Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
Eleições na escola: livros para trabalhar

Eleições na escola: livros para trabalhar

4 min
Post modificado em:
22/9/2022

Quer trabalhar as eleições na escola, mas tem dúvidas de como começar? Nesse texto, separamos sugestões de livros e atividades engajadoras para que seus alunos compreendam esse momento tão importante para o país.

As atividades e livros sobre eleições aqui vão ajudar sua escola a trabalhar nos estudantes as competências da autonomia, da responsabilidade e da cidadania, dando assim, condições para que se posicionem desde já e nas futuras eleições!. Vamos às dicas!

Proponha debates com toda a turma

O que acha de transformar as eleições na escola num momento de reflexão e aprendizagem? O objetivo aqui é exercitar o diálogo e a argumentação, considerando pautas coletivamente relevantes.

Peça à turma, com antecedência, para pesquisar a fundo sobre uma determinada temática. Na aula, a turma deve ser dividida em posições contra e a favor do tema.

Além disso, é necessário que cada grupo ou estudante tenha um tempo de fala previamente definido, com réplica e tréplica. Ao final, os melhores argumentos podem ser votados e escolhidos.

É importante que o educador seja o mediador atento nessa atividade, uma vez que podem surgir dúvidas a serem trabalhadas posteriormente.

Conhecer as atribuições de cada cargo político

Quem pode asfaltar um bairro? Quem pode fazer uma ideia se tornar lei? São perguntas simples, mas que fazem toda a diferença na hora de escolher um candidato. Compartilhe essas questões e trabalhe a cidadania com seus estudantes!

Divida a turma em três grupos e sugira a criação de uma exposição dos poderes políticos e seus direitos e deveres. A ideia é que cada grupo de estudantes crie apresentações orais, músicas, paródias, teatro e outros formatos que expliquem as atribuições de cada função de mandato e de poder do Estado.

Esta atividade permite trabalhar õ processo eleitoral na sala de aula de forma descontraída, dando condições aos estudantes de compreenderem o que pode ser mudado a cada quatro anos, assim como as dinâmicas e os processos de decisão.

Exercendo a cidadania na escola

Faça com seus alunos uma lista de problemas do bairro, da escola ou do país, incentive a escolha de dois a três deles.

O objetivo dessa ação é que os estudantes conheçam e se apropriem das diversas formas de reivindicação. Em seguida, podem fazer simulações como manifestos, ações populares, pronunciamentos e, assim, conhecer e pesquisar outras formas de requerimento e oposição.

E que tal um desafio ainda maior? Envie as reivindicações para os representantes municipais de sua cidade!

Desse modo, os estudantes podem estar mais atentos à reflexão, à escrita da proposta e o caminho até o diálogo com esse agente político, exercendo desde já a democracia na escola.

Conhecendo a democracia

O que constitui uma democracia? Que tal um projeto interdisciplinar que permita que os alunos compreendam melhor as eleições na escola, com o apoio dos professores de história, geografia, matemática e sociologia?

Proponha uma roda de conversa que abarque os elementos e contextos econômicos, políticos e sociais de uma democracia. Reconstituir a história do Brasil comparando os regimes de governo pode ser um momento riquíssimo para os estudantes!

Como atividade de culminância, propomos a elaboração de cartazes, posts em redes sociais e outras plataformas digitais. A ideia é que o máximo de estudantes e famílias tenham acesso aos materiais.

Construindo um Grêmio Estudantil

E se estiver pensando ações com uma aplicabilidade mais concreta, você pode propor a construção de um grêmio estudantil. O Grêmio é uma organização que busca representar na escola (e fora dela!) os interesses dos estudantes.

Nesse sentido, o Grêmio é uma ótima ideia para o compartilhamento de valores democráticos e solidários. Nele, os estudantes envolvidos, e também aqueles que serão impactados pelas discussões, podem se deparar com decisões, criação de regras e exercícios importantes de representação e postura ética.

Como, por exemplo, as votações recorrentes para definição dos integrantes de um Grêmio Estudantil. Esses processos de escolha dos candidatos, análise e eleições serão feitos durante toda a vida!

Expectativas para o hoje e o amanhã

Reunir a turma em uma roda de conversa pode ser uma possibilidade para trabalhar as eleições na escola, mas, desta vez, abarcando os sonhos e desejos para o futuro.

