Seus alunos salvando
a Floresta!
A gamificação é capaz de engajar os alunos e incentivá-los ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Na Árvore Livros, convidamos os estudantes para a missão de coletar recursos e manter a nossa Floresta viva por meio da leitura. Isso faz com que ler seja ainda mais divertido! Confira todos os detalhes a seguir.
Por que gamificação?
O jogo faz parte de uma demanda antiga do ser humano de traçar desafios e vencê-los. As regras presentes nos jogos assemelham-se, muitas vezes, às da vida, o que possibilita a simulação, em muitos casos, de situações reais, favorecendo a internalização de limites na formação da identidade do jogador. Além disso, ser protagonista e ter uma atividade que foge da posição de espectador é outro fator importante que atrai o estudante.
Na Educação, os games têm ganhado cada vez mais espaço, usados como estratégia para atrair maior atenção e engajamento dos estudantes, ao mesmo tempo em que os coloca como protagonistas da própria aprendizagem. Nós, da Árvore, acreditamos no potencial que os jogos têm de estimular a participação dos estudantes e tornar a aprendizagem mais prazerosa.
A concepção
pedagógica
A gamificação da Árvore Livros é composta por uma Floresta que vai sendo construída à medida que o leitor realiza diversas leituras na plataforma, com a possibilidade de adquirir algumas recompensas. Assim, o estudante poderá acompanhar o progresso de sua floresta paralelamente à ampliação de sua frequência e repertório de leitura, unindo aprendizagem e jogo.
Como funciona?
Leitura para ganhar pontos, moedas e gotas
O aluno pode conquistar três tipos de recompensas: pontos, moedas e gotas. Esses três itens são adquiridos por meio da leitura, quanto mais o estudante lê, mais pontos, moedas e gotas ganha.
Plantando árvores
À medida que o leitor ganha pontos, moedas e gotas, novas espécies de árvores são liberadas para serem cultivadas na Floresta.
De olho no contador de água
As gotas de água mantêm a Floresta crescendo. Os estudantes podem acompanhar a quantidade de gotas pelo contador.
Tudo na área de conquistas!
Além de gerar pontos para a Liga, ranking nacional da Árvore Livros, a leitura dos alunos também gera recursos para a Floresta. Os estudantes podem acompanhar todos os ganhos na área de conquistas.
Nós, da Árvore, trabalhamos para formar cidadãos mais críticos e conscientes e encontramos nessa proposta uma forma de promover também uma reflexão acerca do impacto ambiental e cuidado com o meio ambiente.
As espécies da floresta
Você já viu um pé de Romanceiro? Construímos toda a narrativa baseada na união entre o mundo da leitura e o meio ambiente, nomeando as espécies das árvores com nomes inspirados nos estilos literários.
Para compartilhar com os alunos
Se a sua escola já tem Árvore Livros e você quer incentivar seus alunos a cuidarem da Floresta, compartilhe os tutoriais que fizemos para ajudar nossos leitores! Basta copiar o link e mandar para os seus alunos.
Ficou com alguma dúvida?
Também selecionamos algumas perguntas frequentes para ajudar nossos leitores.
Os três são adquiridos de acordo com o tempo que você passa lendo. Quanto mais você lê, mais gotas, pontos e moedas recebe! Lembre-se: leia o que você gosta para que a leitura seja prazerosa e as gotas serão só consequência.
A quantidade de gotas que sua floresta consome tem relação com o seu ano escolar. Para a Educação Infantil, 1º e 2º anos é 1 gota por dia, 3º, 4º e 5º anos são 3 gotas por dia, 6º, 7º, 8º e 9º são 5 gotas e Ensino Médio são 7 gotas por dia. As florestas dos professores também consomem 7 gotas por dia.
Existem alguns tipos de adubos na Floresta que aceleram o tempo de crescimento da árvore. O adubo simples acelera o crescimento em 8 dias, enquanto o super adubo é capaz acelerar em 16 dias o crescimento.
Não, a Liga continua normalmente com o ranking mensal dos alunos mais leitores da Árvore no Brasil.