Obs...

Scrollbar Customizer

Scrollbar Customizer

educacao

Como ensinar os alunos a escrever de forma clara?

Como ensinar os alunos a escrever de forma clara?

3 min

aluno escrevendo

O dia a dia, o mercado de trabalho e as avaliações oficiais revelam que os estudantes brasileiros têm dificuldades para expressar suas ideias por escrito. Diante desse cenário, os educadores ficam com uma questão em mente: como ensinar os alunos a escrever de forma clara?

Com isso, não é possível pensar em melhoria na educação sem desenvolver estratégias para solucioná-lo. Portanto vamos tratar do assunto nos próximos parágrafos e mostrar os princípios essenciais para o educador que deseja melhorar o desempenho de seus alunos na produção de textos. Confira!

Saiba como ensinar os alunos a escrever de forma clara

Estabeleça objetivos compatíveis com a série escolar

O desenvolvimento da competência de escrita é um processo longo. Nele, está envolvido o domínio de uma série de conhecimentos linguísticos e gerais adquiridos gradualmente, no decorrer da escolaridade. Portanto, entre as qualidades que contribuem para escrever de forma clara, podemos destacar:

  • vocabulário;

  • bom uso da pontuação e da gramática;

  • compreensão da finalidade e da estrutura de cada gênero textual.

Portanto, essa habilidade é desenvolvida à medida que o aluno tem contato com os conteúdos acima e, principalmente, aprende a aplicá-los na comunicação. Assim, os objetivos referentes à produção textual precisam ser estabelecidos de forma progressiva, coerente com o nível de ensino. Eles devem desafiar o aluno a alcançar um novo patamar, mas sempre de acordo com suas possibilidades.

Destaque a leitura no processo de aprendizagem

O ser humano tem, naturalmente, o impulso da comunicação. Aprendemos a falar a partir da nossa interação com falantes. Quando se trata da escrita, esse diálogo acontece por meio da leitura.

Por isso, o primeiro passo para escrever de forma clara é criar bons leitores. À medida que o aluno aprecia e valoriza tudo o que recebe por meio da leitura, ele se sente estimulado a compartilhar suas próprias experiências, percepções e opiniões por meio da escrita. Portanto, trata-se da construção de significado e valor.

A partir do momento em que dá aos estudantes uma motivação para escrever, a leitura passa a desempenhar outros papéis. Ela veicula informações e amplia o repertório do aluno, fazendo com que ele tenha “o que escrever”. Finalmente, essa prática o familiariza com os diferentes gêneros textuais, para que ele saiba “como escrever”.

Escolha estratégias efetivas para o grupo

Assim como os objetivos, as estratégias utilizadas devem ser compatíveis com a série e o nível de desenvolvimento dos estudantes. É essencial fornecer estímulos adequados a cada faixa etária. Assim, você promove o engajamento e desperta o prazer de compartilhar pensamentos ou experiências por meio da escrita.

Para ensinar os alunos a escrever de forma clara ou proficiente, a produção textual precisa ser muito bem planejada e executada. Assim, é necessário que ela seja o ponto culminante de um processo de aprendizagem. Ademais, ela não deve ser uma atividade isolada.

Torne a produção textual consciente

A atividade de escrita deve ser desenvolvida de forma consciente. Isso significa que o estudante precisa, em primeiro lugar, ter um objetivo claro ao desenvolvê-la. Qual é o propósito do texto que será construído? Ele vai contar uma história? É preciso convencer o leitor de determinada ideia ou posicionamento? Será narrado um fato, uma ocorrência? Pretende-se emocionar, divertir ou informar?

A partir dessa definição, o estudante pode estabelecer o gênero textual mais apropriado para alcançar seu objetivo. Nesse sentido, ele deve conhecer a estrutura e os elementos de cada um deles, além de aprender a usá-los de modo a transmitir sua mensagem.

Portanto, o professor ensina a planejar e executar as diferentes etapas da produção textual, como título, enredo e estrutura. Depois, ele atua como orientador na escrita do conteúdo e na revisão do texto. À medida que se torna cada vez mais consciente desse processo, o aluno adquire a capacidade de realizar esse ciclo sozinho no futuro.

Forneça subsídios para escrever de forma clara

Professores e alunos estão em um processo constante de construção de conhecimento. Mesmo quem já concluiu várias etapas de ensino se depara com assuntos que não conhece. Além disso, é bacana inserir temas novos e desafiadores, que exigem pesquisa e estudo.

Assim, todo trabalho de escrita deve ter antes um preparo. É extremamente produtivo explorar o tema da produção por diferentes perspectivas: vídeos e análises de imagens ou textos de vários gêneros (jornalísticos, charges, quadrinhos, poesias). Ademais, o trabalho deve ter uma ampla discussão.

Recorra à tecnologia

A tecnologia é uma fonte infinita de pesquisa, na qual o educador consegue encontrar todos os recursos necessários para a etapa anterior. Eles estão não só nos sites abertos da internet, mas também em plataformas desenvolvidas especificamente para contribuir com o trabalho do professor.

Além de ser uma fonte de conhecimento, a tecnologia desempenha outro papel fundamental: o de veículo de compartilhamento. Afinal, os textos são produzidos pensando sempre em um destinatário.

O jornal escreve para seus leitores, a mensagem de aplicativo é destinada aos amigos, o autor do livro tem um público em mente. Sem um destinatário, a produção se torna desestimulante. Planejar, escrever e revisar para ver o produto arquivado em uma gaveta, na maioria das vezes, faz o escritor entender que o esforço não vale a pena.

Nesse sentido, a web ganha destaque. O educador pode criar espaços virtuais que reúnem diferentes grupos de alunos. Nestes grupos, alunos e professores compartilham e discutem as produções realizadas.

Mostre a importância da revisão

Além de planejar e escrever o texto, o aluno precisa ser ensinado a revisá-lo e reescrevê-lo. Essas ações também fazem parte da produção e contribuem para que o escritor se certifique de que as ideias foram expressas de acordo com seus objetivos. Portanto, a revisão não pode ser apenas ortográfica ou gramatical.

O desenvolvimento da capacidade de enxergar o texto com os olhos do leitor e de identificar pontos que não estão claros ou transmitindo a ideia que o escritor intencionava deve começar cedo. Há muitas formas de desenvolver esse olhar, inclusive trabalhando em grupos. Já no Ensino Fundamental, os alunos podem receber trechos que necessitem de aperfeiçoamento, discuti-los em grupo e reelaborar uma escrita em conjunto.

Com o passar do tempo, o professor deve incentivá-los a fazer essa revisão e reescrita por meio de troca. Assim, finalmente, os alunos terão consciência em relação à própria produção. É preciso aperfeiçoar constantemente a prática docente, mostrando como ensinar aos alunos a escrever de forma clara. Esperamos que o artigo de hoje tenha contribuído para o alcance desse objetivo.

Gostou do nosso post? Compartilhe agora mesmo nas suas redes! Baixe também as nossas Trilhas de Leitura, com ideias de atividades para sala de aula.

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Checklist
Checklist
Checklist

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Planejamento Escolar
Planejamento Escolar
Planejamento Escolar
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.