Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Gestão escolar na pandemia e como se atualizar

Gestão escolar na pandemia e como se atualizar

10 mar 2022
2 min
Post modificado em:
7/9/2022

Que a pandemia trouxe muitos desafios para a escola nós já sabemos. Mas como a gestão escolar conseguiu se atualizar e se superar neste período? Recursos tecnológicos, criatividade e muito acolhimento foram algumas das saídas encontradas por gestores escolares de todo país.

Para falar um pouco mais sobre o assunto, entrevistamos Carolina Favaro, coordenadora pedagógica do Centro de Ensino São José (São Paulo/SP), e Kelly Dantas, gestora do Mundi Colégio Curso (Natal/RN). As duas dividiram com a gente suas experiências no período de pandemia na gestão escolar. Confira!

Os principais desafios da gestão escolar na pandemia

O diálogo e relacionamento com as famílias, principalmente nos períodos de matrícula e rematrícula, promovem desafios constantes para a gestão escolar. Durante a pandemia não foi diferente. 

“A gestão escolar sempre tem como principal desafio a fidelização dos estudantes e famílias com base na qualidade pedagógica. Com a pandemia, o desafio se manteve no ápice, pois estávamos diante de ferramentas e um universo inteiramente novo, para educadores, alunos e famílias, o que gerou uma grande expectativa e ansiedade para garantir a mesma qualidade do trabalho oferecido anteriormente”, comenta Carolina, do Centro de Ensino São José. 

Kelly, do Mundi Colégio e Curso, destaca também os desafios financeiros que as escolas passaram durante o período. “Como todas as escolas, sofremos com os cancelamentos de matrícula, principalmente no Ensino Infantil. Assim como o pedido de abatimento de descontos nas mensalidades, o que nos acarretou uma grande dificuldade administrativa e financeira”, ressalta.

Tecnologia a favor da gestão escolar

No Mundi Colégio e Curso, a grande salvação foi o fato da escola já estar inserida no contexto tecnológico desde antes da pandemia. “Na nossa escola tivemos a felicidade de já termos muitas ferramentas tecnológicas disponíveis para o nosso alunado, o que nos norteou por onde começar, ou melhor, continuar nossas atividades! Dessa forma, no dia de fechamento integral, já tínhamos o aplicativo próprio da escola que entre tantas funcionalidades, as principais como agenda escolar, avisos à comunidade escolar e boletos para pagamentos já se davam pelo remoto”, explica Kelly. 

O mesmo aconteceu no Centro de Ensino São José, que viu a aceleração da digitalização do ensino. “A pandemia acelerou o processo interno de capacitação/formação tecnológica dos docentes e discentes. Deste modo, utilizamos de ampla criatividade para que o produto oferecido às famílias e alunos fosse de qualidade e com grande profissionalismo no mesmo instante que éramos aprendizes”, explica a coordenadora pedagógica Carolina.

Aulas remotas por meio de sistemas digitais de ensino, aplicativos e plataformas digitais, agenda escolar em sua versão online. Todos esses são exemplos de tecnologias que, se já não faziam parte do cotidiano escolar, passaram a integrar os colégios de todo Brasil depois da pandemia.

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

Criatividade para superar desafios

Se a tecnologia foi o suporte necessário para continuar com o ensino durante a pandemia, a criatividade foi o motor para a gestão escolar colocar tudo em prática. No Mundi Colégio e Curso, a primeira força-tarefa foi gravar todas as vídeos aulas para a continuidade do ensino remoto. A partir disso, a criatividade foi tomando conta na hora de elaborar novas ações pedagógicas na escola.

Assim, falar em reinvenção e superação nunca fez tanto sentido para a gestão escolar durante a pandemia. “Reinventamo-nos! Todos passaram a perceber outras habilidades para ser um profissional ainda melhor. E nós temos essa máxima na nossa escola, todos nós, enquanto equipe, sabemos que podemos contar uns com os outros e todo mundo faz um pouco de tudo. A começar pela própria gestão!”, explica Kelly. 

Recuperação da aprendizagem e os caminhos futuros

Com a vacinação de grande parte da população e melhora dos números da pandemia, as escolas têm retomado cada vez mais a rotina da sala de aula. Tudo isso sem deixar os ganhos e aprendizados que tiveram no período, como a digitalização de alguns processos e uso de tecnologias educacionais.

O esforço agora ficará concentrado na recuperação da aprendizagem dos alunos e na avaliação da defasagem escolar. “A gestão escolar lidará nos próximos anos com a herança dos déficits pedagógicos e emocionais nos alunos e seus familiares. Serão anos de investigação e análise sobre os novos processos de aprendizado, socialização, aceitação e, acima de tudo, como lidar com a frustração, algo que no ambiente escolar historicamente é algo delicado de se abordar”, explica Carolina do Centro de Ensino São José.

Essa é também a visão da Kelly do Mundi Colégio e Curso. “Agora é o momento de avaliar nossos alunos e perceber os prejuízos pedagógicos que ficaram desse hiato, além de redobrar os cuidados com as medidas de biossegurança, para que possamos ter a alegria de ver nossas crianças e adolescentes no lugar que os pertence, que é o ambiente escolar!”, conclui a gestora.

Para que você consiga manter a organização, baixe gratuitamente nossa Planilha de Planejamento Escolar!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Grupo de WhatsApp da escola: como gerir da melhor forma

Gestores escolares, descubram neste post como gerenciar da melhor forma os grupos de whatsapp da sua escola.

Continuar
Gestão Escolar

Propaganda de Escola: 20 ideias para sua instituição

Confira neste post dicas e ideias criativas de propaganda de escola para aplicar na sua instituição.

Continuar