Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Por que é importante oferecer livros para crianças?

Por que é importante oferecer livros para crianças?

24 jul 2018
2 min
Post modificado em:
7/7/2021

Muitas crianças e adolescentes gostam de ler. É isso o que mostra a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, realizada pelo Ibope em 2016. A pesquisa indica, curiosamente, que a faixa etária entre 11 e 13 anos é a que mais lê por gosto.

Diante desses números, fica bastante evidente o quanto é relevante oferecer livros para crianças. Além disso, a leitura mexe com a imaginação, provoca diferentes estímulos e ajuda na formação do senso crítico. Confira neste post a importância de oferecer livros para crianças!

Relação da criança do século XXI com os livros

Inicialmente, é válido lembrar que muitas pessoas acreditam erroneamente que as crianças do século XXI pouco podem se interessar por livros. Chegam, inclusive, a julgar esse item como ultrapassado para o formato de educação 4.0, cujo objetivo é atender às demandas educacionais das novas gerações e às necessidades da indústria 4.0, envolvendo grande variedade de tecnologia para otimizar e dinamizar processos.

Nesse cenário, mesmo não existindo dúvidas de que os livros físicos ainda são ótimas ferramentas de aprendizagem e desenvolvimento, é preciso levar em consideração que o estudante do século XXI está rodeado pela tecnologia e interage bem com ela. Por isso é tão importante adotar estratégias que realmente vão ao encontro de sua realidade.

Sendo assim, uma alternativa para introduzir o hábito da leitura infantil sem fugir dessa demanda atual de acesso a novas tecnologias é o livro on-line, o qual possibilita apresentar diferentes gêneros literários para a criança.

Por que oferecer livros para crianças?

Caso você ainda não esteja inteiramente convencida, veja por que disponibilizar livros às crianças é, de fato, um boa ideia!

Incentivam a criatividade

Livros são ótimas opções para estimular a imaginação das crianças, pois permitem que elas interajam com a história. Elas podem acompanhar as aventuras de um protagonista.

Além disso, o jovem pode vivenciar a história por meio da sua imaginação, a fim de ampliar a experiência. Sendo assim, ao ler um livro, a criança não só se imagina lá dentro. Ela também pode montar cenários, representar um personagem, inventar figurinos e até mesmo elaborar finais alternativos para a história.

Permitem novas experiências

O livro, assim como um bom brinquedo, é o tipo de item que permite à pessoa uma nova experiência e abre caminho para a possibilidade de aprendizagem. Não importa quantas vezes foi lido: sempre há um detalhe inusitado que chama a atenção. Novos ângulos e diferentes percepções da história afloram conforme o leitor dá uma outra chance à leitura.

Há, inclusive, diversas opções de livros digitais que viabilizam experiências interativas e mais prazerosas às crianças. Isso expressa o quanto pode ser vantajoso o uso das tecnologias para  a formação de leitores.

Apresentam temas relevantes

É possível oferecer às crianças livros de variados temas relevantes, sejam eles em formato impresso ou on-line. Histórias de dinossauros, bichinhos, castelos, princesas e heróis — assuntos com os quais elas se identificam — são fundamentais para despertar o interesse pela leitura.

Esses livros podem trazer uma mensagem importante, levando-as a refletir e exercitar a criatividade e o senso crítico. A variedade permite respeitar a individualidade do ser humano porque, assim como as crianças são diferentes, os livros também não são iguais, o que torna possível atender aos diferentes perfis e preferências.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Aumentam o vocabulário

Além de desenvolver o raciocínio e a capacidade de interpretação, o hábito da leitura colabora para o aprendizado de informações importantes, como os vocábulos. Tendo em vista que muitas palavras são encontradas facilmente em livros, mas nem sempre são faladas e ouvidas, é crucial que a criança tenha contato com diferentes tipos de obras e discursos.

Embora muitos termos não sejam comuns em seu cotidiano, os livros permitem que o leitor tenha acesso a eles, ampliando seu vocabulário e, com isso, possa se comunicar melhor, tendo mais recursos para se expressar em diferentes ocasiões.

Ensinam e divertem ao mesmo tempo

A leitura de boas obras ensina enquanto diverte — e tem jeito melhor de aprender? Ao ler um bom livro, a criança descobre novos lugares, curiosidades sobre bichos, diferentes palavras e culturas. Além disso, consegue pensar de maneiras diferentes sobre determinados assuntos etc.

Além da carga de conhecimento que a leitura pode proporcionar às crianças, ler um bom livro pode ser uma atividade bastante divertida, dado que existem muitas obras tão curiosas e inteligentes quanto engraçadas, as quais estimulam também o humor da criança. Hoje, por exemplo, existem opções de livros on-line que oferecem a possibilidade de interação com as crianças, tornando a atividade ainda mais divertida e cativante.

Um livro pode ensinar uma criança sobre cidadania, empatia, senso de justiça, amizade, protagonismo, trazendo algumas reflexões relevantes para a vida ao colocar em pauta temas polêmicos como preconceito, bullying, egoísmo e desigualdade social.

Desenvolvem a concentração

A rotina cada vez mais frenética das pessoas faz com que muitas tenham dificuldade em se concentrar, e muitas crianças vivenciam essa realidade porque tudo acontece rápido demais, com um fluxo de informação intenso. Com tantas fontes de distração, os jovens podem se tornar ansiosos e passam a ter dificuldade de se concentrar totalmente em alguma coisa.

A leitura, no entanto, é uma atividade que viabiliza o relaxamento. O ato de ler uma história ou ouvi-la estimula a concentração na criança, o que é benéfico em muitas áreas da vida de uma pessoa, como o estudo e o trabalho.

Ademais, há grandes chances de um item como esse ser algo marcante na vida de quem o recebe. Pessoas que pegam gosto pela leitura têm o hábito de passar esse prazer adiante — muitas vezes de geração em geração — e de repetirem a experiência, mas sempre assimilando algo novo por meio daquilo que é lido outra vez.

Enfim, livros para crianças, sejam eles em versão impressa ou digital, são ótimas opções para agradar e oferecer boas vivências, reflexões, momentos de diversão e aprendizados.

Gostou do assunto? Baixe também nosso e-book sobre Literatura Infantil!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Compreensão leitora dos alunos: como melhorar

Neste artigo, trazemos técnicas que vão ajudar a desenvolver as habilidade de leitura entre os estudantes e melhorar a compreensão leitora dos mesmos.

Continuar
Leitura

Quem foi Rubem Alves?

Que tal conhecer um pouco mais da história do importante autor Rubem Alves? Confira no post!

Continuar