Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Conheça a Educação Emocional e Vocacional na prática!

Conheça a Educação Emocional e Vocacional na prática!

10 de junho de 2021
5 minutos
Post modificado em:

Você sabe o que é Educação Emocional e Vocacional? As duas formas de educação são processos que enxergam de forma integral os estudantes. Além disso, as práticas ajudam os alunos a se formar enquanto cidadãos na sociedade.

Para explicar para gente o conceito e trazer exemplos de como funcionam na prática, entrevistamos Mônica Paiva Fragato, orientadora educacional do Centro Educacional Taboão. A escola é uma de nossas parceiras no uso da plataforma Árvore Livros. Assim, Mônica conta também como a leitura pode ajudar na Educação Emocional e Vocacional. Confira!

Para começar, você pode explicar pra gente o que é Educação Emocional e Vocacional?

Durante muito tempo, nas abordagens referentes às emoções, as perspectivas eram constantes somente nas áreas biológica, psicológica e neuropsicológica. Hoje, temos aquelas voltadas para as competências socioemocionais no contexto escolar que abordam diretamente as novas diretrizes propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A Educação Emocional assume o papel relacionado à formação ampla enquanto estudantes e cidadãos, tendo como enfoque a habilidade de educar as emoções. Nas aulas, os estudantes são capazes de assimilar e administrar as próprias emoções e tendem a ter um desempenho melhor tanto no âmbito acadêmico quanto na vida, reduzindo, por exemplo, a indisciplina escolar e maus comportamentos, e também potencializando a aprendizagem das disciplinas.

A Educação Vocacional é o processo para auxiliar os estudantes a compreender as diferentes opções profissionais e todas as possibilidades que existem no mundo da educação e construção de carreira, inclusive o empreendedorismo. Sempre valorizando aquilo que esteja mais de acordo com os interesses e objetivos pessoais.

Na prática, como a Educação Emocional e Vocacional é trabalhada na escola?

Com duas aulas semanais para o Ensino Médio, incentivada pela coordenação e direção pedagógica, gosto muito de trabalhar com projetos. Os projetos nos dão a liberdade de “deixar criar”.

Nas aulas de educação emocional abordamos os temas voltados à inteligência emocional, jogos e textos de autoconhecimento. Interpretação de obras com a vertente emocional, fazendo com que eles analisem a história e seu apelo emocional.

Na vocacional transitamos sobre todas as possibilidades que eles terão após terminar o ensino médio. Há sempre um exercício de reflexão e prospecção de futuro. Como por exemplo: a pergunta: onde você quer estar daqui 5 anos ou 10? Essa leitura de futuro traz uma resposta madura para todos.

Como os livros e o incentivo à leitura são utilizados na prática? A Árvore Livros tem ajudado a escola?

Como falamos acerca dos projetos, inseridos nesses projetos estão a leitura e os livros. Citei os dois separadamente porque após ler para os estudantes algum trecho de um livro, automaticamente havia a busca desse livro com a curiosidade, com a sede do aprendizado.

Tanto na educação emocional, quanto na vocacional, a leitura está presente todos os dias. Darei o exemplo de uma aula: abrimos juntos a plataforma Árvore e como estamos no ensino híbrido, espelho a tela para eles e mergulhamos em um livro sobre o assunto a ser discutido no dia.

Cada um lê um excerto e trazemos para a vida real o assunto e o tema, pronto, criamos um debate. É delicioso! Indico uma leitura para a sala e eles indicam leituras uns para os outros com o mesmo tema que discutimos.

Você trabalha a Educação Emocional com adolescentes, mas ela poderia ser aplicada também para outras faixas etárias?

Sem dúvida, para as crianças desde a primeira infância, a educação emocional por meio de oficinas traz uma abordagem muito eficaz. As crianças têm muitas linguagens e nas oficinas essas linguagens têm a oportunidade de serem exploradas.

Como dizia o estudioso e pedagogo Loris Malaguzzi: “A criança é feita de cem”. “A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar” e de sentir também, é claro!

Por fim, quais as principais dificuldades na hora da prática e como contorná-las?

Eu sempre falo para meus alunos que o surgimento da pandemia foi uma situação sem precedentes, ou seja, nos vimos obrigados inconscientemente a mudar. Mudar a maneira como estudamos, trabalhamos, nos relacionamos, e como aprendemos também.

E quanto maior a inteligência emocional do ser humano, maior a capacidade dele de não sofrer na resiliência. Desde então, não há dificuldades significativas na hora da prática. Há sim o espírito colaborativo e a vontade de se tornarem inteligentes emocionais. Ao final, temos jovens mais seguros, que conhecem a si mesmo e autônomos em sua própria capacidade de aprender.

Gostou da entrevista? Aproveite e confira também nosso post Como a escola ajuda o aluno a desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais!

EBOOK ROSSANDRO KLINJEY
Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
download de material ebook competências socioemocionais

Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Você pode gostar também

Educação

Aprenda a trabalhar interdisciplinaridade na escola em 4 passos

Quer saber como trabalhar a interdisciplinaridade na sua escola? Ensinamos neste post com quatro passos!

Continuar
Educação

Ideb: o que é e por que é importante para as escolas

Neste artigo você descobrirá o que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e por que ele é um documento importante para as escolas.

Continuar