Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Professor: 5 livros para se inspirar em aula

Professor: 5 livros para se inspirar em aula

30 de abril de 2021
5 minutos
Post modificado em:
1/11/2021

Professor(a), nesta publicação reunimos 5 melhores livros para as suas práticas. Após um ano especialmente desafiador para a educação, trazemos recomendações de temas fundamentais para a sala de aula com mensagens de afeto e de esperança.

Conheça a nossa seleção com os 5 melhores livros para se inspirar

1) "Pedagogia dos sonhos possíveis", de Paulo Freire

O ano de 2021 marca o centenário de Paulo Freire, um dos educadores mais célebres da história da educação. Em um dos ensaios de "Pedagogia dos sonhos possíveis”, Freire dá o recado para quem o lê: “Cabe ao leitor reinventar o que aqui está e torná-lo vivo na história.”.

Composto por depoimentos, conferências, ensaios, cartas e diálogos, Freire insiste na unidade indissolúvel entre teoria e prática pedagógica. E repudia os princípios reacionários da pós-modernidade e reforça a importância da tolerância e dos direitos humanos. Este é um livro de muitos afeto. Reflete a certeza da impossibilidade da existência humana sem a utopia, sem a esperança e sem os sonhos!

2) "A literatura infantil na escola", de Regina Zilberman

“A literatura infantil na escola” nos apresenta, a partir de diversos ensaios, a literatura infantil como agente de conhecimento e como modalidade de produção artística. A autora toca em pontos como a presença da literatura infantil na escola, a formação de leitores, a representação da criança em obras literárias e mais

Além disso, a autora traça também um panorama sobre este campo de trabalho - tão extenso e desconhecido - por tanto tempo negligenciado pela teoria literária. Este livro de Regina Zilberman irá levar você, professor(a), a pensar e redimensionar o papel social e cultural da literatura infantil nos dias atuais.

3) "Pequeno manual antirracista", de Djamila Ribeiro

Pensar a educação antirracista é uma urgência do nosso tempo. Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro apresenta caminhos de reflexão para quem deseja aprofundar a sua percepção sobre o racismo estrutural e assumir a responsabilidade pela transformação das profundas desigualdades e abismos sociais em nosso país.

É fundamental que educadores brasileiros levem práticas antirracistas para as suas salas de aula e para o cotidiano escolar. Em diálogo com a lei 10.639, que garante o ensino da história e das culturas afro-brasileiras nas escolas. Esta é uma leitura para nos lembrar que a luta antirracista é uma luta coletiva!

4) "Novas tecnologias e mediação pedagógica", de José Manuel Moran

O livro de José Moran, Marcos Masetto e Marilda Behrens, traz o debate de uma temática essencial da contemporaneidade: a presença da tecnologia na escola. Nele, os autores irão refletir sobre os desafios que a internet e as tecnologias digitais trazem para a educação. Além de delimitar as ações docentes que atendam às exigências de um novo paradigma emergente e reforçar a importância da mediação pedagógica no uso da tecnologia em sala de aula.

Pensando no contexto em que vivemos, esta é uma leitura recomendada para professores de quaisquer níveis de ensino! É um livro que busca, sobretudo, expandir o diálogo e as análises sobre investimentos e utilizações tecnológicas em educação com a perspectiva de construir novas propostas.

5) "É porque eu tenho um professor", de Kobi Yamada

Você se lembra dos seus professores favoritos? Neste livro infantojuvenil, Kobi Yamada, autor mais vendido do The New York Times, faz uma linda homenagem a todos os professores e professoras. "É porque eu tenho um professor" transborda doçura e afeto, revelando a beleza da educação que valoriza o protagonismo do estudante e celebrando os mundos que os educadores nos apresentam!

É uma leitura para todas as idades, uma verdadeira carta de agradecimento a todos os educadores e educadoras que nos ensinaram, nos empoderaram e contribuíram para o nosso desenvolvimento.

Gostou das nossas indicações? Quer ter acesso a todos esses livros, e muito mais, para trabalhar em sua escola? Clique no banner abaixo para saber como levar a Árvore Livros para sua escola!

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha planejamento escolar

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Você pode gostar também

Leitura

Dicas para desenvolver o hábito de leitura nos alunos

O que devemos fazer nesses casos para desenvolver o hábito da leitura nos jovens e crianças? Confira no artigo 7 dicas que podem lhe ajudar!

Continuar
Leitura

Quem nunca julgou um livro pela capa?

Se você já passou pela situação de julgar um livro pela capa, não é só com você! Este artigo aborda a temática e o porquê da interpretação do que vemos.

Continuar