5 dicas para incentivar alunos a fazer lição de casa

2017-04-04

Solidificar o conhecimento obtido na aula, desenvolver a capacidade de aprender com autonomia, dar oportunidade para o aluno ter o primeiro contato com o conteúdo e fazer descobertas sozinho. Todos esses benefícios são obtidos quando o estudante faz a lição de casa e adapta sua rotina a esse compromisso. Mas como incentivar os alunos a realizarem as tarefas de forma criativa e estimulando o prazer em aprender?Algumas soluções para esta questão são simples e conhecidas, mas a tecnologia e as novas formas de ver a aprendizagem também podem contribuir muito para que esse incentivo ocorra de forma inovadora. Que tal conhecer essas estratégias?

Transforme as atividades em um grande jogo

A gameficação é uma estratégia que propõe o estímulo à competição saudável entre os estudantes e tem sido cada vez mais utilizada em escolas e empresas. A lógica se baseia em dois pontos: desafio e recompensa.Os alunos tendem a ver as aulas com mais interesse quando se sentem estimulados por jogos didáticos, pontuação por entrega de atividades extraclasse, ranking de leitura, entre outros incentivos. Mas onde entra a lição de casa nesse contexto?Além de ser um item de pontuação, quando o aluno percebe que a leitura e a atividade realizadas no dia anterior o ajudam a ganhar o jogo do dia, ele verá um sentido maior em fazê-la e terá motivação para isso.

Utilize plataformas digitais para incentivar alunos

Essa estratégia desperta o interesse dos alunos que, nascidos em uma era digital, se sentem motivados a realizar atividades inseridas nos meios eletrônicos.Ao invés de responderem um questionário no papel, por exemplo, que tal cada aluno receber duas ou três perguntas cujas respostas deverão se transformar em uma apresentação de slides, devidamente ilustrada e apresentada à classe?Outra opção é dividir as perguntas entre um grupo pequeno de alunos, em que cada um tem uma função específica: um explica com as próprias palavras, outro ilustra a explicação e um terceiro precisa encontrar um vídeo ou animação que esclareça a questão.O resultado, claro, é inserido em uma plataforma (que pode ser uma wiki, por exemplo). Acredite, o engajamento diante de ferramentas tecnológicas tende a ser muito maior, bem como a retenção e a compreensão da informação.

Realize tarefas em grupo

Esta pode ser uma tática capaz de promover a participação voluntária dos alunos. Crianças são naturalmente competitivas. Então, porque não estimular isso de forma saudável?Tem um tema novo a tratar? Peça que eles leiam um texto em casa e formulem perguntas para que outro grupo responda, como em uma gincana.A motivação para a leitura do texto estará garantida! Certifique-se apenas de que o vocabulário esteja bem adequado ao nível de compreensão dos alunos.

Envolva os pais

Não é possível obter resultados no médio prazo sem o envolvimento dos responsáveis. Mais do que cobrados, eles precisam ser orientados quanto ao que fazer para incentivar seus filhos a realizarem as tarefas.É importante que os responsáveis cooperem sem interferir no resultado, ajudem na preparação do ambiente da tarefa e cobrem horários adequados para o estudo. Quando a família ajuda, a tarefa de casa vira um hábito natural e mais prazeroso.

Proporcione um feedback

Muitas crianças podem não ver muito sentido na realização da lição de casa. Porém, com um planejamento adequado, elas percebem que precisam aplicar o que aprenderam durante a tarefa na próxima aula.Aproveite esses momentos para resgatar o tema e mostrar como foi importante ter feito o dever. Assim, os alunos começam a entender que o esforço de hoje é a chave para o sucesso de amanhã.Viu como, com um pouco de criatividade, é possível inovar e incentivar alunos a fazerem a tarefa de casa? E em sua sala, quais são os estímulos que você usa para engajá-los? Compartilhe sua experiência conosco! Deixe seus comentários!

No items found.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

aluno participando de atividade em sala de aula
Professores

Como motivar os alunos a aprender: 6 dicas simples e infalíveis

Neste post, oferecemos seis dicas para engajar os alunos na própria aprendizagem e ter estudantes mais ativos, participativos e presentes nas aulas. Confira!

Continuar
professor dando feedback para aluno
Professores

5 dicas de como dar feedbacks assertivos aos seus alunos

Confira, neste artigo, a importância de um bom feedback para auxiliar os alunos na aprendizagem e como isso deve ser feito.

Continuar
professora dá feedback aos alunos
Professores

5 dicas infalíveis de como dar feedback aos alunos de forma eficaz

Você sabe como dar feedbacks eficazes para seus alunos? Confira 5 dicas infalíveis para facilitar o processo neste post:

Continuar