Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
6 dicas para apoiar o planejamento escolar 2024

6 dicas para apoiar o planejamento escolar 2024

16 dez 2021
2 min
Post modificado em:
20/9/2022

Nos últimos dois anos, o ambiente escolar se transformou. Com a necessidade de aulas remotas e do ensino híbrido, as escolas se reinventaram e focaram no planejamento escolar.

Professores e professoras aprenderam a utilizar novas ferramentas digitais e a encontrar novas formas de se conectar com suas turmas. Os aprendizados desses anos certamente não ficaram para trás, comprovando que a tecnologia pode ser uma aliada da educação.

O que é o planejamento escolar?

O planejamento escolar portanto é um momento importante para definição de calendário letivo, distribuição de disciplinas e definição de quadro de horários. Ele inclui ainda ações e melhorias previstas para aquele ano letivo e revisão e elaboração de materiais importantes para a escola, como o projeto político pedagógico.

Dessa maneira, o planejamento escolar é essencial para manter a organização do ano letivo, o melhor aproveitamento dos recursos da escola e definir metas e ações para serem realizadas durante todo o período escolar.

6 dicas para seu planejamento escolar

Desta forma, preparamos algumas dicas para apoiar gestores e gestoras escolares na construção de um novo ano letivo. Vamos conferir?

1 - Faça um balaço do ano letivo

Junto com a sua euipe discente, avalie o que deu certo e o que não deu certo no ano anterior. Você pode orientar esse momento de balanço com algumas perguntas norteadoras como:

  • Quais foram os principais desafios e/ou conquistas da adoção do ensino híbrido ou remoto?
  • Como potencializar o que deu certo e o que fazer para organizar o que necessita de aprimoramentos?
  • Quais foram os resultados e aprendizados desses últimos anos?

Assim, no contexto atual, é fundamental analisar como o aprendizado se deu e também qual é o papel do ensino híbrido e de suas ferramentas de agora em diante.

Uma outra ideia é convidar os alunos para uma conversa, escutando suas percepções sobre o ano letivo que se passou. Dessa maneira, é possível identificar pontos que poderiam passar despercebidos. Isso pode ser feito através de um fórum estudantil.

2 - Defina seus objetivos e metas para o ano

Com o balanço feito, é hora de começar o planejamento. A partir dos pontos identificados, faça uma lista com os objetivos e metas para o próximo ano. Com base nesses objetivos e metas, inicie o planejamento das ações que vão concretizá-los.

É importante lembrar que essas ações serão trabalhadas durante todo o ano, ou seja, elas devem ser revisadas de forma periódica.

O que pode ser incluído nessa etapa: cursos de aprimoramentos para a equipe; novos projetos; reuniões periódicas com os colaboradores, com os professores, alunos e alunas; ações de engajamento com a comunidade escolar; entre outras atividades.

3 - Pesquise tendências e inove!

A pandemia trouxe diversos desafios para a educação. Em um mundo cada vez mais conectado, pode ser interessante investigar o que o mercado de educação está trazendo de novidades e o que está sendo aplicado pelas escolas.

Que tal aproveitar a semana de planejamento para fazer essa pesquisa? Busque novos conteúdos, tecnologias e metodologias inovadoras para sua equipe docente.

Afinal, o uso de ferramentas digitais na sala de aula incentiva e promove autonomia e protagonismo para os alunos e alunas no processo de aprendizagem. Uma sugestão é pensar em uma nova ferramenta de comunicação escolar ou ampliar o laboratório de informática. É necessário inovar!

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

4 - Conte com o apoio da tecnologia

Planilhas online que podem ser compartilhadas, reuniões por videoconferência, sistemas de gestão escolar e agenda digital. Esses são só alguns exemplos de como a tecnologia pode apoiar o processo de planejamento escolar.

Aproveite das ferramentas digitais e do uso de tecnologias para que professores e gestores consigam montar em conjunto e com uma boa comunicação o planejamento escolar do ano.

Além disso, tenha em mente que o dia a dia pode ser facilitado com o uso dessas tecnologias na sua instituição de ensino. Por isso, investir em sistemas personalizados pra sua escola e no treinamento da equipe para o uso de tecnologias na comunidade escolar é fundamental.

5 - Democracia no planejamento escolar

Garanta uma gestão democrática e a participação de toda comunidade escolar na definição do planejamento do ano. Isso não quer dizer que todos participarão da mesma forma, e nem que a gestão escolar precise ficar tirando dúvidas de cada aluno, família ou professor.

Mas é possível estabelecer processos e momentos nos quais toda comunidade escolar participe de diferentes formas e com diferentes influências. É importante ouvir cada grupo em separado como também em conjunto.

Esses debates de ações no planejamento escolar pode ser realizado em diferentes momentos e durante todo ano letivo. Afinal, dessa forma a gestão escolar garante a participação e o engajamento de todos.

6 - Defina um plano de ação

Ao definir seu planejamento escolar para o ano é importante definir também um plano de ação para definição e realização de todas as ações do plano.

O plano de ação pode contar com delegação e compartilhamento de tarefas. Dessa forma, o coordenador pedagógico pode acompanhar a definição de planos de aula, mas essa tarefa fica a cargo dos professores da escola.  Já a definição de todo modelo de ensino da escola deve ser acompanhado mais de perto pelo coordenador pedagógico.

É importante que a gestão escolar realmente delegue funções e responsabilidades, garantindo autonomia para a equipe e um ambiente de trabalho saudável.

Afinal, a gestão escolar pode participar da definição de mudanças no espaço físico da escola, por exemplo, mas após as definições todo trabalho operacional e acompanhamento diário pode ser acompanhado por uma equipe mais técnica ou administrativa da escola.‍

Gostou das nossas dicas? Aproveite para baixar nossa Planilha do Planejamento Escolar gratuita!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão Escolar

9 livros sobre gestão escolar que você precisa ler!

Reunimos aqui dicas de livros sobre gestão escolar fundamentais para você que quer aprofundar seus conhecimentos na sua área de atuação ou formação.

Continuar
Gestão Escolar

Especialistas falam da relação família e escola na pandemia

Confira neste post o que especialistas no tema falam sobre a relação família e escola durante a pandemia.

Continuar