Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Tecnologia nas escolas: vantagens e desvantagens

Tecnologia nas escolas: vantagens e desvantagens

22 set 2021
5 min
Post modificado em:
6/6/2022

Está cada vez mais evidente que a tecnologia tem transformado nosso cotidiano e nossa interação com as outras pessoas. O desenrolar das pequenas coisas do dia a dia, como a forma que tomamos ciência dos acontecimentos do mundo, o modo de assistir filmes e séries, aquela dúvida que já não é mais sanada com uma consulta ao dicionário, mas  com o oráculo da internet que em menos de três segundos nos apresenta a resposta, são exemplos que demonstram essas transformações. 

Nesse contexto de mudanças, a escola vem progressivamente sendo demandada para responder e acompanhar essas mutações. Para responder aos desafios dessa demanda, conheça as vantagens e desvantagens do uso da tecnologia nas escolas. Vem com a gente!

Quais as principais vantagens do uso de tecnologias na sala de aula?

As tecnologias digitais oferecem à escola uma melhora significativa da qualidade de ensino. As competências essenciais descritas pela BNCC são mais efetivamente desenvolvidas nelas, como a empatia e cooperação, cultura digital e a comunicação. Além disso, essas que são atribuições fortemente demandadas ao cidadão do século XXI.

Além da potencialidade de dinamizar o processo de ensino, propicia uma maior interação e trocas com o professor e colegas. Ademais, a conexão com a internet permite rapidez e uma fonte inesgotável de conhecimento, impulsionando o aprendizado de modo a tornar os componentes curriculares e habilidades mais lúdicas e palatáveis aos diferentes segmentos.

Conheça a maior solução de leitura para sua escola. Acesse agora o site!

Acompanhamento do desenvolvimento

As plataformas tecnológicas oferecem ao professor a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento de cada aluno, permitindo que as dificuldades encontradas pelo estudante em determinado assunto ou habilidade sejam enfrentadas. Assim, com um olhar mais assertivo sobre o desempenho de cada um, a leitura sobre o aprendizado da turma pode ser muito mais precisa.

Desse modo, criar atividades de ensino, de acordo com o interesse de cada aluno, não é mais um bicho de dez cabeças, em razão de as plataformas digitais oferecerem dados que permitem um acompanhamento individualizado, oportunizando um  atendimento mais cuidadoso sobre a trajetória do aluno. Não se pode esquecer que partir do universo de vida, gostos e preferências do discente é uma recomendação de um dos maiores pedagogos do país, Paulo Freire. 

Expansão do acesso

Outra vantagem do uso da tecnologia na escola é o rompimento da barreira espaço/tempo, tendo em vista que a comunicação e possibilidade de acesso às plataformas tecnológicas se expande para todos os lugares, rompendo os muros da escola.

O que trás uma mudança expressiva na concepção de aprendizagem, já que não mais se restringe a sala de aula. Esse fato também pode ser um aspecto valioso para o desenvolvimento de autonomia e responsabilidade nos alunos.

Leia também: Tecnologia na sala de aula: como pode beneficiar seus alunos?

E agora, quais são as desvantagens?

A sociologia da educação tem demonstrado que apenas  a inserção das tecnologias na escola, sozinhas, não são capazes de mudar o cenário da educação no país, principalmente porque elas precisam estar aliadas a uma educação comprometida e com objetivos bem traçados.

Isso porque possuir recursos sem traçar propósitos pode ser só mais uma gotinha em um imenso oceano.

Preparação do professor

Ademais, a preparação do professor é fundamental para uma utilização efetiva desse ferramental. Algumas pesquisas têm mostrado que é muito comum que o professor utilize tecnologia no seu dia a dia, no entanto, ainda apresenta dificuldades em fazer dela uma aliada no trabalho em sala de aula.

Por isso, a gestão escolar precisa estar atenta para fomentar a formação continuada de seus profissionais, oferecendo incentivo e possibilidades para o aprofundamento do seu conhecimento, principalmente a transposição didática. 

A gestão escolar, também, não pode perder de vista que a tecnologia não substitui a função do professor, pelo contrário, dá condições de uma prática mais assertiva e de proximidade, possibilitando a  criatividade pedagógica, como a criação de atividades que combinam a tecnologia com outras práticas, como oficinas, feiras e expressões artísticas.

Tecnologia que faça sentido para a escola

Assim, é de igual modo necessário uma escolha responsável da gestão escolar sobre qual tecnologia investir. Por serem muitas as possibilidades, é importante estar atento, considerando o Projeto Político Pedagógico da instituição, à melhor tecnologia que responde às aspirações da escola e ao seu propósito de educação, mas que principalmente responda às necessidades e dores do professor na dinâmica de ensino.

Leia também: Como a tecnologia educacional pode ajudar na sala de aula?

Por fim, o uso das tecnologias, assim como de qualquer outro recurso, possui vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas e consideradas. No entanto, não podemos menosprezar os avanços e a importância que a tecnologia em sala de aula tem acrescido para o aprendizado dos discentes, dinamizando o cotidiano escolar e ampliando seu potencial de ensino-aprendizagem.

Curtiu nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e receba notícias sobre Educação diretamente no seu e-mail!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Grupo de WhatsApp da escola: como gerir da melhor forma

Gestores escolares, descubram neste post como gerenciar da melhor forma os grupos de whatsapp da sua escola.

Continuar
Gestão Escolar

Conselho de classe: 15 dicas de como organizar na escola

O conselho de classe é um momento muito importante para todos da comunidade escolar. Confira, neste artigo, 15 dicas para organizar os da sua instituição.

Continuar