Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
O ensino hibrido nas habilidades socioemocionais

O ensino hibrido nas habilidades socioemocionais

2020-11-26
3 min
Post modificado em:
9/6/2021
Pai e filho olhando para tablet

O desenvolvimento das habilidades socioemocionais é importante para a geração atual, chamada de nativos digitais, uma geração que nasceu na era tecnológica. Essas crianças entendem e são capazes de executar coisas incríveis em diversos aparelhos eletrônicos desde muito novas. A atenção acaba sendo disputada não só pelas pessoas próximas, mas por telas de computador, celular e tv. Se as crianças não forem devidamente orientadas quanto ao uso do digital, podem se distanciar de vivências estritamente necessárias, como a convivência em grupo e a resolução de conflitos. Pensando nisso, percebemos a necessidade de incluir o desenvolvimento das habilidades socioemocionais na escola, que ainda é um ambiente de muita interação social e trabalho em grupo. Mas como fazer isso no ambiente virtual? É isso que iremos responder ao longo do texto, então fica com a gente e aproveita o conteúdo!

O que são as habilidades socioemocionais?

Essas habilidades, também conhecidas como habilidades do futuro, possuem como princípio o protagonismo do aluno e o desenvolvimento de competências que envolvem aspectos sociais, comportamentais, esportivos, emocionais, artísticos, entre outros. Elas caracterizam um desenvolvimento geral dos alunos para além dos conteúdos básicos das disciplinas curriculares e que podem ser incentivados durante o dia a dia da sala de aula. Listamos a seguir algumas dessas habilidades desenvolvidas por meio do ensino híbrido.

Importância do ensino híbrido no desenvolvimento das habilidades socioemocionais

O ensino híbrido é capaz de aproximar pessoas, promover a interação social e desenvolver diversas habilidades, além de dar autonomia aos alunos em seu processo de aprendizagem. Por ser capaz de promover interação, o ensino híbrido também permite que a educação seja mais dinâmica, divertida, inteligente e engajadora. Além disso, disponibiliza diversos modelos de aulas interativas que incentivam o desenvolvimento das habilidades do futuro e dos conteúdos programáticos. Além de todas essas vantagens, ainda disponibilizamos uma lista dos principais benefícios do desenvolvimento da inteligência emocional por meio do ensino híbrido:

  • Diminuição dos níveis de estresse;
  • Melhor administração das reações emocionais negativas;
  • Sabedoria para encarar situações difíceis ao invés de evitá-las;
  • Mais facilidade na transmissão de ideias e pensamentos;
  • Autonomia na administração de conflitos.

Como desenvolver as habilidades socioemocionais com o ensino híbrido?

1. Pensamento crítico

O pensamento crítico é uma habilidade de extrema importância para o desenvolvimento de qualquer ser humano, pois ele desenvolve diversas outras habilidades como o questionamento, principalmente o próprio, o que abre espaço para o conhecimento e para o surgimento de novas ideias. Outras habilidades desenvolvidas pelo pensamento crítico são: capacidade de resolver conflitos, empatia, criatividade e escuta ativa. Mas como desenvolver isso tudo com o ensino híbrido? Uma das melhores maneiras de se desenvolver o pensamento crítico é a leitura. É por meio dela que temos acesso a diversos pensamentos e informações que ajudam a construir argumentos e ideias. E para ajudar você a desenvolver essa habilidade com a ajuda do ensino híbrido, a Árvore possui mais de 30 mil livros para ler quando e onde quiser em uma plataforma gamificada, que oferece a crianças e jovens uma forma ainda mais divertida. Além disso, a Árvore ainda oferece recursos de apoio ao educador para ajudar nas intervenções com os alunos.

2. Criatividade

É uma habilidade humana que possui alto valor, por permitir a evolução constante. Ela permite que nós criemos, inovamos e sejamos inventivos. Ou seja, é tudo aquilo que se refere ao potencial de criação. E pelo contrário do que muitos pensam, a criatividade é uma habilidade que está presente em todos nós, pois ela vem da vivência e isso é algo que todos temos. Para alguns, essa criatividade pode estar adormecida, mas basta estimulá-la para que aos poucos ela surja no dia a dia. Existem diversas formas de estimulá-la, desde ler um livro, aprender algo novo, até jogar um jogo de celular. Ela é exercitada quando damos diferentes estímulos ao cérebro, por isso o uso da gamificação na educação é uma ótima aliada nesse processo de desenvolvimento. A Jovens Gênios é uma plataforma digital voltada para os anos finais do ensino fundamental, que faz uso da gamificação para desenvolver não só os conteúdos básicos das disciplinas curriculares, mas as habilidades do futuro, como a criatividade. A plataforma incentiva os alunos a solucionar questões, de acordo com o conteúdo escolhido pelo professor, disputando os primeiros lugares. Isso pode ser feito tanto dentro de uma turma, como de uma turma para outra, incentivando assim mais uma habilidade: o trabalho em equipe. Em 2020, com o ensino remoto, centenas de escolas tiveram resultados incríveis com o uso das plataformas de aprendizagem da Jovens Gênios, mesmo em um ano de grandes desafios para as escolas.

