Qual a importância da leitura na educação infantil?


Primeiramente, especialistas vêm apontando para o fato de que os estímulos recebidos na educação infantil podem ser imprescindíveis para o pleno desenvolvimento cognitivo, emocional e motor da criança ao longo da sua vida. Apontam ainda para a relevância do contato com os livros e do storytelling, prática muito antiga que consiste na narração de histórias visando um objetivo, mesmo para os mais pequenos, que ainda não conhecem as letras e as suas funções. Conheça alguns desses benefícios: 

Expansão do repertório cultural

A leitura exige um esforço muito maior que apenas a junção de vogais e consoantes, não é só interpretação de texto, mas sobretudo, dos subtextos e contextos. Leitura é interpretação,  compreensão e reflexão dessas dimensões em conjunto.

Portanto, crianças nos anos iniciais da escola,  mesmo que ainda não construam as junções das letras e sílabas, têm nos livros os estímulos audiovisuais necessários para o fazer de uma leitura ativa. O que é extremamente importante para a ampliação do seu repertório cultural, uma vez que lugares, ideias, ações e emoções são combinadas e apresentadas para ela.  Essas novas dimensões acopladas ao seu imaginário, permitem um desenvolvimento cognitivo mais amplo e complexo.

Ampliação do vocabulário

Outra vantagem da leitura na educação infantil é a expansão do vocabulário, que permite um aprimoramento da comunicação, em razão do contato com várias palavras e ideias. Ademais, a leitura na educação infantil pode provocar na criança habilidades tais como a de relacionar, inferir e associar, essas que são faculdades fundamentais para um aproveitamento integral dos conhecimentos escolares. 

Estímulo à imaginação.

Além do vocabulário,  a convivência com os livros desde a mais tenra idade promove um incentivo substancial à imaginação. O pequeno terá acesso a um universo de ilustrações, cores, objetos e situações divertidas, formas e modos de linguagens diversos, posto que  por meio dos livros é possível ter contato com diversos gêneros literários e textuais.

Autonomia

A experiência proporcionada pelas novas ideias, palavras e emoções tende a impactar na forma como o estudante se posiciona frente à dinâmica escolar, isso se traduz na relação com os colegas e professor,  mas sobretudo, no modo como recebe e interage com os outros componentes curriculares ou atividades além da leitura. Além disso, implica numa maior autonomia para o desenvolvimento de outras habilidades, tornando a criança mais segura, ativa e proativa no cotidiano da sala de aula.

Aceleração do aprendizado

O ambiente afetivo promovido pela leitura pode implicar no estreitamento dos laços com o docente. Outrossim, já foi comprovado que uma boa relação com o preceptor é imprescindível e muitas vezes decisiva para o processo de aprendizagem ocorrer de forma fluida e efetiva.

Finalmente, a sociologia não nos deixa esquecer que o ambiente, o espaço e as pessoas à nossa volta influenciam significativamente na construção da nossa subjetividade e nas ações e práticas advindas dela. Portanto, a influência da leitura é imprescindível para a formação de uma fluência leitora, isto é, a capacidade de uma leitura cheia de conexões, crítica e reflexiva. Por isso, invista nos livros na educação infantil, o retorno pode ser te surpreender! 

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

download gratuito do ebook literatura infantil

E-book

Literatura Infantil

Como a literatura infantil pode multiplicar leitores na sua escola? Baixe nosso material gratuito e descubra.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

livros clássicos
Leitura

Por que ler os clássicos da literatura?

Neste post, oferecemos para você cinco motivos para ler os clássicos da literatura e porque eles são importantes na formação de leitores. Confira!

Continuar
alunos e professora trabalhando compreensão da leitura
Leitura

Como trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula?

Neste post, a gente traz algumas dicas para você trabalhar a compreensão da leitura com seus alunos em sala de aula.

Continuar