Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Como os quadrinhos incentivam a leitura?

Como os quadrinhos incentivam a leitura?

22 ago 2017
2 min
Post modificado em:
12/1/2022

Os avanços tecnológicos possibilitam o acesso às informações de forma rápida o meio visual acaba predominando entre as novas gerações para que consigam obter a informação desejada com agilidade. Desta forma, a utilização da imagem é um fator de atração para crianças e adolescentes.

Isso significa que, para atrair a atenção dos alunos para o conteúdo da disciplina, incentivando a leitura e a busca por mais conhecimento, as histórias em quadrinhos podem ser grandes aliadas no ensino.Geralmente, as revistas em quadrinhos são consideradas, de modo preconceituoso, entretenimento infantil ou até objetos de discussão de adultos imaturos.

Contudo, as HQs podem ser mais do que uma boba diversão, pois possuem histórias e valores em diferentes níveis de complexidade, constituindo um ótimo instrumento para a leitura individual e educacional.

Os quadrinhos inovam na hora de apresentar conteúdos e, com isso, prendem a atenção dos leitores. Histórias, mesmo que curtas, podem aprofundar o conhecimento das crianças e adolescentes em determinados assuntos e fazê-los descobrir que a leitura pode ser divertida.

As HQs dentro da sala de aula

Utilizando-se de imagens e texto, os quadrinhos podem auxiliar uma comunicação mais didática, que vai facilitar a atuação do professor em sala de aula e a assimilação do conteúdo pelos alunos. Essa forma de comunicação é uma dinâmica complementar muito eficiente ao plano de aula do professor, proporcionando de forma atrativa o incentivo a leitura e a absorção de novos conhecimentos.

O hábito de ler deve ser uma atividade agradável para a criança e adolescente. Por essa razão, é importante que o professor se aproxime da sua turma, conhecendo os seus interesses e os assuntos que mais os atraem para facilitar a utilização didática dos quadrinhos em sala de aula.

A linguagem das histórias em quadrinhos

Para entender a linguagem das HQs, o leitor precisa fazer reflexões sobre o conteúdo, aprendendo com as experiências ficcionais — de aventuras, dos problemas e questões humanas, da relação com o bem e mal e ainda outras características das histórias de ficção —, que são sempre associadas às experiências da vida real.

Além disso, essa é uma ferramenta que pode ser utilizada para os alunos que estão aprendendo a ler. Por meio da observação da imagem, a criança consegue ter um entendimento melhor do texto, logo, ajuda e facilita o processo de aprendizagem.

E você, já utilizou algum quadrinho em sala de aula? Se quiser dicas de livros para apresentar aos alunos em sala de aula, confira neste post!

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha planejamento escolar

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Você pode gostar também

Leitura

Entenda o que são tecnologias educacionais e como implementar na escola

Descubra as tecnologias educacionais e sua implementação na escola. Benefícios, exemplos e como a Árvore pode impulsionar o superpoder da leitura. Confira agora

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar