Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Atividades de empreendedorismo para sala de aula

Atividades de empreendedorismo para sala de aula

12 dez 2017
5 min
Post modificado em:
20/8/2021

Atividades de empreendedorismo para sala de aula é uma forma eficiente de direcionar os alunos para uma realidade cada vez mais comum na sociedade. Ter seu próprio negócio já é um caminho quase tão natural quanto buscar a tradicional colocação no mercado formal de trabalho.

Como o empreendedorismo na educação é uma tendência que cresce continuamente, o professor pode ser peça-chave na preparação dos alunos para empreender. Inclusive, auxiliando no desenvolvimento de uma visão e postura pró-ativas nesse propósito.

A seguir falamos um pouco mais sobre as atividades de empreendedorismo para sala de aula, mostrando como os educadores podem trabalhar a ideia do empreendedorismo na educação, despertando nos alunos o interesse sobre esse assunto. Confira!

Como trabalhar empreendedorismo na escola

Fale (naturalmente) sobre o assunto

Explicar sobre o que é empreendedorismo durante o processo educativo é uma forma eficiente de despertar nos alunos a curiosidade sobre o tema. Muitos deles já podem ter até uma predisposição para viver essa realidade, sobretudo se têm exemplos no círculo familiar ou de amizades.

Então, quanto mais cedo eles entenderem que podem propor soluções para preencher lacunas no mercado e ainda serem donos do seu próprio negócio, melhor. O professor pode abordar em sala de aula algumas características do mundo do empreendedorismo como:

  • as dificuldades que comumente envolvem o desafio de empreender,
  • qual é o perfil do profissional que costuma enveredar por esse caminho,
  • atributos que podem levar o empreendedor ao sucesso.

Além disso, é importante ressaltar que o empreendedor precisa saber aproveitar bem as brechas do mercado, usando muita criatividade para propor soluções inteligentes na forma de negócios.

Proponha atividades em grupo

Empreender tem tudo a ver com gerenciar e  lidar com pessoas. As atividades criativas na sala de aula em equipe são de grande importância para o desenvolvimento interpessoal e também para o senso de coletividade. E ajudam a despertar a necessidade de trabalharem um em prol do outro. E tudo isso são maneiras viáveis de como trabalhar empreendedorismo na escola.

Muitas vezes, o sistema educacional acaba impondo um cenário de constante disputa entre os alunos: por melhores notas, para receber um feedback positivo diante da turma, para estar entre os melhores alunos.

Trabalhar em equipe é uma das melhores atividades de empreendedorismo para sala de aula, pois conscientiza sobre a necessidade de ajudar e receber ajuda. Além de diminuir disputas desleais e promover competições saudáveis.

Leia também: As melhores formas de como dar um feedback a um aluno

Estimule a criatividade

Uma das grandes bases do empreendedorismo é a criatividade. Justamente porque muitos negócios surgem para oferecer ao mercado um produto inovador, um serviço pioneiro ou um modelo de trabalho nunca visto antes. O principal ponto é descobrir uma demanda que existe e ninguém havia percebido anteriormente.

Promover atividades de empreendedorismo para sala de aula que necessitem do exercício de criatividade ajuda os alunos a terem essa percepção cada vez mais apurada. É possível propor tarefas que exijam que eles encontrem soluções diferenciadas para uma série de questões, trabalhando diretamente o que se faz no mercado empreendedor.

Aponte erros (de forma construtiva)

No âmbito escolar, o erro, ao menos tradicionalmente, é visto de maneira muito negativa, como se fosse um defeito. Então, é essencial trabalhar o erro sob o prisma da oportunidade e melhoria. É importante mostrar que as falhas servem muito mais para construir do que para destruir. Lidar com o erro como parte do processo faz com que os alunos busquem a melhoria necessária.

Assim, ele terá, na prática, uma das principais lições do empreendedorismo na educação: errar é aprender e fazer melhor. Afinal, começar o próprio negócio não é fácil e falhar é comum. O empreendedor de sucesso sabe superar seus erros e seguir com o seu propósito. Por isso, atividades de empreendedorismo para sala de aula são uma nova demanda e os professores podem ser parte fundamental nisso!

Confira: Tem episódio no nosso podcast Plantando Histórias sobre como incentivar o empreendedorismo por meio da leitura! Ouça agora!

Exemplos de atividades de empreendedorismo para sala de aula

Aprendizados comuns na sala de aula podem ter grande valor no desenvolvimento do perfil empreendedor dos alunos. Trabalhar essas características é fundamental para dar a eles a opção de ter (ou não) o seu próprio negócio. Alguns exemplos de atividades de empreendedorismo para sala de aula são:

  • Criar um projeto junto ao corpo docente para propor aos alunos o desafio de criar a Semana do Empreendedorismo na escola;
  • Realizar palestras para explicar o que é empreendedorismo;
  • Trazer pessoas da cidade onde a escola se localiza para contar suas trajetórias empreendedoras;
  • Realizar dinâmicas em equipes para desenvolver habilidades como criatividade, planejamento e inovação;
  • Aliar empreendedorismo à tecnologia para despertar a atenção dos alunos, etc.

Leia também: 5 passos para dar uma aula mais atrativa e completa

Agora que você já conheceu melhor algumas atividades de empreendedorismo para sala de aula, é hora de colocar a mãos na massa! Convide o corpo de professores para uma reunião e conversem junto como incluir o empreendedorismo na educação na escolha em que trabalham.

Gostou das nossas dicas de atividades de empreendedorismo para sala de aula? Compartilhe nas suas redes!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Plataforma digital de leitura faz sucesso no Colégio Motiva!

Confira o case de sucesso do uso da Árvore Atualidades junto ao Colégio Motiva!

Continuar
Educação

ChatGPT em sala de aula: entrevista com especialista

Confira entrevista exclusiva sobre ChatGPT em sala de aula com a pesquisadora da área de tecnologia educacional Walquíria Castelo Branco.

Continuar