Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
19 livros para o Dia da Mulher na escola

19 livros para o Dia da Mulher na escola

7 mar 2023
3 min
Post modificado em:
7/3/2023

Todo ano, no dia 8 de março, comemora-se o Dia da Mulher. Para celebrar esse dia, nada melhor do que ler histórias reais de mulheres que mudaram o mundo.

Portanto, para comemorar o Dia da Mulher na escola, separamos alguns títulos para utilizar em sala de aula. Confira!

1 - 50 mulheres para se inspirar

Autor(es): Alice Ramos

Editora: Ciranda Cultural

Conheça neste livro grandes personalidades femininas que enfrentaram todo tipo de desafio e dificuldade para conquistar seu espaço no mundo e deixar seu legado. São incríveis histórias de perseverança, força e superação que vão inspirar você a encontrar e a lutar pela sua própria causa.

2 - 50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer

Autor(es): Débora Thomé

Editora: Galera

50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer é um livro fantástico sobre heroínas da vida real. Débora Thomé, jornalista, cientista política e criadora do bloco de carnaval "Mulheres Rodadas", é a autora dessa obra que reúne a biografia de grandes brasileiras e conta com ilustrações belíssimas feitas por artistas mulheres.

3 - Rosário, Isabel e Leopoldina: entre sonhos e deveres

Autor(es): Margarida Patriota

Editora: Pallas

Rosário, neta e filha de reis, descobre horizontes novos no Paço de São Cristóvão, quando seu destino se cruza com o de Isabel e Leopoldina. Começa a lidar com livros, desvenda os segredos da escrita, é levada a ver de perto o que é a vida de uma princesa, num país em que a escravidão de homens, mulheres e crianças ainda existe. Seu relato nos dá conta de rara e singular convivência, nesse tempo que é o do Império, na História do Brasil.

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Inscreva-se já!

4 - As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo

Autor(es): Rachel Ignotofsky

Editora: Blucher

Recheado de ilustrações encantadoras, "As cientistas" destaca as contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo, além de trazer infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado. Uma ótima pedida para o Dia da Mulher na Escola.

5 - Histórias de ninar para garotas rebeldes: 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias

Autor(es): Elena Favilli, Francesca Cavallo

Editora: V&R

Cem histórias que provam a força de um coração confiante: o poder de mudar o mundo. Histórias de ninar para garotas rebeldes é um livro com 100 histórias sobre a vida de 100 mulheres extraordinárias do passado e do presente, ilustradas por 60 artistas mulheres do mundo inteiro.

O projeto foi pensado por Elena Favilli e Francesca Cavallo, cofundadoras da empresa de mídia infantil Timbuktu Labs, nos Estados Unidos. O livro conta as histórias que vão de Frida Kahlo, passando por Elizabeth I, até Serena Williams e Maya Gabeira; todas ilustradas por artistas do mundo todo.

6 - Wonder Women: 25 mulheres inovadoras, inventoras e pioneiras que fizeram a diferença

Autor(es): Sam Maggs

Editora: Primavera Editorial

Pense no quanto alguém é capaz de alcançar quando tem à disposição todos os recursos e o apoio de que precisa para desenvolver plenamente suas habilidades. Agora pense no quão especial alguém deve ser para conseguir os mesmos resultados quando nada ao redor conspira a seu favor.

Em "Wonder Women", o leitor conhecerá mulheres além de seu tempo. Pessoas brilhantes, que se recusaram a se acomodar no papel de coadjuvantes e foram à luta, tornando-se protagonistas de sua própria vida. Cientistas, engenheiras, matemáticas, aventureiras e inventoras cujos feitos mudaram os rumos da história.

7 - 101 mulheres que mudaram o Mundo

Autor(es): Alice Ramos

Editora: Ciranda Cultural

Prepare-se para se surpreender com a trajetória de grandes personalidades femininas que enfrentaram diferentes desafios e obstáculos para alcançar seu merecido espaço na história e no mundo. São 101 histórias de superação, luta e perseverança, que vão fazer você admirar e se inspirar nas mulheres presentes neste livro!

