Desenvolva o hábito de leitura em seus alunos com estas 7 dicas

No items found.

O hábito de leitura deve ser sempre estimulado por pais e professores, pois os benefícios são muitos. Ler proporciona conhecimento, cultura, um bom vocabulário, maior senso crítico, maior compreensão e interpretação das coisas que nos rodeiam. Além disso, a leitura amplia nossos horizontes. Por isso, é importante desenvolver o hábito de leitura nas crianças desde cedo.Mas como fazer com que os jovens parem para ler diante de tantas tentações tecnológicas? Simples: é possível que elas leiam através de tablets e computadores, que hoje representam mais uma opção para leitura digital.Um desafio é que existem crianças e jovens em idade escolar muito agitados. Às vezes, essas crianças não conseguem parar e se concentrar em uma leitura. O que devemos fazer nesses casos para desenvolver o hábito da leitura nos jovens e crianças?Confira no artigo 7 dicas que podem lhe ajudar!

1- Escolha do ambiente

Se o aluno for pequeno é bom que você leia com ele. Prefira um horário em que ele esteja menos agitado para se concentrar. Torne a atividade lúdica, prazerosa.Interaja com ele para que se empolgue com a leitura. O ambiente deve ser bem iluminado e tranquilo. Para os mais velhos a dica é escolher um lugar confortável e soltar a imaginação.

2 - Escolha do livro é essencial para despertar o hábito de leitura

Um grande erro é fazer com que os alunos leiam livros que não sejam de seu interesse. A dica é saber os temas que os instigam. Dessa forma, a leitura se tornará bem mais atraente e o hábito de leitura pode começar daí.Atualmente existem livros próprios para cada idade. Assim, os títulos abordam os assuntos preferidos de cada faixa etária e a maioria pode ser encontrada em formato digital.

3 - Tempo e frequência de leitura

Uma boa forma de desenvolver o hábito da leitura é lendo todos os dias, mas durante pouco tempo. A frequência diária pode fazer com que surja o gosto pela leitura.Primeiramente, no começo, é aconselhável que seja de 20 a 30 minutos. Conforme o aluno for tomando gosto, esse tempo pode ser aumentado.

4 - Ler sozinho ou acompanhado?

Um grande empecilho na hora de desenvolver o hábito da leitura em crianças e adolescentes é a dificuldade de concentração que alguns podem apresentar. Para que esse aspecto não prejudique o momento da leitura, leia em conjunto.Isso tornará a leitura mais dinâmica e certamente os alunos prestarão mais atenção na atividade. Mas sempre os estimule a ler em casa como parte de uma rotina.

5 - Reflexão para desenvolver o hábito de leitura

Ao terminar cada leitura, faça os alunos pensarem no que foi lido. Converse com eles sobre o que acabaram de ler. Incentive-os a dar opinião sobre o assunto e peça para que eles destaquem o que mais gostaram.É uma forma de treinarem o que verão muito durante a vida: interpretação de textos. Além disso, a reflexão também ajudará a desenvolver a produção textual dos alunos.Leia também: Confira dicas de livros para as férias escolares e cultive o hábito da leitura

6 - Várias possibilidades de títulos

Que tal em vez de impor determinado título de livro, pedir para a turma escolher dentre várias opções? Não seria uma forma mais democrática e inteligente de fazer os jovens lerem o que os atrai? O interesse certamente será maior e a discussão. Após todos terem lido, será bem mais animada e empolgante.

7 - E-books: uma boa opção

Para os jovens que possuem mais familiaridade com as novas tecnologias, os e-books são uma excelente opção. Vários títulos podem ser encontrados e ainda possuem a facilidade de serem lidos em tablets, computadores ou smartphones. Um excelente estímulo à leitura!Contribuir para desenvolver esse hábito é muito importante para a formação das nossas crianças e jovens. Assim, todos devem participar desse processo. O estímulo deve partir da escola e dos pais, que podem dar seguimento ao trabalho em casa.

No items found.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

professora lendo para alunos da educação infantil
Leitura

Qual a importância da leitura na educação infantil? 5 benefícios de incentivar esse hábito

Ler para crianças desde cedo é fundamental para a formação de leitores! Confira neste post os benefícios da leitura na educação infantil.

Continue lendo
alunos lendo de forma lúdica
Leitura

Como incentivar a leitura de forma lúdica: descubra agora!

Está com dificuldades para engajar seus alunos na leitura? Confira agora como incentivar a leitura de forma lúdica entre seus alunos!

Continue lendo