Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Saúde mental na escola: confira o que dizem especialistas

Saúde mental na escola: confira o que dizem especialistas

5 de agosto de 2021
3 min
Post modificado em:
5/8/2021

A questão da saúde mental no ambiente escolar ainda é um tema difícil de ser abordado. Contudo, o contexto de pandemia intensificou a necessidade de iniciar essas conversas. Mas como fazer isso?

Convidamos os especialistas Dráuzio Varella, Lucas Veiga e Herbert Lima para a mesa “Saúde mental na educação: como apoiar os jovens com os desafios da pandemia”. O encontro encerrou o congresso digital para educadores Conversas que Transformam. Confira aqui um pouco do que rolou:

O que é saúde mental?

Antes de tudo, a saúde mental é uma parte inerente à própria saúde. Ter saúde não é só não estar doente, a definição da Organização Mundial da Saúde diz que: saúde é o bem estar físico, psíquico e emocional, ou seja, é necessário que haja um equilíbrio.

Assim, a saúde mental é a forma com que nossas emoções respondem aos acontecimentos ao nosso redor.

Uma questão coletiva

Ainda que cada um possua suas próprias respostas emocionais. Os especialistas destacam que a questão de saúde mental é uma questão coletiva.

Para exemplificar, o pesquisador Lucas Veiga citou o aumento de casos de depressão e ansiedade após a pandemia. Demonstrando como eventos externos e coletivos afetam nossa saúde mental individual.

Leia também: Saúde mental na escola: por que e como praticar? Confira!

Impactos da pandemia na escola

A pandemia intensificou os desafios da comunidade escolar. Professores e alunos tiveram suas vidas e rotinas bruscamente alteradas. Pesquisas apontam que a exclusão escolar afetará o aprendizado de milhares de crianças, o que é bastante sério.

Porém, há outra questão relevante. A importância do espaço escolar para a socialização e desenvolvimento das crianças. Para muitos alunos, principalmente de escolas públicas, a escola não é apenas um local de aprendizado. É também o local onde ocorre o lazer, a alimentação e a prática esportiva.

Desta forma, entende-se que os impactos da pandemia também alcançaram essas áreas. Assim, para que se comece a abordar o tema de saúde mental no ambiente escolar, é fundamental que os educadores e gestores considerem isso.

Como abordar a questão dentro do ambiente escolar?

O tema da saúde mental tem tido mais espaço nas escolas. Dessa forma, cada vez mais a questão deixa de ser tratada como algo inacessível e passa a ser compreendida como algo fundamental.

Para os especialistas, a saúde mental é uma construção diária que se inicia desde cedo e perpassa inúmeras questões. Assim, levar o tema para sala de aula se mostra essencial. Mas como fazer isso neste momento tão delicado?

Possibilidades e ferramentas

Para o pesquisador Lucas Veiga, é muito importante que, principalmente após eventos traumáticos, haja um espaço para elaboração dos sentimentos que foram gerados. Nesse sentido, promover rodas de conversa entre alunos e professores pode ajudar na suavização desse retorno às aulas presenciais. Trabalhando também os lutos e perdas desse momento.

Além disso, o Secretário da Educação Herbert Lima também indica que os professores incitem os alunos a abraçarem o ambiente escolar. Mostrando que é possível encontrar amparo, inspiração e boas relações dentro deste ambiente.

Leitura e saúde mental

Por fim, o Dr. Dráuzio aponta o hábito da leitura como saída para estes momentos de crise. Para ele, a criança e o adolescente que cultivam este hábito possuem ainda mais ferramentas para lidar com situações adversas. Afinal, isso acontece pelo desenvolvimento emocional ou pela habilidade de “escapar” através da leitura.

Leia também: Leitura na escola: como ela ajuda no desenvolvimento do aluno.

Aproveitamos para também deixar uma indicação. Que tal unir todas as dicas dadas pelos especialistas e promover uma roda de conversa sobre um livro lido pela turma?

Na Árvore você encontra a Trilha de Leitura Clube do Livro em Família: sobre saudade. Nesta trilha, foram selecionados livros que abordam o tema com cautela e delicadeza. Temos certeza que sairão ótimos debates e conversas.

Confira a conversa na íntegra abaixo:


Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Educação e tecnologia: 5 novidades para atividades extraclasse

Educação e tecnologia: confira neste post 5 novidades para atividades extraclasse que não podem faltar na sua escola!

Continuar
Educação

Educação, convivência e ética: confira palestra de Cortella na Bett Educar

Confira resumo da palestra de Mário Sérgio Cortella na Bett Educar, com uma reflexão sobre disciplina, ética e conviência em sala de aula.

Continuar