Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Saúde mental na escola: confira o que dizem especialistas

Saúde mental na escola: confira o que dizem especialistas

5 de agosto de 2021
3 min
Post modificado em:
5/8/2021

A questão da saúde mental no ambiente escolar ainda é um tema difícil de ser abordado. Contudo, o contexto de pandemia intensificou a necessidade de iniciar essas conversas. Mas como fazer isso?

Convidamos os especialistas Dráuzio Varella, Lucas Veiga e Herbert Lima para a mesa “Saúde mental na educação: como apoiar os jovens com os desafios da pandemia”. O encontro encerrou o congresso digital para educadores Conversas que Transformam. Confira aqui um pouco do que rolou:

O que é saúde mental?

Antes de tudo, a saúde mental é uma parte inerente à própria saúde. Ter saúde não é só não estar doente, a definição da Organização Mundial da Saúde diz que: saúde é o bem estar físico, psíquico e emocional, ou seja, é necessário que haja um equilíbrio.

Assim, a saúde mental é a forma com que nossas emoções respondem aos acontecimentos ao nosso redor.

Uma questão coletiva

Ainda que cada um possua suas próprias respostas emocionais. Os especialistas destacam que a questão de saúde mental é uma questão coletiva.

Para exemplificar, o pesquisador Lucas Veiga citou o aumento de casos de depressão e ansiedade após a pandemia. Demonstrando como eventos externos e coletivos afetam nossa saúde mental individual.

Leia também: Saúde mental na escola: por que e como praticar? Confira!

Impactos da pandemia na escola

A pandemia intensificou os desafios da comunidade escolar. Professores e alunos tiveram suas vidas e rotinas bruscamente alteradas. Pesquisas apontam que a exclusão escolar afetará o aprendizado de milhares de crianças, o que é bastante sério.

Porém, há outra questão relevante. A importância do espaço escolar para a socialização e desenvolvimento das crianças. Para muitos alunos, principalmente de escolas públicas, a escola não é apenas um local de aprendizado. É também o local onde ocorre o lazer, a alimentação e a prática esportiva.

Desta forma, entende-se que os impactos da pandemia também alcançaram essas áreas. Assim, para que se comece a abordar o tema de saúde mental no ambiente escolar, é fundamental que os educadores e gestores considerem isso.

Como abordar a questão dentro do ambiente escolar?

O tema da saúde mental tem tido mais espaço nas escolas. Dessa forma, cada vez mais a questão deixa de ser tratada como algo inacessível e passa a ser compreendida como algo fundamental.

Para os especialistas, a saúde mental é uma construção diária que se inicia desde cedo e perpassa inúmeras questões. Assim, levar o tema para sala de aula se mostra essencial. Mas como fazer isso neste momento tão delicado?

Possibilidades e ferramentas

Para o pesquisador Lucas Veiga, é muito importante que, principalmente após eventos traumáticos, haja um espaço para elaboração dos sentimentos que foram gerados. Nesse sentido, promover rodas de conversa entre alunos e professores pode ajudar na suavização desse retorno às aulas presenciais. Trabalhando também os lutos e perdas desse momento.

Além disso, o Secretário da Educação Herbert Lima também indica que os professores incitem os alunos a abraçarem o ambiente escolar. Mostrando que é possível encontrar amparo, inspiração e boas relações dentro deste ambiente.

Leitura e saúde mental

Por fim, o Dr. Dráuzio aponta o hábito da leitura como saída para estes momentos de crise. Para ele, a criança e o adolescente que cultivam este hábito possuem ainda mais ferramentas para lidar com situações adversas. Afinal, isso acontece pelo desenvolvimento emocional ou pela habilidade de “escapar” através da leitura.

Leia também: Leitura na escola: como ela ajuda no desenvolvimento do aluno.

Aproveitamos para também deixar uma indicação. Que tal unir todas as dicas dadas pelos especialistas e promover uma roda de conversa sobre um livro lido pela turma?

Na Árvore você encontra a Trilha de Leitura Clube do Livro em Família: sobre saudade. Nesta trilha, foram selecionados livros que abordam o tema com cautela e delicadeza. Temos certeza que sairão ótimos debates e conversas.

Confira a conversa na íntegra abaixo:


EBOOK ROSSANDRO KLINJEY
Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
download de material ebook competências socioemocionais

Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Você pode gostar também

Educação

Plataformas educacionais para usar em sala de aula!

A tecnologia veio para ficar nas escolas! E você pode aproveitar plataformas educacionais gratuitas para potencializar ainda mais o trabalho com os alunos.

Continuar
Educação

Biblioteca escolar: dicas para digitalizar na sua escola

Já pensou em trazer mais tecnologia para sua biblioteca escolar? Que tal conferir nosso artigo sobre como digitalizar a da sua escola.

Continuar