Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Saiba usar o Whatsapp como ferramenta pedagógica

Saiba usar o Whatsapp como ferramenta pedagógica

24 ago 2017
2 min
Post modificado em:
6/7/2022

Um dos maiores desafios dos educadores hoje em dia é conseguir manter os alunos focados nas aulas, sem mexer em smartphones, principalmente no aplicativo de mensagens WhatsApp. Contudo, esta ferramenta não precisa ser uma vilã.

Perceber as potencialidades dos aplicativos que os jovens utilizam é um grande diferencial para os educadores e utilizá-los pode tornar a experiência de aprendizado mais interessante. Abaixo listamos alguns dos possíveis usos que o WhatsApp pode ter dentro do ambiente pedagógico.

‍1- Listas de Transmissão‍

O conteúdo não precisa se encerrar dentro de sala de aula e as listas de transmissão podem ajudar os educadores a extrapolar esse limite. O WhatsApp é uma ótima ferramenta para isso!

Através do recurso de listas de transmissão, você cria uma lista de contatos para receber suas mensagens de forma automática, isto é, uma vez que algo é enviado para a lista todos os seus membros recebem como mensagem privada. É interessante para envio de links, vídeos, PDFs e qualquer outro material complementar.

2 - Grupos de debate

Outra possibilidade é criar grupos por turmas ou temas e propor debates sobre as questões que estão sendo tratadas em sala. Nesse caso é interessante deixar os alunos à vontade e escolher um aluno representante para repassar as pautas ao grupo, ao invés de o próprio educador ser um membro.

3 - Esclarecer dúvidas

Alguns alunos não se sentem à vontade para tirar dúvidas relacionadas a matéria dentro do ambiente escolar ou seus questionamentos só surgem quando estão estudando em casa. O educador pode organizar dias e horários específicos para realizar esse atendimento virtual e auxiliar seus alunos.

4 - Utilize o status para informações importantes

Ao atualizar o status do seu perfil no WhatsApp, que recomendamos ser único para a tarefa na escola, você pode aproveitar o espaço para passar recados importantes para os alunos.

Assim, naquele espaço, é possível dar avisos, compartilhar cronogramas, ementas de disciplinas, dicas de leituras complementares e diversos materiais educativos.

5 - Tenha um link de contato

Criar um link para contato torna a comunicação mais fácil do que passar o número de telefone, criar o contato no celular e aí sim entrar em contato no WhatsApp. Funciona da seguinte maneira: através do link, os alunos abrem uma janela de conversa diretamente com o canal.

Este link universal pode ser transmitido nos primeiros dias de aula e até mesmo compartilhado em outros ambientes digitais de ensino, como o Google Sala de Aula e e-mail.

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Baixe agora!

form-QME-blogposts

6 - Utilize os áudios a seu favor

Que tal aproveitar o recurso de áudio no WhatsApp a favor da aprendizagem? Esse recurso pode servir para enviar aulas inteiras gravadas ou explicações que reforcem o que foi passado em sala de aula.

Os professores podem ainda aproveitar esse recurso para estimular que alunos também enviem seus áudios, trabalhando assim a comunicação oral. Peça atividades nas quais eles precisem sintetizar de forma coesa e clara as informações por mensagem de áudio. Pode ser um importante exercício para o desenvolvimento da fala.

7 - Crie grupos ou linhas de transmissão para cada turma

Ter um grupo ou linha de transmisssão no WhatsApp para cada turma ou ano escolar pode ser a melhor forma de manter tudo organizado. Além disso, essa é uma ótima maneira de promover o senso de coletividade na turma.

8 - Realize monitoria online através de chamadas de vídeo

E se a monitoria ou reforço de aulas fosse pelo meio digital? Ou melhor: se você utilizasse o WhatsApp, já tão presente na vida dos estudantes? Lembre-se: os smatphones podem ser aliados no ensino!

Com o recurso de chamada de vídeo do WhatsApp, o aplicativo permite realizar ligações em grupo ou chamada de voz e ter um momento de troca com todos da turma. É importante estabelecer horários precisos para esses encontros, mantendo a organização e respeitando o tempo de duração de cada chamada.

9 - Proponha atividades que misturem o físico e o digital

A utilização do WhatsApp em sala de aula também pode ser um importante recurso para trabalhar o ensino híbrido. Como falamos anteriormente, atividades que começam em sala de aula podem ser complementadas com os recursos que o WhatsApp oferece, como grupos de discussão, chamadas e envio de materiais.

O fidigital, ou seja, a junção entre o físico e o digital já é uma tendência na educação e se tornou essencial desde que o ensino híbrido passou a fazer parte da aprendizagem.

10 - Utilize o WhatsApp Web

Sabemos que todas as dicas anteriores podem ser difíceis de concretizar na tela de um celular. Mas é possível usar o WhatsApp Web no seu computador. Dessa forma, fica mais confortável e organizado manter todos os canais e grupos de turma.

Para acessar o WhatsApp Web, basta realizar a leitura de um QR code no aplicativo do seu celular no site do WhatsApp. Com o recuso, você pode realizar todas as ferramentas possíveis, assim como pode enviar documentos, fotos, vídeos, etc.

11 - Passe dicas de segurança digital para seus alunos

Aproveite também a utilização do WhatsApp em sala de aula para passar dicas de segurança digital para seus alunos. Este é um assunto super importante nos dias atuais, nos quais enfrentamos fake news e diversos outros tipos de crime digital.

Verificação em duas etapas, senhas fortes e checagem dos fatos pode e deve ser assuntos debatidos em sala de aula. Que tal começar propondo um trabalho de pesquisa para que seus alunos descubram o que é criptografia de ponta a ponta? Ou então saber a diferença de uma fake news para uma notícia verdadeira.

12 - Estimule a educação midiática na sua escola

Por fim, conforme já introduzimos no tópico anterior, o momento de utilização do WhatsApp em sala de aula é uma oportunidade perfeita para trabalhar a educação midiática na escola.

Saber utilizar as mídias digitais com segurança é um passo fundamental para a preparação de estudantes para o futuro. Além disso, é importante trabalhar a interpretação e transmissão de informações recebidas pelo meio digital da melhor forma possível, trabalho que pode ser realizado em conjunto com outras atividades de letramento digital.


Esperamos que tenham gostado das nossas dicas! Que tal continuar a leitura descobrindo como a educação midiática se liga à BNCC? Confira neste post!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha de planejamento escolar

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Gestão escolar e educação antirracista: descubra relação

Você sabe qual a importância da gestão escolar para a promoção de uma educação antirracista na escola? Confira neste post!

Continuar
Gestão Escolar

Como orientar os pais sobre uso de telas na infância?

Você é da gestão escolar e precisa de ajuda para orientar os pais sobre o uso de telas na infância? Confira o post!

Continuar