Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Gestão Escolar
Volta às aulas: veja como o gestor escolar pode se preparar durante o recesso

Volta às aulas: veja como o gestor escolar pode se preparar durante o recesso

17 jan 2022
2 min
Post modificado em:
5/8/2022

form-QME-blogposts

Para gestores de instituições de ensino, o período de férias escolares tende a ser de muito trabalho. E a quantidade de demandas e as expectativas para o próximo ano podem fazer com que algumas necessidades sejam esquecidas ou deixadas para depois, sobrecarregando o início do período letivo.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas muito úteis sobre o que pode ser adiantado e o que não deve deixar de ser feito no período que antecede o retorno das aulas. Confira. 

Faça uma autoavaliação

‍Fazer uma reflexão crítica sobre nossas ações e reações é imprescindível para uma prática consciente e afetiva, principalmente no universo da educação. Afinal, mesmo não atuando em sala de aula, o gestor escolar exerce um impacto direto sobre os alunos e, por isso, é preciso se autoavaliar constantemente.

Aproveite o período antes da volta às aulas para repensar ações e relações com demais profissionais, pais e alunos no ano letivo anterior. A comunicação interna, como a solicitação de feedbacks dos professores e demais atores da escola, pode ajudar muito!

Invista em formação continuada

Faz parte do universo da educação estar em constante movimento para expandir perspectivas e aprimorar habilidades e práticas. 

É interessante separar um tempo durante o recesso escolar para se dedicar à formação continuada: palestras, seminários e cursos ajudam a aprimorar suas habilidades e melhorar sua performance no cotidiano da instituição de ensino.

Pense no espaço físico da escola

O período de férias pode ser utilizado para a realização de reformas necessárias à estética da escola, mas também é possível repensar a estrutura do ambiente, a fim de que ela se torne mais inclusiva. 

E se a sua dúvida é “como organizar a escola?”, considere que as instituições de ensino devem ser ambientes acessíveis e acolhedores, estando de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência nº 13.146/2015. Por isso, utilize o período antes da volta às aulas para construir ou reformar rampas, estruturar o banheiro, melhorar a mobilidade nas salas e demais espaços de lazer. 

Além disso, é preciso priorizar a segurança, revisando instalações, extintores e a qualidade de grades e outros materiais de ferro e vidro.

Planeje a divulgação da escola

O período de férias escolares é um ótimo momento para focar na campanha de matrículas e rematrículas. Para isso, vale a pena promover uma força-tarefa de divulgação, incluindo ações de marketing escolar, como a atualização das redes sociais.

Compartilhe depoimentos de alunos aprovados em grandes vestibulares, de ex e atuais alunos satisfeitos, e também de pais e professores, a fim de alavancar a visibilidade e a confiança da sua escola. Como resultado, poderá haver aumento do número de renovações de matrículas e de novos estudantes.

Dica extra:

Você pode contratar um profissional de mídia para cuidar das redes da escola. Assim, com apoio especializado, sua escola terá maior visibilidade, bem como seus eventos e suas atividades. Esse pode ser um ótimo investimento!

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

Acolha os novos alunos

A movimentação de matrículas costuma ser intensa no fim e no início do ano, sendo comum ver pais e alunos ansiosos para conhecer mais de perto o espaço escolar. Por isso, por que não aproveitar esse momento para pensar em uma recepção bem especial?

Você pode promover, antes das aulas começarem, uma comunicação mais afetuosa, que mostre a importância da participação de todos durante o ano letivo. Outra dica é oferecer um cartão de boas-vindas no momento da distribuição dos uniformes.

Também é indicado listar as principais vias de contato da escola e compartilhar os profissionais que fazem parte da instituição.

Receba professores e funcionários

O vínculo entre o corpo administrativo e docente deve ser fortalecido durante todo o ano. Afinal, ele contribui para a melhoria do fluxo de atividades da escola e para o aperfeiçoamento da comunicação, reduzindo conflitos e ruídos. 

As férias podem ser um momento ideal para pensar em ações que reforcem esse laço por meio do acolhimento dos profissionais da sua escola no próximo ciclo. A valorização do trabalho é fundamental para que cada um, de professores a secretários, passando pelos profissionais de limpeza e de alimentação, se sinta respeitado e reconhecido.

Dica extra:

Você pode desenvolver pequenas ações, como a entrega de kits confeccionados pela escola e o oferecimento de cafés e almoços. Além de acolhê-los, use esses momentos para lembrá-los da importância do seu papel, do projeto político pedagógico e da filosofia da escola.

Leia também: 5 dicas de como aplicar a gestão democrática na escola

Combata a síndrome de burnout

A síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pelo desgaste profissional que leva ao estresse crônico e à tensão emocional. A síndrome de Burnout em professores é causada principalmente pela atuação ocupacional em um ambiente de alta competitividade e sobrecarga de tarefas.

É fato que a valorização dos profissionais da escola passa, essencialmente, pelo respeito à sua saúde mental. Por isso, é fundamental que a gestão escolar elabore estratégias para combater o acúmulo de atividades, oferecendo melhorias nas condições de atuação dos professores e incentivando seu bem-estar.

Leia bons livros

A prática da leitura pode ser prejudicada diante da correria de matrículas e demais responsabilidades no período de recesso. No entanto, antes da volta às aulas, ler um bom livro durante as férias será revigorante . 

Além de ser um momento de distração, a literatura tem o poder de acalmar e renovar as energias, para você concluir essa etapa a todo vapor. 

Agora que você já sabe como se preparar para a volta às aulas, assine nossa newsletter e tenha acesso a notícias importantes sobre o universo educacional. Mantenha-se informado e aprenda caminhos capazes de transformar a educação!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Gestão da Educação Pública: indicadores para Secretarias

Confira no post os principais indicadores para Secretarias que a Gestão da Educação Pública precisa acompanhar!

Continuar
Gestão Escolar

9 livros sobre gestão escolar que você precisa ler!

Reunimos aqui dicas de livros sobre gestão escolar fundamentais para você que quer aprofundar seus conhecimentos na sua área de atuação ou formação.

Continuar