Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
5 personagens de séries que amam ler tanto quanto você

5 personagens de séries que amam ler tanto quanto você

29 set 2016
Post modificado em:
11/7/2022

Muitas vezes assistimos a uma série ou a um filme e nos identificamos com um personagem, não é mesmo? Seja pelas suas características físicas, pelo seu humor ou até pelos seu hobbies. Dizem que a arte imita a vida e é por isso que estamos constantemente vendo nossos hábitos em nossos programas de TV favoritos.

E sempre que uma série tem um personagem que não consegue largar um livro a gente se identifica na hora. Alguns leem como forma de escapar da realidade, outros para ficar mais inteligente e tem aqueles que sentem um  imenso prazer no cheirinho que só livro novo tem.

Cada um com seu motivo, mas todos com um livro debaixo do braço. Essa identificação pode ser bastante explorada dentro de sala de aula. Os alunos podem pesquisar algum livro que seu personagem preferido leu e fazer um trabalho sobre ele depois e compartilhar com a turma.

Aproximar o conteúdo com a realidade do aluno é fundamental para mantê-lo engajado e desperta ainda mais curiosidade para o mundo da leitura. Para ajudar, listamos os nossos 5 personagens favoritos de séries que sem dúvida alguma teriam um login na Árvore:

Lisa Simpson | Os Simpsons

Lisa é a mais inteligente da família Simpson e possui um QI entre 156/159. Leitora voraz, Lisa adora livros sobre política e direitos humanos. É liberal e feminista e encontra nos livros companhia para viver de forma saudável ao lado da sua maluca família.

Entre os livros preferidos de Lisa está A redoma de vidro, da Sylvia Plath, os contos dos Irmãos Grimm e até a saga do bruxo Harry Potter.

Rory Gilmore | Gilmore Girls

Rory Gilmore é a personagem leitora mais famosa da televisão. Sua paixão por livros é tão grande que tem até um Projeto de Leitura em sua homenagem (você pode ler sobre ele aqui), uma vez que durante toda a série ela cita e lê 339 títulos.

Jornalista, inteligente e extremamente talentosa, a filha da Lorelai tem em sua lista clássicos imperdíveis da literatura. Assim como Lisa, ela também leu A Redoma de Vidro e Harry Potter, mas a lista completa de Rory é imperdível para aqueles que como ela não vivem sem um livro.

James Sawyer | Lost

Um dos sobreviventes do voo 815, James Sawyer utilizou seu tempo da ilha para colocar sua leitura em dia e provou que nada como um bom livro para nos fazer escapar da realidade. Conforme os episódios iam passando, ele mostrava ser um leitor cada vez mais voraz.

Entre os títulos que leu durante sua estadia pela ilha estão: Júlio César (Willian Shakespeare), Morte na Praia (Agatha Christie) e A nascente (Ayn Rand).

Tyrion Lannister | Game of Thrones

Tyrion Lannister nasceu em um mundo brutal governado pela espada e pela guerra. Por ser anão, Tyrion não consegue se destacar nas batalhas das armas, mas é um brilhante estrategista.

Isso tudo porque ele encontrou nos livros uma forma de manter a sua mente sempre afiada. Com uma visão crítica e extremamente inteligente sobre tudo e todos, Tyrion se transformou no personagem mais querido da série mais famosa da televisão.

Alex Dunphy | Modern Family

A filha do meio da família Dunphy, Alex se sente uma estranha entre seus familiares. A mais inteligente não só entre os irmãos, mas também de toda a sua família moderna, é apaixonada por livros e por bibliotecas.

Dedicada e esforçada, está constantemente estudando para passar para as melhores faculdades. Seu amor pelos livros é tanto que, quando precisou cuidar da sua prima mais nova, ela leu para Lily “Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott.

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha planejamento escolar

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Você pode gostar também

Leitura

Incentivo à leitura: veja a importância dos pais!

Como os pais podem participar da formação de leitores? Qual a importância e influência que exercem com crianças e jovens? Confira neste post!

Continuar
Leitura

A leitura como estratégia para interdisciplinaridade

Neste texto vamos entender um pouco mais sobre a ideia de interdisciplinaridade e apontar como a leitura é um caminho para alcançá-la.

Continuar