Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Qual relação entre leitura e alfabetização?

Qual relação entre leitura e alfabetização?

6 dez 2016
3 min
Post modificado em:
20/12/2021

Aprender a ler é um desafio que as crianças enfrentam, mas que costuma trazer, também, muita ansiedade aos pais. Afinal, todos querem que seus filhos deem os primeiros passos pelo mundo da leitura e alfabetização com tranquilidade e segurança, favorecendo o desenvolvimento escolar e a formação de uma autoestima saudável.

O que talvez poucos compreendem é que este processo de aprendizado da leitura não acontece apenas na sala de aula. Aliás, ele começa muito antes da entrada da criança na escola. No post de hoje, você vai entender um pouco mais sobre a relação existente entre leitura e alfabetização. Acompanhe!

Leitura e alfabetização: um processo natural

Imersos em um mundo em que os símbolos visuais estão presentes em todos os lugares, a criança é estimulada a ler o tempo inteiro. Isso acontece a medida em que a criança começa a associar esses símbolos às marcas e produtos que consome e continua em ações muito simples do cotidiano, como a forma como ela vê a palavra escrita sendo usada para solucionar situações do dia a dia.

Muitos pensam que a alfabetização é um processo complexo e que exige um grande esforço, mas a verdade é exatamente o contrário: a leitura é uma potencialidade inata da criança, e bastam a interação significativa dela com a língua escrita e um mínimo de intervenção escolar para que isso aconteça naturalmente. Ou seja, a leitura e alfabetização estão completamente interligadas.

Interação com a escrita: o estímulo ideal

Podemos definir interação significativa como a presença da palavra escrita em seu cotidiano e nas atividades escolares. Ela deve aparecer constantemente nos livros, cartazes que anunciam determinadas atividades e etiquetas de identificação, instruções de uso dos espaços públicos, por exemplo.

Já nas atividades do dia a dia, é fundamental que os adultos responsáveis pela educação das crianças utilizem a língua escrita diante delas, em todas as situações possíveis, mostrando o valor que ela possui para a comunicação de fatos e ideias.

Atualmente, grande parte de nossa comunicação ocorre por meio da escrita. Com o avanço tecnológico, substituímos muitas de nossas falas por mensagens de texto e e-mails. Então, aproveitar o interesse da criança por esses dispositivos e mostrar como a escrita é utilizada neles também pode ser uma forma interessante de despertar o desejo pela aprendizagem. Assim, a leitura e alfabetização vão acontecendo de forma natural e prazerosa.

Importância da família na alfabetização

Perceba que mencionamos os adultos responsáveis, e não apenas os professores, por sabermos que essa é uma missão compartilhada. Afinal, embora a escola tenha a incumbência de ensinar a ler, a família deve atuar como parceira, despertando o interesse da criança e proporcionando experiências que criem a percepção de que a leitura é válida e relevante no mundo à sua volta.

Atitudes simples, como deixar um bilhete para a mãe avisando que pai e filho foram jogar futebol na praça próxima à casa, preparar uma sobremesa seguindo uma receita escrita ou elaborar uma lista de compras são ações que cumprem esse objetivo de intercessão entre leitura e alfabetização.

Leia também: Por que contar histórias para as crianças? Qual a sua importância? Para que entrar nesse universo de literatura infantil? Damos a você uma série de motivos nessa outra postagem do blog.

O prazer da leitura: uma descoberta fundamental

Mas esse incentivo precisa ir além da conscientização da utilidade da leitura, e torna-se mais eficiente quando promove uma imersão no prazer de ler. Embora os professores também possam fazer isso, a realização de atividades que fomentam o prazer de ler junto com os pais tem um grande impacto na formação dos pequenos leitores.

Contar histórias para crianças com o auxílio de um livro, mostrando a ela como esse objeto pode transportar-nos a mundos reais ou imaginários repletos de fantasias, é uma das principais formas de desenvolver o gosto pelo ato de ler e uma das principais maneiras de unir a leitura e alfabetização da criança.

Tecnologia e alfabetização

Mais uma vez, a curiosidade que os pequenos têm em relação aos dispositivos eletrônicos pode ser uma grande aliada. Hoje em dia, por meio de plataformas virtuais que disponibilizam livros digitais, a criança escolhe os títulos de seu interesse e pode ter uma experiência de leitura que a tornará mais propensa a adotar esse hábito.

Estimular a leitura e alfabetização é, sem dúvida, imprescindível para o pleno desenvolvimento infantil. E também há muitas outras atitudes simples que podem contribuir para isso. Gostaria de conhecê-las? Continue no nosso blog e confira nossos artigos!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Educação antirracista: como a leitura pode ajudar

Que tal refletir sobre educação antirracista e aplicar atividades práticas que reconheçam e valorizem a diversidade? 

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar