Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Como ler mais: estratégias para aprimorar a leitura

Como ler mais: estratégias para aprimorar a leitura

31 de maio de 2021
5 minutos
Post modificado em:
4/4/2022

Ser um leitor proficiente, crítico e curioso nos possibilita uma melhor comunicação oral, escrita e permite que os nossos textos cheguem com mais clareza para o nosso interlocutor. Portanto, ler mais no nosso cotidiano também ajudará educadores e alunos a desenvolverem todas estas habilidades.

A competência leitora, que se inicia até antes do processo de alfabetização, pode e deve ser ampliada durante toda a vida. Ler mais nos oferece a capacidade de estabelecer relações entre os diferentes textos e assuntos, nos posicionar diante dos fatos e opinar com base em argumentos.

Assim, passear pelos mais diversos gêneros textuais nos deixa mais antenados e nos leva para um caminho mais cuidadoso e respeitoso com as diferentes formas de linguagem, o que afeta nossa vida pessoal, escolar e profissional. Investir nas habilidades de leitura nos prepara para viver a vida na escola, na universidade e no trabalho.

Comece a ler mais hoje!

E o melhor de tudo: nunca é tarde para começar a ler mais. Dessa maneira, se não tivemos a oportunidade desse investimento nas habilidade de leitura antes, podemos fazer isso já! O comportamento leitor curioso e atento pode e deve acontecer a qualquer momento e perdurar por toda a vida. Sempre é hora de entender o que mais gostamos de ler, os nossos autores preferidos, se gostamos mais de poesia, romance ou biografias.

Além disso, investigar se gostamos mais do estilo daquele ou desse jornalista e começar a perseguir as melhores crônicas e tirinhas! Por fim, buscar os autores que mais nos ajudam a aprimorar a nossa capacidade técnica nos ambientes profissionais também pode ser uma ótima saída.

Confira estratégias para ler mais e aprimorar o comportamento leitor:

De olho nos seus gostos

Comece lendo o gênero que mais gosta, no estilo que mais lhe agrada, com os autores que o deixam mais curioso. Além disso, no campo profissional, descubra quem são os especialistas que escrevem sobre a sua área e com quem você se identifica.

Para ler mais no campo literário:

  • Se pensar no universo literário, escolha o gênero ou tema que você mais gosta e convide alguém para ler com você. Desta maneira, conversar sobre as impressões de uma obra ou autor é um super incentivo para continuar a leitura.
  • Se você curte poesia, que tal escolher algumas para ler em voz alta, com as entonações e performances que o texto pede?! Ademais, proponha um sarau com seus amigos ou familiares!

No campo do estudo e pesquisa:

  • Escolha um tema, um autor, um capítulo, uma obra… e divida seu tempo para estudar. A cada dia: um capítulo sobre algo que queira aprender mais, e que o ajude na sua atuação profissional. Registre por escrito alguns pontos que você achou interessante e compartilhe com seus colegas de profissão!

Leia mais: Como incentivar a leitura de forma lúdica

De olho nos objetivos

Procurar entender as suas intenções com os textos que lê é um ótimo começo! Além disso, tenha uma leitura mais ativa com as dicas a seguir.

Estabeleça as suas intenções com a leitura de hoje:

  • Vou  ler para deleite, ler para me informar, ler para aprender, ler para ensinar, ler para o outro, ler para descansar a mente…

E, para cada tipo de leitura, estabeleça diferentes relações. Que tal estar atento:

  • às metáforas da poesia
  • aos relatos de fatos e opiniões na notícia
  • às fontes da reportagem (verifique se elas são confiáveis!!). Entenda as diferentes vozes presentes no texto e quais palavras ajudam a entender isso
  • aos conceitos e procedimentos para o trabalho e/ou estudo
  • a como o romancista define o amor e te envolve na história dos protagonistas apaixonados
  • às palavras irônicas dos cronistas
  • à  relação entre imagem e texto na tirinha e como elas juntas e /ou separadas contam sobre uma notícia lida naquela semana
  • à  trilha sonora do seu filme preferido e aos diálogos de seus personagens favoritos

Tudo isso fará de você um leitor mais atento, um escritor mais repertoriado e um profissional mais antenado ao seu entorno. Afinal, ler mais os diferentes textos ajuda a ler o ambiente, a ler as pessoas. Portanto, ler mais também nos ajuda a atuar de forma cada vez mais ética, responsável, crítica e transformadora.

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha planejamento escolar

Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita para baixar!

Quer uma ajuda extra no planejamento escolar? Baixe gratuitamente nossa planilha pronta para uso!

Você pode gostar também

Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar
Leitura

Quem foi Rubem Alves?

Que tal conhecer um pouco mais da história do importante autor Rubem Alves? Confira no post!

Continuar