Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Como trabalhar a compreensão da leitura?

Como trabalhar a compreensão da leitura?

22 jun 2017
2 min
Post modificado em:
19/10/2021

A importância da leitura no processo de aprendizagem pode ser vista em um estudo recente que colocou o Brasil entre os dez países com menor índice no rendimento escolar. Entre as causas disso está a dificuldade dos alunos de interpretar bem o que leem.Diante desta realidade, o professor precisa repensar constantemente suas práticas de ensino sobre a leitura, pois atrair a atenção dos alunos tem exigido deste profissional cada vez mais criatividade e empenho.

Quer transformar a educação melhorando o desempenho dos seus alunos? Então, confira 4 estratégias eficientes para você trabalhar a compreensão da leitura na sala de aula!

1. Trabalhe a leitura colaborativa

A leitura colaborativa é uma espécie de mesa-redonda em que os alunos têm a oportunidade de discutir e expressar suas impressões sobre o texto lido de forma coletiva.

Nessa atividade o professor apenas media o evento, introduzindo questões referentes ao texto de forma a instigar, por exemplo, os sentidos implícitos e a ideologia que o conteúdo veicula.

2. Construa perguntas

Essa é uma dica clássica, mas construir as perguntas certas sobre o texto é muito válido no processo de compreensão da leitura. Além da vantagem de levar o aluno a voltar ao texto várias vezes, as perguntas também o direciona a buscar as informações que realmente são relevantes para a compreensão.

Para que essa estratégia funcione bem, é importante que o professor não apenas elabore perguntas cujas respostas estejam explícitas no texto, mas também construa perguntas que levem o aluno a fazer inferências sobre aquilo que está implícito no conteúdo.

3. Faça leitura protocolada

Conhecida também como pausa protocolada, essa estratégia tem a função de fazer com que o aluno produza inferências, faça previsões e confira a correspondência das informações já vistas no texto.

Funciona assim: o professor lê uma parte do texto junto com a turma. Em seguida, ele interrompe sua leitura e começa a fazer várias perguntas sobre as informações já lidas, buscando avaliar se os alunos compreenderam até então a história. A partir das informações do texto percebidas, ele faz outras perguntas sobre o que deverá acontecer na história nas próximas linhas.

Assim, em um processo de vai e vem, os alunos assimilam e fazem deduções sobre o texto. Essa atividade é muito produtiva na leitura de romances, contos e crônicas.

4. Desenvolva a compreensão da leitura por meio de ferramentas digitais

Cada vez mais os alunos fazem uso da tecnologia dentro da sala de aula, então por que não explorar essa afinidade com o mundo virtual levando-os a consultar os conteúdos dos textos lidos? Não tem nada mais prático na hora da leitura do que poder consultar no tablet ou no celular um dicionário online ou uma enciclopédia virtual.

E então, gostou das nossas estratégias de como melhorar a compreensão da leitura na sala de aula? Qual delas vai ajudar você a ser mais colaborativo na aprendizagem dos seus alunos?

Confira também o episódio do nosso podcast Plantando Histórias: Marcas que a educação deixa no corpo do outro, com Fátima Freire!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Como ensinar inglês por meio da leitura?

A leitura pode ser uma aliada para ensinar inglês dentro da sala de aula. Confira as dicas de uma professora de escola bilíngue.

Continuar
Leitura

Oswald de Andrade: como trabalhar em sala de aula

Vamos falar um pouco mais sobre o autor Oswald de Andrade, seus principais livros e, por fim, mostrar porque é importante trabalhar sua obra em sala de aula.

Continuar