Concursos de leitura: confira como a prática pode ajudar a formar leitores!

3 ago 2021
5 minutos

A leitura é fundamental para a formação de crianças e jovens. Ao mesmo tempo, criar uma cultura leitora ainda é um desafio para educadores de todo o país. Uma forma de engajar seus estudantes nesse universo é criação de concursos de leitura.

Desta forma, seus alunos podem exercitar a criatividade e a leitura de forma lúdica, interativa e colaborativa. Vamos compartilhar algumas dicas para colocar os concursos de leitura em prática e engajar seus alunos?  

O que são concursos de leitura?

Primeiramente, os concursos de leitura são projetos que buscam engajar os estudantes no universo da leitura através de atividades estimulantes que culminam em uma competição. Dessa maneira, seu objetivo primário é o incentivo à leitura e a autonomia do aluno.

Além disso, são ótimas soluções para a abordagem de temáticas necessárias à formação completa do estudante. É o caso do Mulheres que Transformam, concurso da Árvore Livros que celebra mulheres inspiradoras e busca contribuir para a formação de uma educação voltada para diversidade e equidade de gênero.

Como colocar os concursos de leitura em prática:

1 – Escolha temas atuais

Os concursos de leitura fazem parte de uma metodologia mais ampla, pautada na aprendizagem por projetos. Um dos principais desafios é promover a curiosidade e fazer com que seus estudantes se interessem pela leitura a partir da temática.

Por isso, é  interessante promover concursos que utilizem temas contemporâneos e contribuam para discussão em diferentes áreas do conhecimento. Temáticas atuais fazem com que seus alunos exercitem a argumentação e consigam conectar as leituras à vida real.

2 – Utilize atividades interativas

Concursos de leitura incluem várias etapas. Pesquisa sobre o tema, leitura dos livros indicados e produção da atividade final. Portanto, manter o engajamento dos seus alunos em todo o processo pode ser um desafio.

Uma das formas de encantá-lo e estimulá-lo a explorar o universo da leitura é a utilização de atividades interativas e tecnológicas. Assim, em meio a proposta principal, você pode incluir um quiz ou a indicação de filmes, podcasts e vídeos que dialoguem com o tema.

Um exemplo de atividade é o Em Busca do Livro, disponível na Árvore Livros. Nele seus estudantes são desafiados com charadas que podem levá-los à descoberta das leituras indicadas, aumentando o engajamento na proposta.

3 – Crie um acervo para indicação de leitura

Explore a temática através de diversas indicações de leitura, não restrinja seu concurso a um único título. Assim, para construir seu acervo, você pode explorar a diversidade. Além disso, pode abordar diferentes perspectivas e autores que já trabalharam com a temática.

Não esqueça que estes livros servirão como inspiração para as produções dos seus alunos. Portanto, seja inovador. Afinal, construir um concurso de leitura exige um processo de pesquisa, curadoria e proposição de atividades pautadas na criatividade.

Leia também: Como incentivar a leitura de forma lúdica

Concursos de leitura e a realidade dos alunos

Pense em um concurso conectado à realidade dos seus alunos. Portanto, Não deixe de fora a cultura digital, as redes sociais e os temas contemporâneos. A Árvore Livros possui um amplo acervo de concursos de leitura que podem servir como inspiração.

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilha de Leituras Árvore

Garanta o desenvolvimento da leitura na sua escola no ensino híbrido ou presencial.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

criança aprendendo a ler
Leitura

Qual relação entre leitura e alfabetização? Conheça 3 pontos

Neste post, falamos sobre três pontos importantes que perpassam a leitura na fase da alfabetização escolar.

Continuar
professora aplicando projeto de leitura
Leitura

O guia definitivo para montar um projeto de leitura

Sabemos que criar um projeto de leitura pode ser um super desafio, não é mesmo? Por isso separamos esse momento com dicas muito especiais!

Continuar
aluna realizando leitura ativa
Leitura

Leitura ativa e leitura passiva: o que é cada uma e como promover o engajamento dos estudantes

Vvamos entender um pouco mais sobre as diferentes formas de leitura ativa e leitura passiva, além de conferir dicas de como encaixá-las na sala de aula.

Continuar
Menina indígena
Leitura

10 livros sobre índios e cultura indígena para ler com seus alunos

Conheça 10 livros sobre índios e cultura indígena que pode usar em sala de aula. São livros de contos, lendas, cultura e reflexões para ler com seus alunos

Continuar