Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Qual a importância da leitura na educação infantil?

Qual a importância da leitura na educação infantil?

30 de setembro de 2021
3 min
Post modificado em:
6/6/2022

Primeiramente, especialistas vêm apontando para o fato de que os estímulos recebidos na educação infantil podem ser imprescindíveis para o pleno desenvolvimento cognitivo, emocional e motor da criança ao longo da sua vida. Apontam ainda para a relevância do contato com os livros e do storytelling, prática muito antiga que consiste na narração de histórias visando um objetivo, mesmo para os mais pequenos, que ainda não conhecem as letras e as suas funções. Conheça alguns desses benefícios: 

Expansão do repertório cultural

A leitura exige um esforço muito maior que apenas a junção de vogais e consoantes, não é só interpretação de texto, mas sobretudo, dos subtextos e contextos. Leitura é interpretação,  compreensão e reflexão dessas dimensões em conjunto.

Portanto, crianças nos anos iniciais da escola,  mesmo que ainda não construam as junções das letras e sílabas, têm nos livros os estímulos audiovisuais necessários para o fazer de uma leitura ativa. O que é extremamente importante para a ampliação do seu repertório cultural, uma vez que lugares, ideias, ações e emoções são combinadas e apresentadas para ela.  Essas novas dimensões acopladas ao seu imaginário, permitem um desenvolvimento cognitivo mais amplo e complexo.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Ampliação do vocabulário

Outra vantagem da leitura na educação infantil é a expansão do vocabulário, que permite um aprimoramento da comunicação, em razão do contato com várias palavras e ideias. Ademais, a leitura na educação infantil pode provocar na criança habilidades tais como a de relacionar, inferir e associar, essas que são faculdades fundamentais para um aproveitamento integral dos conhecimentos escolares. 

Estímulo à imaginação

Além do vocabulário,  a convivência com os livros desde a mais tenra idade promove um incentivo substancial à imaginação. O pequeno terá acesso a um universo de ilustrações, cores, objetos e situações divertidas, formas e modos de linguagens diversos, posto que  por meio dos livros é possível ter contato com diversos gêneros literários e textuais.

Autonomia

A experiência proporcionada pelas novas ideias, palavras e emoções tende a impactar na forma como o estudante se posiciona frente à dinâmica escolar, isso se traduz na relação com os colegas e professor,  mas sobretudo, no modo como recebe e interage com os outros componentes curriculares ou atividades além da leitura. Além disso, implica numa maior autonomia para o desenvolvimento de outras habilidades, tornando a criança mais segura, ativa e proativa no cotidiano da sala de aula.

Aceleração do aprendizado

O ambiente afetivo promovido pela leitura pode implicar no estreitamento dos laços com o docente. Outrossim, já foi comprovado que uma boa relação com o preceptor é imprescindível e muitas vezes decisiva para o processo de aprendizagem ocorrer de forma fluida e efetiva.

Finalmente, a sociologia não nos deixa esquecer que o ambiente, o espaço e as pessoas à nossa volta influenciam significativamente na construção da nossa subjetividade e nas ações e práticas advindas dela. Portanto, a influência da leitura é imprescindível para a formação de uma fluência leitora, isto é, a capacidade de uma leitura cheia de conexões, crítica e reflexiva. Por isso, invista nos livros na educação infantil, o retorno pode ser te surpreender! 

Quer receber mais conteúdos como esse? Assine nossa newsletter! Todo mês conteúdos sobre leitura e educação diretamente no seu e-mail.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Educação antirracista: como a leitura pode ajudar

Que tal refletir sobre educação antirracista e aplicar atividades práticas que reconheçam e valorizem a diversidade? 

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar