Obs...

Scrollbar Customizer

Scrollbar Customizer

leitura

Alfabetização: como escolher textos para cada fase

Alfabetização: como escolher textos para cada fase

3 min

aluna aprendendo a ler

Para que a alfabetização se dê de forma significativa e contextualizada, é importante que os textos e leituras escolhidos para o processo sejam ricos, diversos e adequados às habilidades leitoras. Neste texto, trazemos possibilidades práticas e sugestões para essa jornada. Confira!

Alfabetização e leitura do mundo

Alfabetizar é mais do que ensinar sobre letras e suas combinações. Na fase escolar, de aquisição do sistema de escrita, devemos oportunizar aos nossos estudantes situações de ensino e aprendizagem sobre a linguagem, em que haja reflexão sobre a língua e seu funcionamento.

Os leitores iniciantes devem entender que nossa comunicação é feita por meio de diversos textos. A leitura do mundo precede a alfabetização. Além disso, para que o processo de alfabetização ocorra é também fundamental muita leitura, compreensão e reflexão.

A importância da escolha correta dos títulos e como fazê-la

É importante que as leituras sejam adequadas para cada nível de alfabetização. Desta forma, evita-se a frustração, facilitando também o processo para as crianças e para os educadores. Cada fase possui demandas específicas, por isso, recomenda-se cautela e reflexão na escolha. Nossa sugestão é que os seguintes critérios sejam considerados:

  • Presença de texto escrito

  • Tamanho do texto

  • Tipo de letras

Esses critérios deverão nortear as escolhas, buscando adequação com cada fase do processo.

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Níveis de leitura e o leiturômetro da Árvore

Aqui na Árvore, nós temos uma ferramenta auxiliar para os educadores, é o leiturômetro. Nesta ferramenta, os textos e títulos são divididos por níveis que consideram os critérios citados acima, categorizando assim os títulos de forma adequada. Pensar desta forma, também pode te ajudar com a escolha dos livros para suas turmas.

Conheça alguns desses níveis e nossas dicas de leitura para cada um:

Nível 1

No nível 1, apresentamos livros com ilustrações e fotografias, sem a presença de texto escrito. Uma dica de título para este nível é o livro Boa Noite, da autora Lucia Hiratsuka.

Com esta leitura, os educadores podem trabalhar a interpretação das imagens e das cenas, trabalhando com as crianças pequenas a narrativa de forma oral, respeitando, por exemplo, a ordem de cada cena, uma habilidade fundamental para compreensão da estrutura dos textos narrativos e interpretação de imagens.

Nível 2

Já no nível 2, temos livros para quem já está se familiarizando com o alfabeto e com o som das letras. Assim, sugerimos que as leituras escolhidas contenham figuras e pequenos textos.

A sugestão de leitura para esse nível é o livro: Vó, para de fotografar!, do autor Ilan Brenman. Este livro possui imagens e pouco texto, o que é adequado para este nível. Além disso retrata a relação de uma avó com sua neta, o que pode gerar ótimas conversas com os pequenos! 

Nível 3

O leitor de nível 3 é considerado um leitor iniciante, isto é, já consegue ler palavras e frases curtas. Para este nível nós temos muitos títulos, uma sugestão é o livro A festa no céu, da autora Angela Lago.

Com ilustrações belíssimas, a dica é caprichar nas vozes dos personagens e trabalhar como essas marcas aparecem no texto por meio da pontuação. 

Nível 4

No nível 4, os textos são para leitores iniciados e em desenvolvimento, que já conseguem ler e compreender textos curtos. Nossa indicação para essa turma é o livro Descobrindo o Xingu, do autor Marcos Hailer.

A obra trabalha com uma estrutura narrativa mais complexa, com a compreensão de texto e imagens e também apresenta de maneira didática a questão indigena. 

Nível 5

Por fim, temos o nível 5. Aqui os leitores são mais experientes e estão no ensino fundamental 1. Os textos são um pouco maiores e podem fazer parte de leituras compartilhadas, por exemplo.

Em Árvores do Brasil, dos autores Lalau e Laurabeatriz, temos uma homenagem às árvores do Brasil em forma de poema. Este é um excelente livro para trabalhar a ampliação de repertório sobre os diferentes gêneros textuais que existem.

Estas são apenas algumas das sugestões de textos que podem ser trabalhados durante o processo de alfabetização. Para conferir mais títulos e também conhecer a ferramenta Leiturômetro, conheça a plataforma Árvore Livros

Níveis de leitura e o leiturômetro da Árvore

Aqui na Árvore, nós temos uma ferramenta auxiliar para os educadores, é o leiturômetro. Nesta ferramenta, os textos e títulos são divididos por níveis que consideram os critérios citados acima, categorizando assim os títulos de forma adequada. Pensar desta forma, também pode te ajudar com a escolha dos livros para suas turmas.

Conheça alguns desses níveis e nossas dicas de leitura para cada um:

Nível 1

No nível 1, apresentamos livros com ilustrações e fotografias, sem a presença de texto escrito. Uma dica de título para este nível é o livro Boa Noite, da autora Lucia Hiratsuka.

Com esta leitura, os educadores podem trabalhar a interpretação das imagens e das cenas, trabalhando com as crianças pequenas a narrativa de forma oral, respeitando, por exemplo, a ordem de cada cena, uma habilidade fundamental para compreensão da estrutura dos textos narrativos e interpretação de imagens.

Nível 2

Já no nível 2, temos livros para quem já está se familiarizando com o alfabeto e com o som das letras. Assim, sugerimos que as leituras escolhidas contenham figuras e pequenos textos.

A sugestão de leitura para esse nível é o livro: Vó, para de fotografar!, do autor Ilan Brenman. Este livro possui imagens e pouco texto, o que é adequado para este nível. Além disso retrata a relação de uma avó com sua neta, o que pode gerar ótimas conversas com os pequenos! 

Nível 3

O leitor de nível 3 é considerado um leitor iniciante, isto é, já consegue ler palavras e frases curtas. Para este nível nós temos muitos títulos, uma sugestão é o livro A festa no céu, da autora Angela Lago.

Com ilustrações belíssimas, a dica é caprichar nas vozes dos personagens e trabalhar como essas marcas aparecem no texto por meio da pontuação. 

Nível 4

No nível 4, os textos são para leitores iniciados e em desenvolvimento, que já conseguem ler e compreender textos curtos. Nossa indicação para essa turma é o livro Descobrindo o Xingu, do autor Marcos Hailer.

A obra trabalha com uma estrutura narrativa mais complexa, com a compreensão de texto e imagens e também apresenta de maneira didática a questão indigena. 

Nível 5

Por fim, temos o nível 5. Aqui os leitores são mais experientes e estão no ensino fundamental 1. Os textos são um pouco maiores e podem fazer parte de leituras compartilhadas, por exemplo.

Em Árvores do Brasil, dos autores Lalau e Laurabeatriz, temos uma homenagem às árvores do Brasil em forma de poema. Este é um excelente livro para trabalhar a ampliação de repertório sobre os diferentes gêneros textuais que existem.

Estas são apenas algumas das sugestões de textos que podem ser trabalhados durante o processo de alfabetização. Para conferir mais títulos e também conhecer a ferramenta Leiturômetro, conheça a plataforma Árvore Livros

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Checklist
Checklist
Checklist

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Planejamento Escolar
Planejamento Escolar
Planejamento Escolar
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.