelente maneira de falar sobre arquitetura e ainda ter contato com a cultura oriental.

2 - Pitulu - Beatriz Myrrha

Escrito pela contadora de histórias e musicista Beatriz Myrrha, também conhecida como Bê. O pequeno índio Pitulu encontra através dos sons uma maneira de contar a seus pais suas histórias antes da invenção da palavra.

Bê criou a história para abrir uma aula de História da Música, na aula a história era narrada pela Bê e sonorizada pelas vozes da turma e por objetos reaproveitados como instrumentos musicais. O livro é ilustrado com pinturas do artista plástico Léo Maciel.

3 - Aventuras de Alice no País das Maravilhas com ilustrações de Yayoi Kusama - Lewis Carroll

Nesta versão, o clássico de Lewis Carroll, é ilustrado pela artista japonesa Yayoi Kusama. A artista é um dos principais nomes da arte contemporânea mundial e suas ilustrações encantam não só as crianças como também os adultos. Outro ponto alto do livro é a diagramação.

As letras variam de tamanho de acordo com a intensidade da história, transformando a leitura em uma experiência sensorial.

Leia também: Dicas para incentivar a leitura infantil

4 - Desenhos de Guto Lacaz - Joe Shooman

O livro reúne 80 das ilustrações que o designer e ilustrador publicou na seção “Um desenho” da revista Caros Amigos por mais de 15 anos. As ilustrações non sense e bem humoradas brincam com situações cotidianas. Um jeito descontraído para falar sobre cotidiano e incentivar a produção artística dos alunos.

5 - Desenhos - Sylvia Plath

Em Desenhos, podemos conhecer outra faceta da poeta Sylvia Plath. Os desenhos foram feitos entre os anos de 1956 e 1957 e vêm acompanhados de cartas da própria autora comentando os trabalhos. Os desenhos são delicados e mostram uma fase alegre e entusiasmada da autora.

6 - Os Hai Kais do Menino Maluquinho - Ziraldo

O livro une as ilustrações do Ziraldo a poemas simples de três linhas, uma adaptação dos tradicionais Hai Kais japoneses. Aborda a poesia de forma simples através do personagem Menino Maluquinho, um dos mais carismáticos da literatura infanto juvenil brasileira.

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha planejamento escolar

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Você pode gostar também

Leitura

Árvore chega à rede pública de Manaus com inovação

Confira a chegada da Árvore nas escolas municipais da rede de Manaus.

Continuar
Leitura

Dica de Leitura: Confira 9 Formas de Incentivar o Hábito na Educação Infantil

Estimular o hábito de ler é um passo importante no desenvolvimento de crianças de qualquer idade. Saiba como incentivar essa prática na Educação Infantil.

Continuar