Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
6 dicas para ajudar o aluno a concentrar na leitura

6 dicas para ajudar o aluno a concentrar na leitura

2016-10-04
3 min
Post modificado em:

Que a leitura é muito mais do que uma forma de adquirir conhecimento, todo educador concorda. Ela é capaz de melhorar o vocabulário, desenvolver a capacidade de interpretação e pensamento, ampliar a capacidade de expressão, entre tantos benefícios. Mas para obter todas essas vantagens, um fato é consenso – é preciso se concentrar. Num mundo cheio de estímulos e apelos tecnológicos, como os alunos podem desenvolver essa capacidade? Está com essa dúvida? Pois então não perca esse post e ensine aos seus alunos as nossas dicas para uma melhor concentração na leitura!

1. Ensine-os a definir metas

Para quem não é um grande fã de leitura ou tem dificuldade para se concentrar, não adianta iniciar com 500 páginas em apenas uma tarde! Por isso, é importante estabelecer uma meta, a princípio pequena, e cumpri-la! Podem ser 5 ou 10 páginas, ou um capítulo. Esse fator depende muito da idade do aluno também. O professor pode ajudar a estabelecer as metas, mas precisa ser realista quanto à capacidade de concentração das crianças.

2. Mostre como preparar o ambiente

Fica realmente difícil absorver informações quando o local está cheio de estímulos concorrendo com a atenção. Por isso, uma das principais dicas para se concentrar na leitura é desligar tudo o que não vai ser usado no momento da atividade. Televisão e música precisam ser desligados, assim como o telefone. Celulares, computadores e tablets só estão liberados em caso de leitura digital.Que tal fazer uma sessão de leitura em sala de aula praticando essas dicas? Peça para os alunos trazerem uma almofada nesse dia, e crie um ambiente propício para que eles possam imitar em casa!

3. Incentive-os a escolher algo de que gostam

Sim, muitas vezes os alunos precisam ler textos informativos para obter conhecimento, ou as obras literárias recomendadas pelos seus professores. Porém, além disso, eles podem e devem ser incentivados a encontrar um tema de que gostam e ler sobre isso. Qual é a vantagem dessa prática?Independente do tema escolhido, a leitura por prazer vai desenvolver o gosto, ampliar a tolerância ao tempo de atenção e aumentar a capacidade da memória de trabalho, e depois essas vantagens serão aplicadas também às leituras “necessárias”.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Hoje é possível encontrar o que ler no smartphone ou tablet. Sabe o que isso significa? Que a leitura pode ser levada para qualquer lugar!Por isso, aquela espera chata no consultório do dentista pode se transformar numa porta para o mundo encantado de uma narrativa, ou para ler e tentar compreender o conteúdo novo que o professor iniciou numa respectiva semana.  Incentive os seus alunos a experimentarem livros e bibliotecas digitais e aproveitarem cada minutinho!

5. Ajude a desenvolver o novo conhecimento

Após uma sessão curta, escolher uma forma de transformar esse conhecimento numa produção própria favorece a concentração e também a memorização.Fazer um desenho sobre a história, explicar para si mesmo o que o parágrafo queria dizer, criar uma pequena paródia sobre o tema são formas de se apropriar do tema e ajudar o cérebro a manter-se ligado durante a leitura. Ensine as crianças a como fazer isso, e você terá leitores mais focados.

6. Fale da importância de se fazer pequenas pausas

A mente também precisa alternar momentos de esforço e de descanso. Por isso, é importante estabelecer um tempo para a leitura e intercalá-lo com breves pausas, e exercitar-se um pouco também. Se os seus alunos aprenderem a usar esse truque simples, podem se beneficiar dos milagres que uma boa oxigenação do cérebro faz pela concentração!E então, gostou das nossas dicas para uma boa concentração dos alunos na leitura? Gostaria de mais sugestões sobre como incentivar os seus alunos a serem bons leitores? Assine a nossa newsletter e não perca mais nenhuma informação!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Leitura

Letramento Jornalístico: trabalhe fake news na escola

Saiba preparar os jovens para o ambiente digital por meio do letramento jornalístico e a evitar assim propagação de fake news. Confira!

Continuar
Leitura

Árvore chega à rede pública de Manaus com inovação

Confira a chegada da Árvore nas escolas municipais da rede de Manaus.

Continuar