Novidade! Confira a planilha para o planejamento escolar da gestão em 2024!
Acesse agora!
Blog da Árvore
Leitura
Como Dom Casmurro pode ajudar a melhorar o desempenho em provas?

Como Dom Casmurro pode ajudar a melhorar o desempenho em provas?

1 nov 2016
2 min
Post modificado em:
11/10/2022

Publicado em 1899, "Dom Casmurro" é uma das grandes obras de Machado de Assis e uma das mais famosas da Literatura Brasileira, na obra o autor confirma o olhar certeiro e crítico sobre toda a sociedade brasileira (crítica atemporal, uma vez que ainda é válida na sociedade atual).

O livro tem por temática, o ciúme, abordado com brilhantismo nesse livro, que provoca polêmicas em torno do caráter de uma das personagens femininas mais famosas: Capitu.

O livro além de ser um clássico permite diferentes abordagens multidisciplinares (e torna o espaço da biblioteca muito mais atraente) vamos elucidar algumas delas no post de hoje, ajudando você a melhorar seu desempenho em provas.

Um pouco de História

Analisando o contexto histórico no qual o livro é narrado e a época na qual viveu o autor, podemos relacionar muitas características da obra ao modo de vida daquela era. Vemos o plano econômico do séc. XIX, em que Inglaterra e França, detinham o controle administrativo, comercial e financeiro no mundo e tinham como objetivo principal gerar consumidores para seus produtos, enquanto o Brasil, na 2ª metade do séc. XIX, consolidava o Império, tendo suas bases na escravidão.

O plano abolicionista e republicano é também pautado com o fim da escravatura (1888) e do império (1889), fator que repercutem na produção do livro e visão de mundo do autor. E ainda o plano ideológico, no qual ao final do séc. XIX predomina, no Brasil, um racismo velado e a conceituação do trabalho manual como algo indigno. Associar Dom Casmurro a fatos históricos é incentivar a leitura e garantir uma nota 10 nas provas de História!

Um pouco de Português e Redação

O livro é um clássico da Língua Portuguesa, e assim, por mais que existam regionalismos e linguagens informais próprias dos personagens, ele segue uma linguagem acadêmica e bem cuidada, regida pelas normas gramaticais.

Temos diversas “figuras de linguagem” que são utilizadas ao longo do texto como a ironia, por meio da qual ele faz a crítica social da época; a metalinguagem, que nos faz refletir sobre a natureza da escrita e linguagem literária; a intertextualidade com outras obras como, Othelo de Shakespeare.

Assim, a simples leitura da obra faz com que prestemos mais atenção ao escrever e falar de acordo com as normas cultas da Língua Portuguesa, dando aquela força nas provas de Português e Redação.

Um pouco de Interpretação de Textos

Uma obra literária, pela própria natureza da linguagem em que é feita, permite muitos sentidos e interpretações. Assim é Dom Casmurro, a história nos permite criar o nosso próprio final, este que é volúvel a quantas vezes o livro é lido e relido.

Podemos dizer que ele nos permite duas interpretações da história, a primeira é aquela que nos deixamos levar pelo autor, acompanhando sua saga amorosa e a decepção final com sua esposa Capitu, através da traição.

A segunda, é que acompanhamos a saga ouvindo apenas um lado da história, a do próprio Bentinho, o que nos leva a crer que tudo não se passa de um ciúme doentio criado por ele, que acarretou em uma situação que não existia.

Quanto mais se lê o livro, mais interpretações podemos fazer, e isso faz com que o desempenho nas provas de Interpretação de Textos, aumente e muito.

Um pouco de Literatura

Como dito anteriormente, a segunda metade do séc. XIX foi marcada por grandes mudanças no modo de pensar e agir. As contradições sociais começaram a aparecer e influenciar na maneira como a literatura era produzida.

O romantismo deu lugar ao realismo que tem como principal obra dessa escola na literatura brasileira o livro Dom Casmurro.A obra permite-nos enxergar as características dessa escola de maneira clara como por exemplo o objetivismo, a narrativa lenta, o universalismo, o herói problemático, a não idealização da mulher etc. Fazendo com que a associação das escolas literárias à prática fique mais clara. A nota em Literatura, é 10!

Não é à toa que um livro se torna um clássico, eles se tornam inspirações para muitos outros, nos transmite muito conhecimento, e dão aquela força na hora da prova. Não deixe de ler Dom Casmurro e faça disso um hábito em seus alunos!

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha planejamento escolar

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Você pode gostar também

Leitura

Leitura partilhada: saiba como funciona

Neste texto vamos compreender o conceito de leitura partilhada e compartilhar dicas de como colocá-la em prática com seus estudantes.

Continuar
Leitura

7 biografias que todo fã de rock deve ler agora!

Confira 7 biografias que todo fã de rock deve ler agora! Com dicas incríveis de livros que vão te surpreender.

Continuar