8 - Mulheres incríveis

Autor(es): Kate Schatz

Editora: Astral Cultural

Feche seus olhos e pense numa pirata. Agora imagine uma espiã. Ou uma presidenta. Pense numa guerreira em ação. Uma grande pintora ou na maior jogadora de futebol de sua época. Estas são apenas algumas das mulheres incríveis que você encontrará neste livro.

São 44 perfis de mulheres extraordinárias, numa coleção de histórias que começa em 430 antes de Cristo e alcança os dias de hoje. Da Mesopotâmia até a Antarctica, "Mulheres incríveis" conta a história de vida de jovens e adultas transgressoras, que subverteram leis, lutaram por menos desigualdade entre gêneros e ajudaram a construir um futuro melhor para todos nós.

9 - As mulheres da casa de Troia

Autor(es): Lia Neiva

Editora: Nova Fronteira

Este livro não é sobre o célebre cerco dos gregos à cidade troiana, é sobre cinco mulheres da realeza de Príamo - Hécuba, Cassandra, Polixena, Andrômaca e Helena -, que amaram, protegeram e choraram seus irmãos, filhos e maridos, vítimas da funesta guerra. Elas são fortes e valorosas, desejadas por homens e por deuses; personagens que lutaram contra a adversidade e que ganharam seu lugar na Mitologia Grega.

10 - Mulheres extraordinárias

Autor(es): Karla Maria

Editora: Paulus

Escrito com apuração jornalística e sensibilidade feminina, este livro é o encontro de perfis, reportagens e histórias de mulheres marcadas por dramas sociais, raciais e morais.

Nestas páginas estão mulheres extraordinárias que marcaram os 15 anos de carreira profissional desta jornalista, que elegeu as "periferias existenciais" como sua grande redação. Conta também bastidores de algumas reportagens, aventuras pelos rincões do país, os dilemas e o medo que às vezes visita o fazer jornalismo.

11 - Mulheres quadrinistas

Autor(es): Jeanni Cordeiro Barros

Editora: Editora Appris

Com este livro apresentamos algumas mulheres artistas do estado do Ceará, que se dedicam, com muito talento, à produção de histórias em quadrinhos. Da capital ao sul do estado, passando pela região do Cariri, várias dessas quadrinistas vêm desenvolvendo trabalhos impressos, digitais, pesquisas acadêmicas, além de organizar eventos importantes para falar sobre o assunto.

12 - Mulheres quilombolas: territórios de existências negras femininas

Autor(es): Selma dos Santos Dealdina (Org.)

Editora: Jandaíra

Vozes historicamente silenciadas encontram em Mulheres quilombolas espaço para compartilhar saberes a partir de suas perspectivas, como faziam nossos ancestrais reunidos em torno do fogo, no ritual de transmissão e perpetuação de conhecimentos basilares para a comunidade.

As autoras trazem para a roda uma diversidade de pautas em geral invisibilizadas na sociedade, contribuindo com suas visões de mundo, seus conhecimentos acadêmicos e suas experiências de vida para abrir novas possibilidades de debate.

13 - Mulheres negras inspiradoras

Autor(es): Moreira de Acopiara

Editora: Principis

Partindo da própria experiência pessoal, de não ter conhecido os feitos de pessoas tão importantes durante seus primeiros anos de estudo, o poeta colocou em linhas rimadas os principais pontos da vida dessas heroínas para que as lutas e conquistas delas possam ser conhecidas por leitores de todas as idades.

Entre tantas, foram escolhidas vinte mulheres que, mesmo em uma sociedade machista e preconceituosa, lutaram por seus ideais e mostraram que a cor da pele ou o gênero não são elementos impeditivos para contribuir para um país melhor.

