Blog da Árvore
Leitura
Alfabetização: como escolher textos para cada fase

Alfabetização: como escolher textos para cada fase

20 dez 2021
3 min
Post modificado em:

Para que a alfabetização se dê de forma significativa e contextualizada, é importante que os textos e leituras escolhidos para o processo sejam ricos, diversos e adequados às habilidades leitoras. Neste texto, trazemos possibilidades práticas e sugestões para essa jornada. Confira!

Alfabetização e leitura do mundo

Alfabetizar é mais do que ensinar sobre letras e suas combinações. Na fase escolar, de aquisição do sistema de escrita, devemos oportunizar aos nossos estudantes situações de ensino e aprendizagem sobre a linguagem, em que haja reflexão sobre a língua e seu funcionamento.

Os leitores iniciantes devem entender que nossa comunicação é feita por meio de diversos textos. A leitura do mundo precede a alfabetização. Além disso, para que o processo de alfabetização ocorra é também fundamental muita leitura, compreensão e reflexão.

A importância da escolha correta dos títulos e como fazê-la

É importante que as leituras sejam adequadas para cada nível de alfabetização. Desta forma, evita-se a frustração, facilitando também o processo para as crianças e para os educadores. Cada fase possui demandas específicas, por isso, recomenda-se cautela e reflexão na escolha. Nossa sugestão é que os seguintes critérios sejam considerados:

  • Presença de texto escrito
  • Tamanho do texto
  • Tipo de letras

Esses critérios deverão nortear as escolhas, buscando adequação com cada fase do processo.

Níveis de leitura e o leiturômetro da Árvore

Aqui na Árvore, nós temos uma ferramenta auxiliar para os educadores, é o leiturômetro. Nesta ferramenta, os textos e títulos são divididos por níveis que consideram os critérios citados acima, categorizando assim os títulos de forma adequada. Pensar desta forma, também pode te ajudar com a escolha dos livros para suas turmas.

Conheça alguns desses níveis e nossas dicas de leitura para cada um:

Nível 1

No nível 1, apresentamos livros com ilustrações e fotografias, sem a presença de texto escrito. Uma dica de título para este nível é o livro Boa Noite, da autora Lucia Hiratsuka.

Com esta leitura, os educadores podem trabalhar a interpretação das imagens e das cenas, trabalhando com as crianças pequenas a narrativa de forma oral, respeitando, por exemplo, a ordem de cada cena, uma habilidade fundamental para compreensão da estrutura dos textos narrativos e interpretação de imagens.

Nível 2

Já no nível 2, temos livros para quem já está se familiarizando com o alfabeto e com o som das letras. Assim, sugerimos que as leituras escolhidas contenham figuras e pequenos textos.

A sugestão de leitura para esse nível é o livro: Vó, para de fotografar!, do autor Ilan Brenman. Este livro possui imagens e pouco texto, o que é adequado para este nível. Além disso retrata a relação de uma avó com sua neta, o que pode gerar ótimas conversas com os pequenos! 

Nível 3

O leitor de nível 3 é considerado um leitor iniciante, isto é, já consegue ler palavras e frases curtas. Para este nível nós temos muitos títulos, uma sugestão é o livro A festa no céu, da autora Angela Lago.

Com ilustrações belíssimas, a dica é caprichar nas vozes dos personagens e trabalhar como essas marcas aparecem no texto por meio da pontuação. 

Nível 4

No nível 4, os textos são para leitores iniciados e em desenvolvimento, que já conseguem ler e compreender textos curtos. Nossa indicação para essa turma é o livro Descobrindo o Xingu, do autor Marcos Hailer.

A obra trabalha com uma estrutura narrativa mais complexa, com a compreensão de texto e imagens e também apresenta de maneira didática a questão indigena. 

Nível 5

Por fim, temos o nível 5. Aqui os leitores são mais experientes e estão no ensino fundamental 1. Os textos são um pouco maiores e podem fazer parte de leituras compartilhadas, por exemplo.

Em Árvores do Brasil, dos autores Lalau e Laurabeatriz, temos uma homenagem às árvores do Brasil em forma de poema. Este é um excelente livro para trabalhar a ampliação de repertório sobre os diferentes gêneros textuais que existem.

Estas são apenas algumas das sugestões de textos que podem ser trabalhados durante o processo de alfabetização. Para conferir mais títulos e também conhecer a ferramenta Leiturômetro, acesse a plataforma Árvore Livros

No items found.
Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

Leitura

Por que a leitura é importante? Confira 8 argumentos!

Já parou pra pensar porque ler é importante? Não? Vamos trazer argumento para que você perceba os impactos da leitura e invista cada vez mais na sua escola.

Continuar
Leitura

3 atividades de leitura em grupo para sala de aula

Que tal promover algumas atividades de leitura em grupo na sua escola? Confira algumas dicas nesta postagem! Com elas, você vai promover a leitura com seus alunos.

Continuar
Leitura

Falta de leitura pode prejudicar em provas e vestibulares

A falta de leitura pode prejudicar o desempenho de provas e vestibulares além de sua comunicação verbal e escrita

Continuar