Como trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula?

A importância da leitura no processo de aprendizagem pode ser vista em um estudo recente que colocou o Brasil entre os dez países com menor índice no rendimento escolar. Entre as causas disso está a dificuldade dos alunos de interpretar bem o que leem.Diante desta realidade, o professor precisa repensar constantemente suas práticas de ensino sobre a leitura, pois atrair a atenção dos alunos tem exigido deste profissional cada vez mais criatividade e empenho.

Quer transformar a educação melhorando o desempenho dos seus alunos? Então, confira 4 estratégias eficientes para você trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula!

1. Trabalhe a leitura colaborativa

A leitura colaborativa é uma espécie de mesa-redonda em que os alunos têm a oportunidade de discutir e expressar suas impressões sobre o texto lido de forma coletiva.

Nessa atividade o professor apenas media o evento, introduzindo questões referentes ao texto de forma a instigar, por exemplo, os sentidos implícitos e a ideologia que o conteúdo veicula.

2. Construa perguntas

Essa é uma dica clássica, mas construir as perguntas certas sobre o texto é muito válido no processo de compreensão da leitura. Além da vantagem de levar o aluno a voltar ao texto várias vezes, as perguntas também o direciona a buscar as informações que realmente são relevantes para a compreensão.

Para que essa estratégia funcione bem, é importante que o professor não apenas elabore perguntas cujas respostas estejam explícitas no texto, mas também construa perguntas que levem o aluno a fazer inferências sobre aquilo que está implícito no conteúdo.

3. Faça leitura protocolada

Conhecida também como pausa protocolada, essa estratégia tem a função de fazer com que o aluno produza inferências, faça previsões e confira a correspondência das informações já vistas no texto.

Funciona assim: o professor lê uma parte do texto junto com a turma. Em seguida, ele interrompe sua leitura e começa a fazer várias perguntas sobre as informações já lidas, buscando avaliar se os alunos compreenderam até então a história. A partir das informações do texto percebidas, ele faz outras perguntas sobre o que deverá acontecer na história nas próximas linhas.

Assim, em um processo de vai e vem, os alunos assimilam e fazem deduções sobre o texto. Essa atividade é muito produtiva na leitura de romances, contos e crônicas.

4. Desenvolva a compreensão da leitura por meio de ferramentas digitais

Cada vez mais os alunos fazem uso da tecnologia dentro da sala de aula, então por que não explorar essa afinidade com o mundo virtual levando-os a consultar os conteúdos dos textos lidos? Não tem nada mais prático na hora da leitura do que poder consultar no tablet ou no celular um dicionário online ou uma enciclopédia virtual.

E então, gostou das nossas estratégias de como melhorar a compreensão da leitura na sala de aula? Qual delas vai ajudar você a ser mais colaborativo na aprendizagem dos seus alunos?

Confira também o episódio do nosso podcast Plantando Histórias: Marcas que a educação deixa no corpo do outro, com Fátima Freire!

Esse conteúdo foi produzido por:

Time de especialistas pedagógicos da Árvore

Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

estudantes leem livro de história geral
Leitura

7 livros de história geral para conhecer o mundo

Conheça a história do mundo através da leitura! Separamos 7 títulos que abordam períodos históricos mundiais. Confira a lista com as dicas:

Continuar
alunos lendo juntos
Leitura

Leitura colaborativa: como usar essa prática pedagógica em sala de aula?

Com o nosso conteúdo, você fica sabendo o que é a leitura colaborativa e como essa prática pode ser utilizada em sala de aula.

Continuar