Como ler mais: estratégias para melhorar sua habilidade leitora

Ser um leitor proficiente, crítico e curioso nos possibilita uma melhor comunicação oral, escrita e permite que os nossos textos cheguem com mais clareza para o nosso interlocutor. Portanto, ler mais no nosso cotidiano também ajudará educadores e alunos a desenvolverem todas estas habilidades.

A competência leitora, que se inicia até antes do processo de alfabetização, pode e deve ser ampliada durante toda a vida. Ler mais nos oferece a capacidade de estabelecer relações entre os diferentes textos e assuntos, nos posicionar diante dos fatos e opinar com base em argumentos.

Assim, passear pelos mais diversos gêneros textuais nos deixa mais antenados e nos leva para um caminho mais cuidadoso e respeitoso com as diferentes formas de linguagem, o que afeta nossa vida pessoal, escolar e profissional. Investir nas habilidades de leitura nos prepara para viver a vida na escola, na universidade e no trabalho.

Comece a ler mais hoje!

E o melhor de tudo: nunca é tarde para começar a ler mais. Dessa maneira, se não tivemos a oportunidade desse investimento nas habilidade de leitura antes, podemos fazer isso já! O comportamento leitor curioso e atento pode e deve acontecer a qualquer momento e perdurar por toda a vida. Sempre é hora de entender o que mais gostamos de ler, os nossos autores preferidos, se gostamos mais de poesia, romance ou biografias.

Além disso, investigar se gostamos mais do estilo daquele ou desse jornalista e começar a perseguir as melhores crônicas e tirinhas! Por fim, buscar os autores que mais nos ajudam a aprimorar a nossa capacidade técnica nos ambientes profissionais também pode ser uma ótima saída.

Confira estratégias para ler mais e aprimorar o comportamento leitor:

De olho nos seus gostos

Comece lendo o gênero que mais gosta, no estilo que mais lhe agrada, com os autores que o deixam mais curioso. Além disso, no campo profissional, descubra quem são os especialistas que escrevem sobre a sua área e com quem você se identifica.

Para ler mais no campo literário:

  • Se pensar no universo literário, escolha o gênero ou tema que você mais gosta e convide alguém para ler com você. Desta maneira, conversar sobre as impressões de uma obra ou autor é um super incentivo para continuar a leitura.
  • Se você curte poesia, que tal escolher algumas para ler em voz alta, com as entonações e performances que o texto pede?! Ademais, proponha um sarau com seus amigos ou familiares!

No campo do estudo e pesquisa:

  • Escolha um tema, um autor, um capítulo, uma obra… e divida seu tempo para estudar. A cada dia: um capítulo sobre algo que queira aprender mais, e que o ajude na sua atuação profissional. Registre por escrito alguns pontos que você achou interessante e compartilhe com seus colegas de profissão!

Leia mais: Como incentivar a leitura de forma lúdica

De olho nos objetivos

Procurar entender as suas intenções com os textos que lê é um ótimo começo! Além disso, tenha uma leitura mais ativa com as dicas a seguir.

Estabeleça as suas intenções com a leitura de hoje:

  • Vou  ler para deleite, ler para me informar, ler para aprender, ler para ensinar, ler para o outro, ler para descansar a mente…

E, para cada tipo de leitura, estabeleça diferentes relações. Que tal estar atento:

  • às metáforas da poesia
  • aos relatos de fatos e opiniões na notícia
  • às fontes da reportagem (verifique se elas são confiáveis!!). Entenda as diferentes vozes presentes no texto e quais palavras ajudam a entender isso
  • aos conceitos e procedimentos para o trabalho e/ou estudo
  • a como o romancista define o amor e te envolve na história dos protagonistas apaixonados
  • às palavras irônicas dos cronistas
  • à  relação entre imagem e texto na tirinha e como elas juntas e /ou separadas contam sobre uma notícia lida naquela semana
  • à  trilha sonora do seu filme preferido e aos diálogos de seus personagens favoritos

Tudo isso fará de você um leitor mais atento, um escritor mais repertoriado e um profissional mais antenado ao seu entorno. Afinal, ler mais os diferentes textos ajuda a ler o ambiente, a ler as pessoas. Portanto, ler mais também nos ajuda a atuar de forma cada vez mais ética, responsável, crítica e transformadora.

Letícia Reina é Gestora Educacional da Árvore com mais de 25 anos de experiência em escolas, Letícia é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem.

Esse conteúdo foi produzido por:

Letícia Reina

Letícia Reina é Gestora Educacional da Árvore com mais de 25 anos de experiência em escolas, Letícia é mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem.

10.000+ people recommend using Client-first

Você pode gostar também

professora lendo para alunos da educação infantil
Leitura

Qual a importância da leitura na educação infantil? 5 benefícios de incentivar esse hábito

Ler para crianças desde cedo é fundamental para a formação de leitores! Confira neste post os benefícios da leitura na educação infantil.

Continuar
aluna lendo
Leitura

Compreensão leitora: técnicas para melhorar as habilidades de leitura dos alunos

Neste artigo, trazemos técnicas que vão ajudar a desenvolver as habilidade de leitura entre os estudantes e melhorar a compreensão leitora dos mesmos.

Continuar