Logo Árvore

FAQ  -  Mulheres que Transformam 

Tenho liberdade para propor outras atividades além das que estão no guia de atividades?

Com certeza! Tendo por base ambos os materiais, as professoras e professores têm autonomia para selecionar livros e adaptar as propostas apresentadas nos guias, conforme as particularidades de sua turma.

Tem um cronograma certo para cada atividade?

Não, não há um cronograma fechado para cada atividade. A única com prazo definido é a ação final, cujo relatório precisa ser enviado até às 23h59, do dia 17 de setembro de 2021, pela plataforma da Árvore.

Somente os alunos podem fazer o cadastro?

Não, os professores também podem cadastrá-los. Confira o tutorial de cadastro de alunos disponível.

Quando terminam os desafios do concurso?

Os desafios do concurso ocorrem entre o dia 16 de agosto e 17 de setembro de 2021.

Quando será feita a premiação do concurso?

Após a divulgação do resultado, as premiações acontecerão em data a ser definida. Todos os custos da premiação, bem como o contato serão de exclusiva responsabilidade da Árvore Livros.

Quando sai o resultado final do concurso?

O resultado final do concurso será divulgado até às 23h59 do dia 13 de outubro de 2021 por email e por meio das redes sociais da Árvore Livros.

Qual a premiação do concurso para os estudantes?

Serão premiadas três ações de cada uma das etapas escolares, sem hierarquia entre os selecionados. Elas serão avaliadas pelos registros compartilhados no relatório final. A) 3 ações dos anos iniciais do Ensino Fundamental: 1 troféu para a turma + divulgação da ação em rede nacional. B) 3 ações dos anos finais do Ensino Fundamental: 1 troféu para a turma + divulgação da ação em rede nacional. C) 3 ações do Ensino Médio: 1 troféu para a turma + divulgação da ação em rede nacional.

Quais livros posso indicar para a minha turma?

Você pode encontrar indicações de livros no guia de acervo disponível na página de materiais de formação.

Para que serve o Suplemento do Professor?

O suplemento apresenta as resoluções dos desafios de cada etapa escolar e algumas dicas de mediação das atividades do concurso.

Os professores também serão premiados?

Sim, os dois professores (as) com os melhores relatórios do concurso, independente do segmento, ganham um notebook e uma entrevista especial sobre sua experiência para o Podcast da Árvore.

O que seria um post manifesto? É preciso publicar imagens?

Para que as turmas tenham liberdade para criar, não há um modelo predefinido, mas ele pode ser feito em um layout simples. A turma também pode acessar o perfil da Árvore no instagram e ver alguns exemplos de posts para se inspirarem. Lembre-se: trata-se de um post defendendo uma causa, e por isso, chamamos de manifesto.

O que é o guia de atividades? Como posso encontrar o de cada segmento escolar?

O guia de atividades apresenta as propostas de atividades do concurso para cada etapa escolar. Os guias de cada segmento estão disponíveis em nossa página de materiais de formação.

O que é o concurso Mulheres que Transformam?

O Mulheres que Transformam é um concurso da Árvore para incentivar a formação de leitores e o reconhecimento da história de mulheres que, a partir de suas ações, mudam suas famílias, o mundo e comunidades.

O concurso é voltado para quais níveis de escolaridade?

O concurso é voltado para estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e do Ensino Médio, da rede pública e privada de todo o Brasil.

O concurso é composto de quantas atividades?

O concurso é composto de três atividades: um desafio de busca por livros misteriosos na plataforma, um momento de leitura e uma ação final sobre a temática do concurso.

O concurso dará certificado de participação?

Sim. Todas as turmas (alunos e professores) que participarem até o final do concurso receberão um certificado de participação.

O concurso começou: e agora, como posso compartilhar as atividades com meus alunos?

Leia os materiais disponíveis neste site, especialmente o regulamento e os guias de atividades de cada segmento. Conheça também as sugestões de livros complementares no guia de acervo. Lembre-se de compartilhar esse material com seus alunos! Cada guia de atividade apresenta três atividades principais: dois desafios e uma ação final. Divida o tempo destinado ao concurso entre essas atividades e motive sua turma a resolver os desafios sugeridos. Quando terminarem, apresente a proposta da ação final e peça para cada aluno(a) fazer sua parte e dividir com o grupo.

Meus alunos se cadastraram mais de uma vez: como posso excluí-los?

Para excluir alunos que fizeram mais de um cadastro, entre em contato conosco pelo atendimento@arvore.com.br ou pelo chat disponível dentro da plataforma.

Como será feita a avaliação final do concurso? Quais os critérios de avaliação?