14 - Mulheres do Brasil: a história não contada

Autor(es): Paulo Rezzutti

Editora: Leya

Este livro para o Dia da Mulher na escola resgata a história de mais de 200 mulheres das mais variadas épocas que tiveram suas biografias alteradas, deturpadas ou que simplesmente sequer apareceram nos registros convencionais. Também ilumina trajetórias pouco conhecidas de indígenas e negras escravizadas e avança até os dias atuais.

15 - A história desconhecida das mulheres que criaram a internet

Autor(es): Claire L. Evans

Editora: Best Seller

Nesta obra, a autora apresenta a luta das mulheres que estiveram por trás da criação da internet, suas incríveis histórias de vida e a quebra de paradigma sobre o lugar da mulher na ciência e na tecnologia. A história da tecnologia que você provavelmente conhece é a de homens e máquinas, garagens e riquezas, alpha nerds e brogrammers, o estereótipo do homem programador — mas ela é muito mais ampla.

16 - Dez mulheres filósofas e como suas ideias marcaram o mundo

Autor(es): Armin Strohmeyr

Editora: Record

Este livro é uma coleção de perfis de dez mulheres que, ao longo dos séculos, conseguiram se afirmar no campo do pensamento filosófico, ainda que suas condições de vida continuassem limitadas. A filosofia das mulheres sempre foi um ato de autolibertação e de emancipação. A partir desses retratos exemplares, o livro lança luz sobre um caminho que é longo e penoso, mas também intelectualmente estimulante e divertido.

17 - Trajetória de mulheres negras ativistas

Autor(es): Maria Aparecida Silva

Editora: Editora Appris

Este livro trata da organização de Mulheres Negras no interior paulista, nos seus mais diversos ativismos, cujo protagonismo permite considerá-las líderes e referência de gerações de negras e negros. Resistiram e organizaram-se para os enfrentamentos do cotidiano. Encontram barreiras que dificultam sua inserção social, mas que não as impediram de propor mudanças à população negra diante das desigualdades sociais.

18 - Afiadas: as mulheres que fizeram da opinião uma arte

Autor(es): Michelle Dean

Editora: Todavia

Mulheres geniais transformaram o panorama de seu tempo e fizeram de suas opiniões um novo capítulo das letras, influenciando autores e autoras e moldando nosso cenário cultural até os dias de hoje. As mulheres brilhantes que são o foco de Afiadas vieram de diferentes origens e tinham opiniões políticas e artísticas divergentes. Mas todas elas fizeram uma contribuição significativa para a história cultural e intelectual dos Estados Unidos e, em última análise, moldaram o rumo do século XX, apesar dos homens que frequentemente as subestimavam ou rejeitavam seu trabalho.

19 - Canto de rainhas: o poder das mulheres que escreveram a história do samba

Autor(es): Leonardo Bruno

Editora: Agir

A obra reúne histórias de grandes mulheres que se dedicaram a esse gênero musical, romperam as barreiras do machismo e do racismo tão entranhadas entre nós até hoje e conquistaram definitivamente o público. Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Elza Soares são as cinco protagonistas escolhidas pelo autor para representar um alfabeto inteiro de sambistas. Ao acompanhar as trajetórias dessas artistas extraordinárias, o autor constrói um panorama da música brasileira nas últimas décadas e das conquistas das mulheres na área.  

Gostou deste conteúdo? Assine nossa newsletter e receba mais dicas por e-mail!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
news da Árvore

Inscreva-se na news da Árvore

Receba notícias de educação no seu e-mail!

Uma curadoria exclusiva que traz tudo o que os gestores escolares precisam acompanhar para se manterem atualizados.

Você pode gostar também

Leitura

Incentivo à leitura: veja a importância dos pais!

Como os pais podem participar da formação de leitores? Qual a importância e influência que exercem com crianças e jovens? Confira neste post!

Continuar
Leitura

A leitura como estratégia para interdisciplinaridade

Neste texto vamos entender um pouco mais sobre a ideia de interdisciplinaridade e apontar como a leitura é um caminho para alcançá-la.

Continuar