Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
5 atividades educacionais para a festa junina na escola

5 atividades educacionais para a festa junina na escola

16 jun 2021
2 min
Post modificado em:
4/8/2022

Com a chegada do mês de Junho, as festas juninas passam a fazer parte também do calendário das escolas. Já pensou em usar essa data para propor atividades educacionais sobre festa junina na escola? A Árvore preparou cinco sugestões de atividades super divertidas para te ajudar a engajar seus alunos. Confira!

1 - Sentimentos e conversas sobre a festa junina

Uma roda de conversa motivadora com os alunos sobre a festa junina na escola é uma boa atividade para iniciar. Nesse sentido, é preciso deixar exporem as informações, emoções ou lembranças que a festa junina desperta, sejam boas ou más.

Com essa roda de conversa, é possível entender os conhecimentos prévios dos alunos. Além disso, será possível já ressaltar a importância que a festa junina possui na nossa cultura.

2 - Descobrindo a origem da festa junina

Que tal propor uma atividade para conhecer a origem das festas juninas? Você pode propor a leitura de textos expositivos. Ou ainda realizar uma apresentação que conte essa história para os alunos.

A partir disso, vale investigar também sobre que povos trouxeram a festividade para o Brasil. Assim, é possível uma atividade que fale sobre a influência de outras culturas e outros povos no nosso país. Tudo isso com bastante pesquisa e investigação.

Além disso, a atividade também pode abordar a origem de costumes específicos na festa. Por exemplo: como a quadrilha apareceu nas nossas festas? Ou ainda quem trouxe para o Brasil a tradição de soltar fogos?

3 - Atividades de ilustração sobre os símbolos juninos

Reconhecer os símbolos das festas juninas é importante para entender a festividade. Isso pode acontecer a partir do relatos de experiências, por exemplo. Ademais, os alunos podem pesquisar na internet ou mesmo entre sua família.

partir disso, você pode propor que os alunos realizem cartazes ilustrativos com os símbolos. Ou apenas desenhos em seus cadernos com cada um desses símbolos juninos.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

4 - Comidas típicas e a importância do milho

O mês de julho é a época de colheita do milho. Portanto, o alimento está presente em muitas receitas que compõem a festa junina. Aqui, vale uma atividade que aborde exatamente os ciclos da agricultura. Nesse sentido, vale também abordar a culinária brasileira. Portanto, a atividade envolve muita pesquisa e leitura sobre o tema.

Além disso, o que acha de propor uma apresentação de pratos juninos? Os alunos podem contar com o apoio dos pais para realizar as receitas. Depois, a ideia é apresentar os pratos nas aulas. Essa atividade funciona nas aulas presenciais ou remotas.Por fim, vale também retomar bastante os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Portanto, pergunte para os alunos quais comidas conhecem, qual mais gostam, qual não gostam, etc.

5 - Leitura e produção textual sobre a festa junina

Que tal propor leituras sobre o tema? Você pode recorrer a livros, contos ou até mesmo notícias sobre a festa junina. Aumentar o repertório dos alunos com a leitura é sempre uma boa opção!

Por fim, vale pedir que os alunos escrevam um texto sobre festas juninas. Vale sobre suas experiências pessoais ou uma ficção com a festa junina de fundo. Além disso, vale também um texto investigativo sobre a origem da festa.

O que achou das atividades? Esperamos que tenha gostado! Não esqueça de compartilhar o conteúdo nos seus canais.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Professores

4 estratégias para melhorar o desempenho dos alunos!

Quer saber como melhorar o desempenho de seus alunos em sala de aula? Neste post, você confere dicas práticas de como fazer seus alunos se engajarem!

Continuar
Professores

Avaliação formativa: o que é e como praticar

Você sabe o que é a avaliação formativa? Vamos explicar para você neste post e mostrar o motivo para aplicá-la na sua escola!

Continuar