Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
A importância do conhecimento prévio dos alunos

A importância do conhecimento prévio dos alunos

19 set 2016
3 minutos
Post modificado em:
9/9/2021

Ao iniciarmos uma situação de aprendizagem na escola, pensamos: vamos começar pelo começo, certo? Então, pensamos “onde é o começo?” E percebemos que, para cada estudante, esse começo está num lugar diferente, num momento diferente. Os alunos trazem conhecimento prévio, contextos familiares, vivências afetivas e cognitivas muito diversas entre si.

Começar a ensinar um conceito novo partindo de onde o professor acredita ser o início pode ser extremamente desafiador para uns e facílimo e desinteressante para outros…. E, nesses casos, haja aluno disperso em aula! Culpa do professor? Culpa dos alunos? Do conteúdo, que é muito chato? É possível, mas há grandes chances de ser um reflexo da nossa didática.

Podemos repensar e começar pelo começo de cada um: levantando o que o estudante já conhece sobre esse novo tema, o que cada um já ouviu falar sobre esse conceito ou esse novo procedimento! Que sentidos esses estudantes já têm construído sobre o assunto apresentado? Ou seja, qual o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.

O conhecimento prévio possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor.

Essa prática didática, de acionar o conhecimento prévio, muito discutida em reuniões pedagógicas e de pais, não é apenas uma escolha que reflete a escuta do professor, é muito mais que isso. O conhecimento prévio possibilita a relação do aluno com o que será ensinado e deve ser aproveitado pelo professor, no decorrer do processo. E como podemos fazer isso de forma significativa?

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Exemplo de como acionar o conhecimento prévio

Vamos pensar num exemplo: o processo de construção de conhecimento da produção de uma notícia. O professor de Língua Portuguesa, quer começar nesse semestre o Projeto Jornal com a turma do 2º ano do EF1, e os estudantes vão produzir notícias sobre os eventos esportivos e culturais da escola. Antes de colocar isso em prática, é preciso levantar que conhecimento prévio eles têm sobre notícia e sobre escrever textos.

O que se escreve numa notícia? Para que ela serve? Onde é publicada? Para saber onde é o começo da nossa aula, nada como ouvir o que os alunos já sabem sobre isso. O professor pode levar um jornal impresso para aula, e deixar que eles manuseiem de forma aleatória e conversem em seus grupos sobre o que estão lendo, enquanto o docente vai perguntando em cada agrupamento: “quais as semelhanças entre os textos?”, “o que existe de diferente?”, “qual a função de cada um deles?”, “que outros tipos de texto existem no jornal?”, “o que contam esses textos?”.

Nesse momento, é papel do professor fazer o registro dessas hipóteses, descobertas e saberes revelados a partir da leitura da notícia. Talvez respostas como: “todas têm um título!”, “todas contam fatos que aconteceram na semana”, “tem uma notícia, mas tem História em Quadrinho!”, ou ainda: “os textos vêm com foto e uma legenda!”, “as notícias contam histórias de pessoas!”.

Uma vez mapeada a percepção inicial dos alunos, um bom caminho é guardar essas primeiras hipóteses para que os alunos possam buscar as respostas e confrontar seus sentidos iniciais com os significados construídos ao longo das atividades.

Veja ainda este exemplo na Escola SESI de Corumbá.

Construção de novos conhecimentos

Os novos conhecimentos serão construídos e lidos graças ao que eles já trouxeram de conceitos e instrumentos. Quanto mais o professor possibilitar a mobilização e atualização desses conhecimentos, mais relações o aluno poderá estabelecer entre o que ele já sabe e o que vai aprender, e dessa forma, mais significativa torna-se a aprendizagem!

Na Árvore, trabalhamos com essa concepção durante as atividades de pré-leitura, acionando os conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas que serão tratados na notícia. Imagine construir a legenda para uma imagem linda de um escalador em uma montanha, para sensibilizar e acionar as vivências do aluno sobre o tema, antes mesmo que ele leia a notícia sobre Esporte de Aventura. Outro exemplo é uma atividade em que o estudante pode ler a letra da música “Tenho sede” do Gilberto Gil, relacionando a necessidade de água e de amor, antes de ler sobre a notícia da falta de água que estamos vivendo. Demais, não?

Por meio desse saber, instrumentalizado pelo que foi acionado sobre a temática do texto, é que abrimos as possibilidades para começar uma relação com o que a notícia traz de novo. As novidades são sempre um diálogo com o nosso antigo saber!

Confira mais: no Plantando Histórias, contamos a história de uma professora que mobilizou a comunidade escolar com a criação de um podcast!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Educação

Veja as plataformas educacionais indicadas para cada ano

Preparamos esse post para que você conheça e se inspire em diversas plataformas digitais e nos melhores momentos da trajetória escolar para utilizá-las!

Continuar
Educação

Biblioteca escolar: dicas para digitalizar na sua escola

Já pensou em trazer mais tecnologia para sua biblioteca escolar? Que tal conferir nosso artigo sobre como digitalizar a da sua escola.

Continuar