Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Você já ouviu falar em BNCC na escola particular? Entenda o conceito

Você já ouviu falar em BNCC na escola particular? Entenda o conceito

29 nov 2018
3 min
Post modificado em:
19/10/2022

O alarmante problema da desigualdade educacional no Brasil tem sido alvo de discussões ao longo dos últimos anos. Uma das soluções propostas pelo MEC foi a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que regulamenta um conjunto padrão de objetivos de aprendizagem que todo aluno brasileiro deverá alcançar.

É importante ficar atento para as implicações desses novos parâmetros nacionais de aprendizagem tanto nas escolas privadas como nas públicas. Quer aprofundar seu conhecimento sobre a BNCC? Continue lendo este artigo!

O que é a Base Nacional Comum Curricular?

A base consiste em parâmetros que estabelecem um conjunto de habilidades e competências a serem desenvolvidas igualmente por todos os alunos do país, seja na rede privada ou pública.

No entanto, o objetivo da base não é definir o currículo das escolas, mas estabelecer nortes com relação ao que deve ser considerado essencial. A forma como essas competências serão desenvolvidas ainda é responsabilidade de cada instituição.

Quais são as propostas da BNCC?

A BNCC sugere a divisão em áreas, competências de cada área, componentes curriculares e competências específicas. O objetivo é segmentar as habilidades e desenvolvê-las em paralelo enquanto o aluno estuda cada componente específico.Essas e outras propostas foram definidas visando o desenvolvimento das dimensões cognitiva, comunicativa, cultural, social e argumentativa dos alunos.

Ou seja, a meta não é somente ensinar um conjunto de conteúdos, mas cooperar para que eles desenvolvam a capacidade de encontrar soluções para problemas e capacidade de transformação para o mundo moderno.

A BNCC também propõe a utilização de diferentes mídias, o que favorece uma metodologia orientada à inserção de novas tecnologias no ensino. A base orienta que os alunos possam aprender com vídeos tutoriais, por exemplo, ao consumir materiais desse tipo, mas também os produzindo. Outro bom exemplo é a revisão e edição de texto com ilustração utilizando ferramentas digitais.

Quais os impactos da BNCC no ambiente escolar?

A nova base confere uma autonomia maior ao aluno, à medida que o coloca como protagonista do aprendizado. A principal mudança no ambiente será na visão de muitos profissionais sobre o objetivo da relação entre o educador e o aluno: este deverá ser o desenvolvimento das competências essenciais, utilizando como ferramenta os conteúdos ensinados. O foco dos currículos deve ser as habilidades e não os conceitos.

guia definitivo da gestão escolar
Guia prático

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Um conteúdo gratuito com muitas dicas práticas e materiais exclusivos para a gestão escolar se manter atualizada e preparada para o ano letivo.

Baixe agora!

Qual é a forma de aplicar nas escolas particulares?

As escolas devem ficar atentas quanto à necessidade de atualização. Afinal, a BNCC orienta a construção do currículo e de propostas pedagógicas, dos materiais didáticos, a formação de professores e a forma como se dará a avaliação.

As unidades dispõem de um período de adaptação de dois anos (até 2020).As escolas particulares sempre tiveram mais autonomia na definição de seus currículos do que as públicas.

No entanto, com a nova BNCC, há a necessidade de atentar para os objetivos definidos e para a forma como a escola deverá buscar o desenvolvimento dessas habilidades e competências.

Quais vantagens ela pode trazer à educação?

Além de conferir mais transparência ao processo de aprendizado, a BNCC ajudará a desenvolver o engajamento de alunos e professores. Haverá maior organização do que será ensinado e maior equidade para a educação dos alunos de instituições privadas e públicas em todo o país.

Ademais, com a nova base, as habilidades e competências essenciais dos alunos serão desenvolvidas com maior eficácia.

Quais os principais desafios da BNCC e como superá-los?

A dificuldade inicial é a devida interpretação do texto e conversão em situações didáticas, como transformar as propostas em projetos, sequências didáticas, aulas invertidas etc.

Outro grande desafio debatido é a dificuldade de fiscalização em um país tão grande e o respeito às especificidades regionais. A superação deles se dará com um trabalho conjunto dos profissionais visando os resultados, que serão positivos e farão a diferença na educação brasileira com o alinhamento e a cooperação de todas as esferas de ensino.

Enfim, a nova base é uma regulação importante para garantir equidade no ensino e desenvolvimento de maior autonomia dos alunos e de estratégias pedagógicas mais efetivas.

Que tal contar com uma ajuda profissional na orientação para implementar a Base Nacional Comum Curricular em sua escola? Baixe agora mesmo nosso e-book Gestão Educacional e a BNCC!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
guia definitivo da gestão escolar

Guia prático

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Um conteúdo gratuito com muitas dicas práticas e materiais exclusivos para a gestão escolar se manter atualizada e preparada para o ano letivo.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Conselho de classe: 15 dicas de como organizar na escola

O conselho de classe é um momento muito importante para todos da comunidade escolar. Confira, neste artigo, 15 dicas para organizar os da sua instituição.

Continuar
Gestão Escolar

Segundo semestre escolar: 11 dicas para gestão

Neste post, você confere algumas dicas para a gestão escolar se preparar com tudo para o segundo semestre na escola.

Continuar