A trajetória pessoal dos estudantes depende de cada um, mas sabemos também que diversos fatores podem influenciar os caminhos trilhados por eles. Principalmente a situação econômica e política do país.

Desse modo, é válido discutir as propostas e projetos relevantes para o Estado  Brasileiro e os impactos nas expectativas e sonhos traçados, refletindo também sobre pautas e problemas sociais que possuem impacto nacional.

Esses são os pontapés iniciais que podem levar a discussões valiosas sobre o país que os estudantes desejam construir.

Livros para trabalhar as eleições na escola

Agora que você já se inspirou e está com várias ideias em mente, o que acha de começar as atividades com uma leitura facilitadora? Os livros destacados abaixo vão possibilitar reflexões sobre as eleições na escola abarcando temas como solidariedade e responsabilidade coletiva.

Os livros podem ser lidos em partes: antes, durante e após os momentos de conclusão das atividades. Sugerimos leituras compartilhadas, em grupo, em que os estudantes possam discutir e refletir sobre a abordagem da obra e os impactos no seu dia a dia.

Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Poesias para a paz - Editora do Brasil

Os autores Jonas Ribeiro e César Obeid lançam seu livro de poesias e ilustrações que exploram o respeito e o diálogo. O título busca trazer, com muita beleza, a discussão de temas relevantes para a vida em coletivo.

  • Gente pequena também tem direitos - Editora Autêntica

O livro de Malô Carvalho traz situações e experiências para refletirem sobre si mesmos e as pessoas ao seu redor. A ideia é oportunizar aos pequenos situações  que tragam à vista as questões e problemas sociais.

  • A eleição da criançada: a democracia e o combate à poluição visual - Editora Melhoramentos

No livro do autor Pedro Bandeira, os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são incentivados a pensar, de forma leve e divertida, sobre como as decisões e escolhas, quando tomadas de forma crítica e consciente, podem transformar o futuro.

  • Os poderes de governo (e os nossos também) - Editora Alfa e Beto Soluções

Eric Vidal Ferreira da Guia, por meio de um diálogo descontraído de um neto e seus avós, ajuda os estudantes a compreenderem as atribuições dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

  • A bola de folhas de bananeira: como um jogo pode mudar o mundo - Editora Melhoramentos

O título de Katie Smith Milway faz parte dos 175 livros brasileiros escolhidos para compor o Clube do Livro da ONU. Uma história comovente que destaca o esporte como um motivador de valores importantíssimos de confiança, respeito e igualdade.

  • Por que lutamos? Conflito, guerra e paz - Editora Melhoramentos

Uma ótima oportunidade para pensar a democracia na escola, as influências políticas, econômicas e preconceitos que incidem  na  eclosão de conflitos a nível mundial, seus impactos e interconexões, é o que traz o livro de Niki Walker.

  • Mulher deve votar? - Editora Paco e Littera

Reconstruindo historicamente como se deu a concessão do voto feminino brasileiro, a autora Mônica Karawejczyk, aborda os acontecimentos, processos e principais personagens que contribuíram para esse momento tão importante no ano de 1923.

  • Como a democracia chega ao fim - Editora Todavia

Com a mediação do professor, a análise dos acontecimentos históricos globais, por meio do texto de David Runciman, dá ao estudante a oportunidade de discutir eventos e ameaças à democracia ao redor do mundo.

Um caminho para ampliar repertório, discutir os cenários que constituem o país e pensar em alternativas para os nossos problemas.


Esperamos que tenha se inspirado nas dicas que compartilhamos aqui! Um assunto tão falado em todos os cantos, certamente gera curiosidade e muitas dúvidas nos estudantes.

Combinar a literatura com atividades que quebrem a rotina é sempre uma ótima maneira para engajar e impulsionar os aprendizados. Para ver mais exemplos, baixe nossas Trilhas de Leitura!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Professores

Dicas de livros para aproveitar as férias escolares!

Aproveite as férias escolares para retomar o hábito da leitura! Separamos 4 dicas de leituras leves e curtas para os períodos de descanso dos educadores.

Continuar
Professores

Plano de aula sobre leitura na Educação Infantil

Neste artigo vamos ajudar professores a criar um plano de aula sobre a leitura na educação infantil. Clique e confira o modelo de aula que montamos.

Continuar