Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Dia do cinema brasileiro: 12 filmes baseados em livros!

Dia do cinema brasileiro: 12 filmes baseados em livros!

18 de junho de 2021
3 minutos
Post modificado em:

O dia do cinema brasileiro é 19 de junho e trazemos nesta lista 12 dicas de filmes nacionais baseados em livros. Além disso, o mais bacana é que você pode aproveitar essas dicas para trabalhar os livros e temas em sala de aula. Pega a pipoca e confira as dicas!

1 - Capitães da Areia

O filme é de 2011 e foi dirigido por Cecília Amado, neta do escritor Jorge Amado autor do livro de mesmo nome. Portanto, a clássica obra conta a história de um grupo de adolescentes e crianças que vivem nas ruas de Salvador. Os meninos encaram os desafios e durezas de viver nas ruas.

Além disso, a obra relata também o momento histórico da Bahia e do Brasil dos anos 1930. A classificação do filme é de 16 anos. Portanto, ele é indicado somente para alunos do ensino médio.

2 - A Hora da Estrela

O filme é baseado no clássico de Clarice Lispector com o mesmo nome. Lançado em 1985 e dirigido por Suzana Amaral, narra a história de Macabéa, uma jovem de Alagoas que migra para o Rio de Janeiro.

O longa-metragem é considerado um dos 100 melhores do cinema brasileiro pela Abraccine. Além disso, ele chegou a ganhar um Urso de Prata do Festival de Berlim. A classificação do filme é 12 anos.

3 - Menino Maluquinho

Além do clássico livro do Ziraldo, o cinema brasileiro também ganhou um clássico baseado na obra. Foi lançado em 1995 e conta com atores como Patrícia Pillar, Othon Bastos e Vera Holtz. A história todo mundo já conhece: um menino para lá de maluquinho que vive suas brincadeiras e aventuras com seus amigos. Encantador!

4 - As aventuras do avião vermelho

De 2014, o filme foi inspirado no clássico de mesmo nome escrito por Erico Veríssimo. O menino Fernandinho enfrenta a perda da mãe e problemas no relacionamento com o pai. Pois é na própria literatura que o personagem encontra alegria. Assim, as leituras levam ele para um mundo de imaginação e conforto. Um filme inspirador para todas as idades!

5 - Vidas Secas

Mais um clássico adaptado ao cinema! A obra homônima de Graciliano Ramos virou um dos principais filmes do movimento Cinema Novo e tem classificação livre. A história gira em torno de uma família de retirantes do sertão nordestino lutando contra a seca e as condições precárias de vida. A versão do cinema brasileiro foi considerada um dos 100 melhores filmes nacionais pela Abraccine.

Leia também: Confira 7 filmes que mostram a importância da leitura

6 - Lisbela e o Prisioneiro

Adaptado da peça teatral escrita por Mário Jorge Mattos, o filme Lisbela e o Prisioneiro é de 2008. Além disso, ele tem direção de Guel Arraes. Um clássico do cinema brasileiro, a obra conta a história de Lisbela, uma jovem apaixonada por cinema. Lisbela passa seus dias sonhando com os galãs dos filmes que assiste. A classificação do filme é livre.

7 -  Eu e Meu Guarda-Chuva

O filme de 2010 tem como base o livro de mesmo nome e escrito por Branco Mello. A história do garoto Eugênio vai para a telona e mostra o menino que vive grudado com seu guarda-chuva herdado do avô. Na trama, Eugênio conta com a ajuda de seu melhor amigo para salvar a garota que gosta e que está em apuros. A direção é de Toni Vanzolini e o filme é livre.

8 - Meu Pé de Laranja Lima

Mais um grande clássico da literatura adaptado para o cinema brasileiro. Afinal, o livro que marcou gerações vai pro cinema e mostra o pequeno Zezé, um menino humilde que encontra conforto em sua imaginação. Zezé se torna amigo de Minguinho, um pé de laranja-lima! O filme é de 2012 e tem Marcos Bernstein na direção. Com certeza um filme que vai emocionar muita gente!

9 - Corda bamba, a história de uma menina equilibrista

Lançado em 2013, o filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por Lygia Bojunga Nunes. Maria, uma menina de 10 anos, é filha de equilibristas e cresceu no circo. Quando a menina se muda para a cidade grande e vai morar com sua avó. Portanto, ela começa a enfrentar alguns desafios. Dirigido por Eduardo Goldenstein, o filme é livre.

10 - Macunaíma

O clássico Macunaíma também virou um filme clássico do cinema brasileiro. O longa é de 1968 e conta com nomes como Grande Otelo e Paulo José no elenco. A obra conta as aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter.

Ademais, é também um filme da lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Abraccine. Por fim, fique atento: a classificação do longa-metragem, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, é de 12 anos.

11 - Memórias Póstumas

Com Sônia Braga, Reginaldo Faria e Stepan Nercessian no elenco, o filme lançado em 2001 tem como base um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Afinal, a obra foi escrita por Machado de Assis.

Memórias Póstumas de Brás Cubas conta a história do homem que dá origem ao título, um morto que revisita suas memórias. Ademais, o filme tem classificação de 12 anos e direção de André Klotzel.

12 - O menino no espelho

Lançado em 2014, o romance homônimo de Fernando Sabino baseou o filme. No longa, o pequeno Fernando cria um sósia para realizar as tarefas chatas enquanto ele mesmo se diverte. Dirigido por Guilherme Fiuza Zenha, o filme tem classificação livre.

Curtiu as dicas? Confira também o nosso post Como o cinema pode influenciar o hábito da leitura. Ah, e não esqueça de compartilhar essa lista nas suas redes!

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha planejamento escolar

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Você pode gostar também

Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar
Leitura

Como mapear as habilidades de leitura dos alunos?

Mapear as habilidades de leitura dos alunos é importante para conseguir desenvolver o hábito leitor. Confira agora como realizar!

Continuar