Obs...
gestao-escolar
3 min

Robôs, drones, internet das coisas, big data, inteligência artificial, algoritmos, biotecnologia, edição genética, nanotecnologia, neurociências... De fato aquele tão falado futuro é hoje. E com isso, nada mais natural que seus alunos, fissurados em tecnologia, estejam cada vez mais ansiosos para ter um pouquinho dessas inovações na escola. Afinal de contas, o mundo deles gira em torno de Pokémon Go, Whatsapp, Instagram, Facebook, Snapchat,...
Eis então que surgem as dúvidas: adotar ou não uma nova tecnologia para minha escola? Nesse momento de decisão surgem várias dúvidas e medos. Listamos aqui seis pontos de atenção e pesquisa que você deve fazer sobre a solução tecnológica que está avaliando.
1 - Relevância da solução tecnológica para escola
A inovação que você vai trazer tem de fato relevância para quem no seu ambiente escolar? Quem serão as pessoas afetadas direta e indiretamente? Pais, alunos, professores, gestores ou todos eles? É extremamente importante que a sua escolha melhore de forma significativa pelo menos a vida de dois desses atores.
2 - Envolvimento da comunidade escolar
Que tipo de envolvimento os atores beneficiados com a tecnologia deverão ter? Eles têm tempo suficiente em sua carga horária? Vale a pena dedicar um percentual do seu tempo hoje para essa solução por conta dos seus benefícios?
Independente da solução escolhida, em 99% dos casos você irá precisar do apoio e engajamento dos seus professores. Converse com eles para entender as suas percepções sobre a escolha e avaliar em conjunto os pontos positivos e negativos de sua opção.
3 - Implantação na escola
Pergunte muito e entenda precisamente como é o processo de implantação da solução em análise. Qual o prazo estimado para tudo ficar pronto até estar disponível para ser usado? A plataforma e todas as funcionalidades que foram demonstradas pela empresa já estão prontas? Como é feito o cadastro dos usuários?
Fique bastante atento e pergunte o passo a passo de todo o processo. Nesse momento, você poderá identificar que tipo de trabalho novo pode surgir para sua equipe e até mesmo se o prazo estimado está de acordo com o planejamento da sua escola.