Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Confira 7 filmes que mostram a importância da leitura

Confira 7 filmes que mostram a importância da leitura

18 ago 2016
3 min
Post modificado em:
9/11/2021

Sempre que a educação se mistura com a arte, o resultado é incrível. E quando uma arte, o cinema, se apropria de outra arte, a literatura, percebemos o quanto os filmes sobre a importância da leitura reforçam a relevância desse hábito tão saudável.

A literatura é capaz de nos permitir a reflexão, o aconchego e a imaginação. É capaz de recriar laços, internos ou externos, e nos aproxima das pessoas. Para exemplificar esses poderes, escolhemos sete filmes sobre a importância da leitura que mostram o quanto ler é importante em diferentes esferas e fases da vida. Um ótimo material de filmes sobre leitura para desenvolver atividades de leitura dentro da sala de aula.

Filmes sobre a importância da leitura

1. A Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

“O que quer que digam, palavras e ideias mudam o mundo”. Abrimos a nossa lista com uma clássico. A Sociedade dos Poetas Mortos é um dos filmes sobre a importância da leitura mais conhecidos e imperdível para os alunos. O professor Keating, interpretado pelo ator Robin Willians, é contratado para dar aulas de literatura inglesa e norte-americana em uma escola bem tradicional.

Com métodos inovadores e questionadores, opostos aos padrões da escola, Keating passa a inspirar seus alunos a não só olharem a literatura e as palavras de forma diferente, mas principalmente a vida.

O filme traz a literatura como plano de fundo principal e nos faz refletir sobre as coisas que fazemos por paixão e que de fato move as nossas vidas. Ajuda ainda a desenvolver estratégias para incentivar e melhorar o desempenho dos alunos.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

2. Forrest Gump – O contador de histórias (1994)

“Não sei se cada um tem um destino ou se a gente fica flutuando, por acaso, na brisa. Mas eu acho que talvez são os dois. Os dois acontecem ao mesmo tempo.” Com muita inocência e compaixão, Forrest Gump é um daqueles filmes sobre a importância da leitura que conquista o coração de todos.

Como o próprio nome diz, Forrest é um menino especial com algumas limitações intelectuais que acabam transformando-o em um verdadeiro contador de histórias. As diferentes situações que ele passa em sua vida são dribladas como se fosse um personagem de um livro.

A literatura em Forrest Gump é representada de forma falada, como no início dos tempos. Repleta de criatividade, a essência de um discurso inocente e de superação nos faz perceber que a literatura nos ajuda a enxergar a vida de forma mais leve.

Leia também: Como incentivar a leitura na sala de aula? Confira 4 dicas.

3. Central do Brasil (1998)

“Quero escrever uma carta para o meu pai!” Não poderia faltar um representante nacional da nossa lista de filmes sobre a importância da leitura, não é mesmo? Central do Brasil conta a história de Dora, uma mulher que trabalha na estação de trens da Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Fria e solitária, Dora não acredita no poder de seu trabalho e acha que todas as cartas são inúteis.

Isso tudo muda quando ela conhece Josué, um menino de 9 anos que quer conhecer seu pai. A amizade e os laços criados entre esses dois personagens transformam essa obra do cinema nacional, em um dos filmes mais tocantes dos últimos tempos.

O filme retrata não só a importância da criatividade na educação, como o poder das palavras escritas. Um hábito antigo que tem por trás o poder de unir pessoas e histórias. A literatura aproximando as pessoas.

4. As vantagens de ser invisível (2012)

“Nós somos infinitos.”As vantagens de ser invisível é um livro que virou filme e também fala sobre a importância da leitura. Na trama, Charlie é um adolescente de 15 anos que está se recuperando da depressão. Seus melhores amigos para esse momento são os livros e seu professor de literatura. Quando Charlie começa a se socializar com veteranos do colégio, ele tem a chance de recomeçar e passa a aproveitar a sua juventude.

Para Charlie a literatura era uma fuga, um aconchego em um mundo que não compreendia suas dores e seus dilemas. O filme retrata o poder que os livros têm de curar nossas ansiedades e de nos fazerem sentir parte de algo maior.

5. A Princesa Prometida (1987)

"Quando eu tinha a sua idade, a televisão era chamada de livros." É o que diz o avô em A Princesa Prometida, pouco antes de começar a ler uma das histórias mais épicas para seu neto. Este é um daqueles filmes sobre a importância da leitura que a retrata pela forma mais tocante: a história contada.

Este filme tem um pouco de tudo (esgrima, luta, tortura, vingança, gigantes, monstros, perseguições, fugas, amor verdadeiro, milagres ...), e se alguém já compartilhou um livro especial com você, você se identificará instantaneamente.

6. Moonrise Kingdom (2012)

“Eu acho que você ainda tem luz em você”.Anos 60, em uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra, Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) sentem-se deslocados em meio às pessoas com quem convivem.

Após se conhecerem em uma peça teatral na qual Suzy atuava, eles passam a trocar cartas regularmente. Um dia, Suzy e Sam fogem juntos e vão para uma aventura digna de um romance, com a mala de Suzy cheia de livros roubados da biblioteca.

Este filme peculiar de Wes Anderson deixará os apaixonados por livros infantis totalmente nostálgicos.

7. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

Amélie é uma mulher peculiar e extrovertida com uma bela imaginação. Ela se muda para a capital Paris e logo começa a trabalhar em um café. Um dia, ela encontra uma caixinha em seu apartamento e decide procurar o dono. Essa busca muda sua perspectiva de vida radicalmente.

Os leitores que não podem deixar de sonhar de vez em quando irão apreciar suas tentativas de descobrir as histórias ao seu redor neste filme artístico francês.

Gostou da nossa lista de filmes sobre a importância da leitura? São ótimos exemplos para despertar o gosto pela leitura.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Como escolher os livros ideais para seus alunos?

Educador e professor saiba como escolher livros que sejam ideais para os alunos e que gera interesse ao aluno? Confira as dicas neste post.

Continuar
Leitura

5 autores brasileiros que podem encantar as crianças

Confira nesta lista alguns autores brasileiros que irão despertar o gosto pela leitura em crianças de todas as idades!

Continuar