Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
3 filmes infantis que viraram livros!

3 filmes infantis que viraram livros!

1 ago 2017
2 min
Post modificado em:
15/11/2022

Normalmente, é mais comum relacionar um filme que foi inspirado num livro do que o contrário. Entretanto, os livros inspirados em filmes são tendência e também facilitam muito o hábito de leitura das crianças.

Apresentar um conteúdo que já é familiar às crianças, acaba despertando o interesse e simpatia pelo método, o que pode proporcionar uma participação mais colaborativa dos alunos.

Existem vários tipos de livros infantis, como os que possuem adesivos, livros com CD incluso, livros com jogos, livros no estilo maleta para a criança carregar etc.

A seguir, você verá 3 exemplos de filmes que inspiraram livros assim:

1. Meu Malvado Favorito

O bem-sucedido filme de 2010 inspirou o livro O maior vilão do mundo, lançado no mesmo ano. O leitor conhecerá mais detalhes do personagem Gru, como sua casa, seu cachorro Kyle, seu laboratório, Dr. Nefrário, os populares Minions e sua mãe.

Este livro possui uma linguagem bem-humorada e acessível para as crianças, além de abordar temas como relacionamento familiar, infância e poder. Gru é um vilão às avessas, só que, mesmo com sua ganância de ser o maior vilão que existe, ele acaba aprendendo o valor que uma família possui.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

2. Procurando Nemo

O livro homônimo conta a mesma história do filme. Nemo era um pequeno peixe-palhaço que vivia na Grande Barreira de Coral com seu pai. Ele queria muito ir para a escola e aprender sobre as fantásticas coisas do oceano, porém acabou se perdendo de seu pai, que faz de tudo para reencontrá-lo.

3. Tartarugas Ninja

A série de livros Colorir & Atividades: Ninja Turtles sobre as famosas tartarugas mutantes (que já ganharam vários filmes, mas que aqui são representadas tal como na série animada da Nickelodeon) traz toda a interação que uma criança gosta e precisa para se desenvolver.

Conta com atividades como:

  • Quebra-cabeças;
  • Jogo da velha;
  • Desafios;
  • Labirintos;
  • Atividades para colorir à vontade;
  • 30 adesivos sobre o tema.

Livros desse tipo estimulam a coordenação motora, a percepção visual e, principalmente, a criatividade dos pequenos.Introduzir a leitura em sala de aula faz toda a diferença no aprendizado dos alunos. Contar com livros que apresentam esse tipo de abordagem interativa e familiar fazem com que a atenção da criança seja maior e, principalmente, que os professores tenham maior controle sobre a sala de aula.

Essas e outras práticas que ajudam a ensinar melhor os alunos e incentiva-os a lerem mais. Nada melhor do que usar filmes infantis que viraram livros para despertar a curiosidade e as capacidades cognitivas das crianças.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Quem nunca julgou um livro pela capa?

Se você já passou pela situação de julgar um livro pela capa, não é só com você! Este artigo aborda a temática e o porquê da interpretação do que vemos.

Continuar
Leitura

Como usar dados para acompanhar os índices de leitura?

Descubra neste post como acompanhar os índices de leitura dos alunos da sua escola e usar os dados a favor da aprendizagem.

Continuar