Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Qual a importância da tecnologia na educação?

Qual a importância da tecnologia na educação?

24 de abril de 2018
5 min
Post modificado em:
29/9/2021

Para atender às novas demandas, cada dia mais os educadores devem oferecer um ensino que extrapole os conteúdos da grade curricular tradicional e contemple a tecnologia na educação, seja como recurso didático para o professor ou estímulo para o aluno. No entanto, é necessário sempre considerar a essência dos objetivos pedagógicos, sendo os recursos tecnológicos e digitais instrumentos importantes para fomentar o aprendizado. Por isso, elencamos alguns pontos essenciais para mostrar a importância da tecnologia na educação. Confira!

O mundo digital e a tecnologia na educação

Temos hoje inúmeros dispositivos digitais e a tendência é que sua presença aumente cada vez mais. Segundo a ManpowerGroup, empresa americana de RH, nossas crianças provavelmente exercerão profissões que ainda não existem, quase todas voltadas para a área tecnológica. Não podemos fechar os olhos para um futuro próximo. Ter uma educação pautada no uso da tecnologia será o diferencial para o mercado de trabalho nos próximos anos.

Adaptação às novas demandas

Em 2016, chegou a 92% o número de escolas urbanas brasileiras que possuíam rede Wi-Fi, de acordo com a pesquisa TIC Educação 2016, feita pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic).O número é animador, mas o levantamento aponta que o uso da rede sem fio nas escolas ainda é restrito: 61% dos diretores disseram que o acesso não é liberado aos estudantes. Isso é ruim, tendo em vista que impede que eles mesmos explorem todo o potencial dos recursos tecnológicos em benefício do conhecimento. O estudo serviu também para avaliar como os professores enxergam a tecnologia na educação. A percepção da maioria é positiva.

  • 67% passaram a ter contato com profissionais de outras unidades escolares;
  • 77% garantiram que ficou mais fácil se comunicar com os alunos;
  • 94% afirmaram que têm acesso a materiais mais qualificados e diversificados.

O mundo sofreu grandes transformações e é preciso complementar o uso dos modelos tradicionais (quadro-giz) e se adaptar às novas demandas. Disseminar o uso da tecnologia na escola é fundamental para propiciar um ambiente interativo e mais próximo da realidade dos estudantes.

Alunos nativos digitais

Diferente daqueles nascidos antes do advento da internet e que vivem a transição do mundo analítico para o digital, as crianças atualmente já nascem imersas no mundo tecnológico. Melhor do que barrar o uso ou ser avesso à aplicação de novos métodos é ensinar aos alunos, bom aproveitamento dos recursos disponíveis. Se você lê este texto de um celular, saiba que tem em mãos um dispositivo com capacidade de processamento superior ao computador da NASA que colocou o homem na Lua. Mas, qual o uso que estamos lhe dando? Incentivar o uso consciente da tecnologia é tornar o aluno mais do que um simples usuário ou espectador desse recurso. É dar-lhe suporte para ir além, explorar, criar e ser inventivo.

Tecnologia na educação: proibir ou estimular

É papel fundamental da escola preparar o aluno para o mundo moderno que, querendo ou não, é ditado pelo uso massivo da tecnologia. Em vez de impedir o uso, devemos usar o espaço da escola para estimular e educar para o uso adequado desse recurso.

No entanto, é preciso saber que, utilizando a tecnologia, estamos entrando no campo de conhecimento do aluno, haja vista que muitos deles possuem um domínio maior que o dos professores. É um lugar onde ele se sente à vontade para ser inventivo e usar ferramentas habituais como computadores e celulares em prol da educação.

A tecnologia deve estar presente de forma crítica na escola. Os recursos digitais devem ser aliados às práticas de ensino e ao projeto pedagógico. Além disso, é essencial educar para saber discernir a informação correta dentro de um mar de dados e entender que a internet vai além do Google e das redes sociais.

Usar ou não a tecnologia na educação já não é mais tema de debate. A nova pauta é saber qual a melhor forma de usufruir desse recurso e como vamos alfabetizar nossos alunos para a linguagem tecnológica.

Achou nosso conteúdo relevante? Não deixe também de saber como a nossa solução digital de leitura tem transformado escolas e sido importante aliada na sala de aula! Clique aqui e saiba mais!

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha de planejamento escolar

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Você pode gostar também

Educação

Melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Neste post, trazemos quatro exemplos de práticas pedagógicas consideradas as melhores para sala de aula. Confira!

Continuar
Educação

Fique por dentro de 7 benefícios do mobile learning

Descubra o que é mobile learning e quais os benefícios para sua escola. Acesse agora o post!

Continuar