Blog da Árvore
Gestão Escolar
3 dicas para apoiar o planejamento escolar 2022

3 dicas para apoiar o planejamento escolar 2022

16 dez 2021
2 min
Post modificado em:
14 jun 2022

Nos últimos dois anos, o ambiente escolar se transformou. Com a necessidade de aulas remotas e do ensino híbrido, as escolas se reinventaram e focarem no planejamento escolar.

Professores e professoras aprenderam a utilizar novas ferramentas digitais e a encontrar novas formas de se conectar com suas turmas. Os aprendizados desses anos certamente não ficaram para trás, comprovando que a tecnologia pode ser uma aliada da educação.

O que é o planejamento escolar?

O planejamento escolar portanto é um momento importante para definição de calendário letivo, distribuição de disciplinas e definição de quadro de horários. Ele inclui ainda ações e melhorias previstas para aquele ano letivo e revisão e elaboração de materiais importantes para a escola, como o projeto político pedagógico.

Dessa maneira, o planejamento escolar é essencial para manter a organização do ano letivo, o melhor aproveitamento dos recursos da escola e definir metas e ações para serem realizadas durante todo o período escolar.

6 dicas para seu planejamento escolar

Desta forma, preparamos algumas dicas para apoiar gestores e gestoras escolares na construção de um novo ano letivo. Vamos conferir?

1 - Faça um balaço do ano letivo

Junto com a sua euipe discente, avalie o que deu certo e o que não deu certo no ano de 2021. Você pode orientar esse momento de balanço com algumas perguntas norteadoras como:

  • Quais foram os principais desafios e/ou conquistas da adoção do ensino híbrido ou remoto?
  • Como potencializar o que deu certo e o que fazer para organizar o que necessita de aprimoramentos?
  • Quais foram os resultados e aprendizados desses últimos anos?

Assim, no contexto atual, é fundamental analisar como o aprendizado se deu e também qual é o papel do ensino híbrido e de suas ferramentas de agora em diante.

Uma outra ideia é convidar os alunos para uma conversa, escutando suas percepções sobre o ano letivo que se passou. Dessa maneira, é possível identificar pontos que poderiam passar despercebidos. Isso pode ser feito através de um fórum estudantil.

2 - Defina seus objetivos e metas para o ano

Com o balanço feito, é hora de começar o planejamento. A partir dos pontos identificados, faça uma lista com os objetivos e metas para o próximo ano. Com base nesses objetivos e metas, inicie o planejamento das ações que vão concretizá-los.

É importante lembrar que essas ações serão trabalhadas durante todo o ano, ou seja, elas devem ser revisadas de forma periódica.

O que pode ser incluído nessa etapa: cursos de aprimoramentos para a equipe; novos projetos; reuniões periódicas com os colaboradores, com os professores, alunos e alunas; ações de engajamento com a comunidade escolar; entre outras atividades.

3 - Pesquise tendências e inove!

A pandemia trouxe diversos desafios para a educação. Em um mundo cada vez mais conectado, pode ser interessante investigar o que o mercado de educação está trazendo de novidades e o que está sendo aplicado pelas escolas.

Que tal aproveitar a semana de planejamento para fazer essa pesquisa? Busque novos conteúdos, tecnologias e metodologias inovadoras para sua equipe docente.

Afinal, o uso de ferramentas digitais na sala de aula incentiva e promove autonomia e protagonismo para os alunos e alunas no processo de aprendizagem. Uma sugestão é pensar em uma nova ferramenta de comunicação escolar ou ampliar o laboratório de informática. É necessário inovar!

4 - Conte com o apoio da tecnologia

Planilhas online que podem ser compartilhadas, reuniões por videoconferência, sistemas de gestão escolar e agenda digital. Esses são só alguns exemplos de como a tecnologia pode apoiar o processo de planejamento escolar.

Aproveite das ferramentas digitais e do uso de tecnologias para que professores e gestores consigam montar em conjunto e com uma boa comunicação o planejamento escolar do ano.

Além disso, tenha em mente que o dia a dia pode ser facilitado com o uso dessas tecnologias na sua instituição de ensino. Por isso, invistir em sistemas personalizados pra sua escola e no treinamento da equipe para o uso de tecnologias na comunidade escolar é fundamental.

5 - Democracia no planejamento escolar

Garanta uma gestão democrática e a participação de toda comunidade escolar na definição do planejamento do ano. Isso não quer dizer que todos participarão da mesma forma, e nem que a gestão escolar precise ficar tirando dúvidas de cada aluno, família ou professor.

Mas é possível estabelecer processos e momentos nos quais toda comunidade escolar participe de diferentes formas e com diferentes influências. É importante ouvir cada grupo em separado como também em conjunto.

Esses debates de ações no planejamento escolar pode ser realizado em diferentes momentos e durante todo ano letivo. Afinal, dessa forma a gestão escolar garante a participação e o engajamento de todos.

6 - Defina um plano de ação

Ao definir seu planejamento escolar para o ano é importante definir também um plano de ação para definição e realização de todas as ações do plano.

O plano de ação pode contar com delegação e compartilhamento de tarefas. Dessa forma, o coordenador pedagógico pode acompanhar a definição de planos de aula, mas essa tarefa fica a cargo dos professores da escola.  Já a definição de todo modelo de ensino da escola deve ser acompanhado mais de perto pelo coordenador pedagógico.

É importante que a gestão escolar realmente delegue funções e responsabilidades, garantindo autonomia para a equipe e um ambiente de trabalho saudável.

Afinal, a gestão escolar pode participar da definição de mudanças no espaço físico da escola, por exemplo, mas após as definições todo trabalho operacional e acompanhamento diário pode ser acompanhado por uma equipe mais técnica ou administrativa da escola.‍

No items found.
Versão gratuita Árvore Livros

Experimente a versão gratuita da Árvore Livros

Tenha todas as funcionalidades da Árvore Livros em uma versão gratuita com acervo selecionado.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

Gestão Escolar

Motivos para implementar um sistema de gestão escolar

Conheça os benefícios trazidos por um sistema de gestão escolar e descubra porque vale a pena investir em um para sua instituição de ensino.

Continuar
Gestão Escolar

Tecnologia nas escolas: vantagens e desvantagens

Veja as vantagens e desvantagens do uso das tecnologias digitais na sala de aula. E como as tecnologias têm transformado nosso cotidiano e o aprendizado.

Continuar
Gestão Escolar

Sistemas de Gestão Escolar: Entenda Como A Tecnologia Pode Ser Sua Aliada!

Você sabia que a tecnologia pode ser uma grande aliada na administração das escolas? Confira neste artigo como isso pode acontecer por meio dos sistemas de gestão escolar.

Continuar