Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
8 aplicativos infantis educativos para aprender brincando

8 aplicativos infantis educativos para aprender brincando

29 jun 2017
2 min
Post modificado em:
1/8/2022

Os tempos mudaram e a forma como nossas crianças são alfabetizadas também. Atualmente, existem recursos tecnológicos que não limitam o aprendizado apenas a uma folha de papel e alguns lápis para colorir. Os aplicativos infantis educativos são uma parte dessa nova realidade.

Novos métodos de ensino se tornaram possíveis graças aos aplicativos para crianças que integram diversão e educação em uma mesma atividade. Um universo de possibilidades está ao alcance de uma criança quando ela tem um tablet em suas mãos. Isso porque o dispositivo tem a função de caderno, lousa, biblioteca virtual e área de atividades ao mesmo tempo.

No artigo de hoje, você irá conferir como usar a tecnologia em sala de aula por meio de um aplicativo infantil educativo.

A importância do aplicativo infantil educativo

A tecnologia disponível em um dispositivo móvel permite que as crianças tenham uma experiência educativa, audiovisual e interativa. O que é fundamental para melhorar o desempenho dos alunos e suas habilidades motoras. Por isso, separamos 8 aplicativos infantis educativos para crianças que podem desempenhar um papel muito importante no seu processo de aprendizado.

8 aplicativos infantis educativos para testar

1. Árvore

A Árvore é a maior solução de leitura digital do país. Com as suas soluções Árvore Livros e Árvore Atualidades, os alunos têm acesso a uma biblioteca digital de mais de 30 mil livros, jornais, revistas e conteúdos autorais de atualidades.

Com a gamificação e ferramentas pedagógicas exclusivas, o aplicativo engaja os estudantes na leitura e está disponível somente para escolas. Você encontra a versão para Android e iOS.

Saiba mais preenchendo o formulário no site da Árvore!

2. ABC do Bita

O aplicativo 'ABC do Bita' é nossa segunda indicação de aplicativo infantil educativo. Ele mistura os principais elementos que cativam e atraem as crianças, como músicas animadas, jogos interativos, personagens e cenários coloridos, com um ambiente educativo.

A proposta do app é auxiliar a alfabetização por meio de jogos de raciocínio lógico, músicas e atividades divertidas. Toda a ambientação é bem lúdica e trabalha por meio de estímulos criativos e imaginação das crianças.Disponível para Android na versão paga. E também na versão para iOS.

3. PalmaKids

O app PalmaKids é indicado para crianças em fase de alfabetização, tanto na língua portuguesa, quanto na língua inglesa.

Em forma de jogo que mistura ficção científica com o alfabeto, o aplicativo estimula a memória visual e auditiva da criança por meio de desafios divertidos. Sua linguagem é simples e autoexplicativa. Disponível grátis para Android e iOS.

4. Aprender a Ler

Como o próprio nome sugere, o aplicativo 'Aprender a Ler' promete ajudar até mesmo crianças com dificuldade de aprendizagem a aprender a ler e a escrever. Por meio de atividades auto didáticas, o app pode ensinar crianças de 4 a 8 anos de idade conceitos básicos de escrita e gramática da língua portuguesa, em um ritmo agradável e divertido. Disponível grátis somente para iOS com possibilidade de compras de outras funcionalidades dentro do app.

5. Tabuada de Multiplicar

Além de mostrar as tabelas de multiplicação para que a criança possa decorar a tabuada, o aplicativo 'Tabuada de Multiplicar' também contém um jogo para testar o que foi aprendido, podendo ser configurado em 3 níveis de dificuldade. Disponível grátis somente para iOS.

6. PlayKids

O aplicativo PlayKids é um dos mais populares para crianças. Além de jogos, quebra-cabeças e imagens para colorir, ele conta com desenhos animados educativos que prometem entreter as crianças por longos minutos. Está disponível para Android e iOS e você pode conferir mais informações no site.

7. Khan academy

Um dos mais populares no ensino de matemática, o aplicativo ensina por meio de lições simples e que acompanham o progresso do aluno. Utiliza a gamificação para engajar na aprendizagem. Disponível para Android e iOS, em versões gratuitas.

8. Matemática Fácil

Com uma interface colorida e agradável, o aplicativo 'Matemática Fácil' estimula o aprendizado de contas de somar, subtrair, multiplicar e dividir, ou seja, a matemática básica e essencial para a fase de aprendizado.O aplicativo é grátis e está disponível apenas para iOS.

Vale ressaltar que para usar as tendências da tecnologia na educação, os pais devem saber estabelecer algumas regrinhas sobre a utilização do dispositivo móvel. Os aplicativos infantis educativos são muito úteis quando o assunto é educação, mas para desenvolver habilidades sociais e crescer de forma saudável, é preciso que elas também vivenciem experiências reais com seus familiares e coleguinhas.

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha de planejamento escolar

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Você pode gostar também

Educação

Veja as plataformas educacionais indicadas para cada ano

Preparamos esse post para que você conheça e se inspire em diversas plataformas digitais e nos melhores momentos da trajetória escolar para utilizá-las!

Continuar
Educação

BNCC nos currículos escolares: dicas de como aplicar

Como as escolas públicas e privadas estão se apropriando da BNCC e planejando suas ações? Confira no post como escolas têm feito na prática!

Continuar