Para avaliar a ação final do concurso, serão levados em consideração os seguintes itens: 1 - Serão consideradas finalistas as turmas onde, pelo menos, 50% dos alunos tiverem lido, no mínimo, 01 livro na plataforma Árvore Livros, dentre os recomendados para o concurso, até o dia 17 de setembro de 2021. 2 - Quanto ao critério de avaliação das ações finais, nós temos: o impacto da ação na comunidade escolar; o diálogo com a proposta do concurso; a criatividade e a qualidade do relatório produzido e dos registros nele compartilhados.

Como realizo o segundo desafio?

O segundo desafio começa com um jogo para descobrir qual é o livro que será lido pela turma. Incentive seus alunos a desvendarem o livro indicado. Quando descobrirem, proponha a leitura e o compartilhamento de impressões sobre a obra. Essas trocas podem acontecer em sala de aula ou em grupos via redes sociais da turma. As indicações de livros, que variam para cada etapa escolar, foram pensadas para estimular o debate sobre o papel das mulheres na sociedade. Estimule a troca de ideias e impressões sobre esta temática entre a turma.

Como realizo o primeiro desafio?

O primeiro1º desafio é uma busca por livros na plataforma, em forma de charadas com uma dica sobre o livro e uma aventura extra, para ser feita a cada livro descoberto. As imagens que acompanham o desafio trazem mais uma pista sobre o mistério. Incentive seus alunos a desvendar cada um dos livros misteriosos e encontrar as imagens perdidas. Incentive a participação! Os desafios podem ser feitos em sala de aula ou em casa, assim como as aventuras extras de cada charada. Indique o guia de atividades para a turma na plataforma, para eles conhecerem a proposta, e peça para que eles respondam ao desafio em seus materiais escolares. Não há a necessidade de colorir ou editar o guia. As soluções das charadas estão disponíveis no suplemento para professores, disponível neste site.

Como realizo as atividades com meus alunos? Onde eles devem responder às atividades?

Os alunos podem responder os desafios nos seus materiais de sala de aula convencionais, pois não será preciso enviar as respostas deles. Você pode, por exemplo, criar grupos nas redes sociais para motivar o interesse dos estudantes e ir revelando o resultado de cada desafio.

Como realizo a ação final e compartilho com a Árvore?

Após a leitura, os guias de atividades apresentam uma proposta de uma ação final coletiva. Além da produção em si, que varia em cada segmento, é importante que ela chegue ao seu destino. O objetivo nos anos iniciais e finais do ensino fundamental é celebrar mulheres inspiradoras e transformadoras de sua comunidade, família ou escola e, no Ensino Médio, levar para a internet uma reflexão sobre os papéis das mulheres na sociedade em forma de um post-manifesto. Peça para seus alunos depoimentos e registros desses processos de produção e compartilhamento. Ao final, escreva um relatório, inspirado no modelo que compartilhamos neste site, com um depoimento seu sobre a experiência e 5 a 10 imagens que mostram como foi a ação final da turma

Como é feito o cadastro dos alunos?

O cadastro deve ser feito diretamente na plataforma da Árvore. Compartilhe com os alunos o link recebido por email com o endereço do cadastro. Depois de clicar no link, eles precisam preencher os campos com o nome completo e um. Por último, é necessário clicar em gerar código de acesso.

Como acho os livros indicados para as atividades propostas?

Os livros, bem como os guias de atividades do concurso, estão disponíveis assim que você abre a página inicial da Árvore, em uma prateleira chamada “Livros para atividades”.

Como a Árvore Livros saberá que os alunos fizeram a leitura do livro?

A porcentagem de leitura dos alunos será medida pelo comitê organizador do concurso de acordo com dados registrados pela plataforma da Árvore Livros.

As propostas de tarefa serão realizadas pela Árvore ou por mim?

As propostas serão conduzidas e mediadas pela professora (o). A Árvore apresenta a proposta no guia de atividades (que pode ser consultado por todos os participantes), mas caberá à professora desenvolvê-la com suas turmas até o dia 17 de setembro de 2021.

As atividades são obrigatórias ou posso optar por realizar apenas algumas delas?

Os desafios não são obrigatórios. Eles foram pensados para engajar os alunos no tema de forma divertida e estimular a reflexão sobre mulheres transformadoras da história e da vida de cada criança e jovem. As únicas atividades obrigatórias são a ação final e a partilha dessa experiência via relatório, produzido pelos professores. O modelo está disponível neste site e será também enviado por e-mail nas etapas finais do concurso. Cada turma concorrerá aos prêmios com um único relatório, a ser enviado por um link disponível na plataforma da Árvore nas últimas semanas do concurso. Em caso de dúvidas, converse com nossa equipe pelo e-mail: concurso@mulheres.com.br

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento pelo email: concursomulheres@arvore.com.br