Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
Atividades e leitura para o Natal na sua escola!

Atividades e leitura para o Natal na sua escola!

13 dez 2021
3 min
Post modificado em:

O final de ano se aproxima e com ele a correria para fechamento de notas, conselhos de classe e confraternizações. Junto a isso, é preciso pensar em atividades e leituras que façam sentido para a época e que possibilitem celebrar o período junto aos estudantes.

Neste texto, vamos compartilhar dicas de atividades simples, que se encaixem com a celebração do Natal e que proponham uma reflexão sobre a data. Escolha sua dica preferida e inspire-se!

1 - Leitura dramatizada

O final do ano é época de reunir toda a comunidade escolar, então que tal uma leitura dramatizada para apresentar na confraternização? 

As apresentações de final de ano são clássicas, uni-las à leitura pode ser um caminho para incentivar a fruição leitora e permitir que a imaginação corra solta! E certamente é uma forma de incentivar a prática da leitura de modo que ela esteja relacionada com uma ação divertida e de afeto. 

2 - Envolva as famílias

Natal é o período de encontro familiar, proponha uma atividade que envolva os responsáveis! 

Uma das maiores marcas do final do ano é a presença e integração familiar, esse é um momento importante de compartilhamento. Por isso, proponha atividades que integrem os responsáveis: atividades artesanais que necessitem da ajuda dos pais em colagens, desenhos, ilustrações são ótimas possibilidades para engajar a família! 

3 - O clássico amigo oculto

Que tal um amigo oculto de indicação literária? Todo final de ano tem um amigo oculto, mas ele não precisa ser marcado pela compra de presentes. Que tal um amigo oculto de indicações literárias onde cada estudante deve indicar um livro e apontar os motivos que levaram à escolha? Essa pode ser uma atividade muito divertida!

4 - Pesquisando outras culturas

O mundo é muito diverso, as comemorações de natal também. Como será o natal ao redor do mundo? 

Uma atividade interessante é propor a pesquisa sobre como o natal é comemorado ao redor do globo. Além de abordar a temática natalina, a pesquisa também ajuda o estudante a perceber o universo de culturas e sua diversidade, ampliando sua perspectiva e repertório de visão de mundo. 

5 - Conhecendo a história do Papai Noel

E o Papai Noel? Uma atividade interessante é descobrir de onde vem essa lenda e tentar trazê-la para a realidade local. 

Seguindo o caminho das pesquisas, sabemos que a lenda que dá origem ao Papai Noel tem origem em outro hemisfério, que tal propor uma pesquisa sobre o contexto do bom velhinho e comparar com a realidade regional da escola?

Esse incentivo ao estudo da origem de uma lenda, de efeito mundial, pode ser muito importante para o desenvolvimento da imaginação e criticidade dos estudantes. Além disso, o deslocamento cultural provocado pela pesquisa tem potencial de desenvolver a empatia aos estudantes.

6 - Incentive a solidariedade

Esse é um período em que há muitas movimentações de correntes de solidariedade, que tal criar uma campanha de arrecadação e distribuição de brinquedos, itens pessoais e alimentos?

Apesar de ser um período de comemoração, sabemos que o final do ano também marca o acirramento das desigualdades. Pensar em campanhas solidárias pode ser um caminho para integrar estudantes, família e escola, tornando essa data mais acolhedora para aqueles mais vulneráveis economicamente. 

7 - Atividade de decoração para o Natal

Um dos marcos do período é a decoração natalina! Utilize esse momento para participação de todos(as). 

Não há quem não ame decoração de natal, não é mesmo?! Todo o colorido, as luzes, o brilho! Tudo fica mais bonito! Certamente a escola pode se apropriar da mensagem natalina e decorar todo o espaço com a ajuda dos discentes, professores e demais colaboradores. E por que não dos responsáveis?! Pode ser uma ótima oportunidade para o estreitamento de laços entre a comunidade.

8 - Que tal construir uma árvore de livros?

A árvore de natal é um grande símbolo da época, e pode ser explorada de diversas maneiras. Você sabia?  Inclusive, transformando-a em uma árvore cheia de livros! Capas das obras lidas durante o ano letivo ou os escolhidos para os próximos ciclos podem ser transformadas em enfeites natalinos. Vai ficar incrível! 

Educadores, esperamos que se inspirem nas nossas dicas e transformem o momento natalino ainda mais harmonioso para sua comunidade escolar. Além de simples, as atividades propostas não deixam de lado o mais importante, o compartilhar e o afeto, destaques mais que especiais da época de natal. Ótimas ideias para você!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Professores

Como ministrar uma boa aula para motivar o aluno

Neste post, trazendo dicas práticas, com exemplos concretos, de como ministrar uma boa aula. Confira!

Continuar
Professores

8 livros de Paulo Freire para pensar educação

Entre em contato com os livros de Paulo Freire. Preparamos uma lista com os principais títulos para conhecer o trabalho do educador.

Continuar