3. Resolução de problemas complexos

Essa habilidade envolve a capacidade de criar soluções fora da caixinha, unindo processos bem definidos para a resolução de questões nem sempre tão claras. Resolver problemas complexos significa olhar as questões de forma clara e objetiva, fazendo um diagnóstico e então conseguir se afastar para pensá-las de forma racional, ressignificando-as e apresentando novos caminhos criativos. Tudo isso precisa de muito controle emocional e cognitivo, mas se executado com maestria, é uma habilidade extremamente valorizada em um futuro profissional. Dito isso, como  podemos desenvolvê-la? Uma forma muito inteligente de desenvolver essa e muitas outras habilidades é a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos. Essa metodologia possui diversos passos a serem cumpridos e em cada um deles pode-se usar plataformas diferentes, como o Google Meet, Google Forms, Jamboard, Google docs, Keep e Google Calendário. Todas gratuitas.

4. Inteligência emocional

No nosso dia a dia, passamos por diversas situações que podem nos abalar emocionalmente. Problemas familiares, no trabalho ou até mesmo um acontecimento isolado que podem nos causar extremo desconforto. Por isso, a inteligência emocional se torna tão importante, pois ela nos dá autonomia para entender nossos sentimentos e lidar com eles, sem colocar a responsabilidade nos outros.  Desenvolver essa habilidade nos permite descobrir diversas outras, como empatia, escuta ativa, comunicação entre outras. E nada melhor para desenvolvê-la do que a interação interpessoal, pois é através dela que surgem conflitos e possibilidade de conversa sobre os sentimentos. Uma metodologia ativa que ajuda nesse desenvolvimento é a Aprendizagem Baseada em Equipes. Ela é um método que pode ser proposto a grupos pequenos de alunos, que passam por avaliações individuais e em grupo para que assim entendam e saibam aplicar ideias em processos difíceis. Esses processos são preparados por meio de leituras e demais conteúdos para a resolução de casos reais ou inventados. Assim como a Aprendizagem Baseada em Problemas, essa metodologia possui diversos passos, podendo utilizar plataformas de pesquisas, como o Google, de encontros, como o Hangout ou o Zoom, de organização, como o Trello e de criação de banners e projetos, como o Miro.

5. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é extremamente necessário para realizar tarefas de um grupo com determinação e dedicação, levando em conta a coletividade e a empatia. Ele significa agrupar um conjunto de pessoas que irão desenvolver determinadas ações que buscam alcançar um propósito maior, um único objetivo. A ideia é que o grupo consiga trabalhar de forma em que seus integrantes saibam quais são as responsabilidades de todos os integrantes do grupo. Assim, todas as ideias e esforços são direcionados para um objetivo em comum. Ele é importante, pois possibilita que diversos trabalhos sejam feitos com excelência e rapidez, além de garantir um ambiente colaborativo e agradável. A sala de aula invertida, é uma metodologia ativa que se aplicada de forma adaptada, pode trabalhar muito bem essa habilidade, incentivando os alunos a construírem um conteúdo, em conjunto, sobre um material estudado individualmente. Através de diversas plataformas online, é possível aplicar essa metodologia. A Jovens Gênios é uma delas, onde os alunos trabalham a aula invertida em grupos e precisam criar conteúdos explicativos sobre um determinado assunto. Com isso, ajudam ainda seus amigos a entender a matéria cobrada pelo professor.

Apoio no desenvolvimento de habilidades socioemocionais

Com todos esses exemplos, podemos observar que o ensino híbrido é uma ferramenta fundamental para auxiliar os educadores no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, promovendo ainda uma educação engajadora, divertida e inteligente. Desenvolver tantas habilidades nos alunos não é uma tarefa fácil visto que a ementa de disciplinas já é tão extensa. Por isso, a utilização de plataformas educacionais que utilizem o ensino híbrido se faz fundamental, já que elas facilitam processos longos e auxiliam os educadores no dia a dia. A Jovens Gênios busca facilitar cada vez mais a vida do profissional de educação, por isso, desenvolve diversos conteúdos em seu blog, que auxiliam gestores e educadores em seu dia a dia. A empresa desenvolve plataformas de aprendizagem e de avaliações para facilitar a aplicação do ensino híbrido e tornar a aprendizagem dos alunos muitos mais engajadora, efetiva e divertida. Ficou curioso? Clica aqui.

Este conteúdo foi escrito pela Jovens Gênios.

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha de planejamento escolar

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Você pode gostar também

Educação

Qual a importância da tecnologia na educação?

Entenda qual é a importância da tecnologia na educação e de quais formas ela pode ser introduzida no ambiente escolar. Confira o texto preparado pela Árvore.

Continuar
Educação

Volta às aulas: exemplo real de como se preparar

Quer se preparar para o volta às aulas na sua escola?

Continuar