![aluna aprendendo a ler](https://cdn.prod.website-files.com/61155c49f7b752051f9f05b0/62d9750263acdd63728abeb4_9803836e-64fc-46ce-b28b-2d245a9030e4.webp)
Para que a alfabetização se dê de forma significativa e contextualizada, é importante que os textos e leituras escolhidos para o processo sejam ricos, diversos e adequados às habilidades leitoras. Neste texto, trazemos possibilidades práticas e sugestões para essa jornada. Confira!
Alfabetização e leitura do mundo
Alfabetizar é mais do que ensinar sobre letras e suas combinações. Na fase escolar, de aquisição do sistema de escrita, devemos oportunizar aos nossos estudantes situações de ensino e aprendizagem sobre a linguagem, em que haja reflexão sobre a língua e seu funcionamento.
Os leitores iniciantes devem entender que nossa comunicação é feita por meio de diversos textos. A leitura do mundo precede a alfabetização. Além disso, para que o processo de alfabetização ocorra é também fundamental muita leitura, compreensão e reflexão.
A importância da escolha correta dos títulos e como fazê-la
É importante que as leituras sejam adequadas para cada nível de alfabetização. Desta forma, evita-se a frustração, facilitando também o processo para as crianças e para os educadores. Cada fase possui demandas específicas, por isso, recomenda-se cautela e reflexão na escolha. Nossa sugestão é que os seguintes critérios sejam considerados:
- Presença de texto escrito
- Tamanho do texto
- Tipo de letras
Esses critérios deverão nortear as escolhas, buscando adequação com cada fase do processo.
![](https://cdn.prod.website-files.com/61155c49f7b752051f9f05b0/63c82ecde0bbc249d03cb2c2_cta%20-%20blog%20(6).webp)
Trilhas de leituras prontas para sua escola!
Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.
Baixe agora!Níveis de leitura e o leiturômetro da Árvore
Aqui na Árvore, nós temos uma ferramenta auxiliar para os educadores, é o leiturômetro. Nesta ferramenta, os textos e títulos são divididos por níveis que consideram os critérios citados acima, categorizando assim os títulos de forma adequada. Pensar desta forma, também pode te ajudar com a escolha dos livros para suas turmas.
Conheça alguns desses níveis e nossas dicas de leitura para cada um:
Nível 1
No nível 1, apresentamos livros com ilustrações e fotografias, sem a presença de texto escrito. Uma dica de título para este nível é o livro Boa Noite, da autora Lucia Hiratsuka.
Com esta leitura, os educadores podem trabalhar a interpretação das imagens e das cenas, trabalhando com as crianças pequenas a narrativa de forma oral, respeitando, por exemplo, a ordem de cada cena, uma habilidade fundamental para compreensão da estrutura dos textos narrativos e interpretação de imagens.
Nível 2
Já no nível 2, temos livros para quem já está se familiarizando com o alfabeto e com o som das letras. Assim, sugerimos que as leituras escolhidas contenham figuras e pequenos textos.
A sugestão de leitura para esse nível é o livro: Vó, para de fotografar!, do autor Ilan Brenman. Este livro possui imagens e pouco texto, o que é adequado para este nível. Além disso retrata a relação de uma avó com sua neta, o que pode gerar ótimas conversas com os pequenos!
Nível 3
O leitor de nível 3 é considerado um leitor iniciante, isto é, já consegue ler palavras e frases curtas. Para este nível nós temos muitos títulos, uma sugestão é o livro A festa no céu, da autora Angela Lago.
Com ilustrações belíssimas, a dica é caprichar nas vozes dos personagens e trabalhar como essas marcas aparecem no texto por meio da pontuação.
Nível 4
No nível 4, os textos são para leitores iniciados e em desenvolvimento, que já conseguem ler e compreender textos curtos. Nossa indicação para essa turma é o livro Descobrindo o Xingu, do autor Marcos Hailer.
A obra trabalha com uma estrutura narrativa mais complexa, com a compreensão de texto e imagens e também apresenta de maneira didática a questão indigena.
Nível 5
Por fim, temos o nível 5. Aqui os leitores são mais experientes e estão no ensino fundamental 1. Os textos são um pouco maiores e podem fazer parte de leituras compartilhadas, por exemplo.
Em Árvores do Brasil, dos autores Lalau e Laurabeatriz, temos uma homenagem às árvores do Brasil em forma de poema. Este é um excelente livro para trabalhar a ampliação de repertório sobre os diferentes gêneros textuais que existem.
Estas são apenas algumas das sugestões de textos que podem ser trabalhados durante o processo de alfabetização. Para conferir mais títulos e também conhecer a ferramenta Leiturômetro, conheça a plataforma Árvore Livros.