Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Veja as plataformas educacionais indicadas para cada ano

Veja as plataformas educacionais indicadas para cada ano

24/11/2021
5 min
Post modificado em:
21/9/2022

Pensadas para dinamizar ou facilitar o ensino de diversos conteúdos, potencializando o aprendizado, as plataformas digitais oferecem comodidade e flexibilidade para além da sala de aula. Elas permitem ao professor(a) a criação de jornada de aprendizado de cada estudante, de modo a compreender suas dificuldades e necessidades. Auxiliam, ainda, na  implementação de metodologias ativas e são excelentes ferramentas para trabalhar as competências da BNCC.

Sabemos que as plataformas digitais são grandes aliadas dos professores, mas nem sempre é possível conhecer as várias possibilidades que elas nos oferecem e em quais segmentos seriam melhor aplicadas. Considerando a importância da criação de ambientes inovadores e desafiadores para a sala de aula, separamos algumas plataformas digitais para dinamizar o ensino-aprendizado nas suas aulas! 

Educação infantil

Vivo Brincar

Uma plataforma criada exclusivamente para o público infantil. Foi projetada para ser um canal de diversão! Repleta de dicas de atividades, sugestões para os adultos interagirem com as crianças, almanaques e diversas dicas de brincadeiras. É uma excelente oportunidade para que a hora do recreio continue repleta de aprendizados!

Kahoot

O aplicativo de questionários interativos pode ser utilizado em todos os segmentos escolares, inclusive com os pequenos. Possuindo um formato de jogo, torna o aprendizado muito mais lúdico e desafiador. O mais interessante é que pode ser utilizado para o aprendizado de diversas temáticas, inclusive na alfabetização.

Padlet

O padlet é um mural digital dinâmico que permite a visualização simultânea de várias imagens, vídeos, links entre outros recursos. Os desenhos desenvolvidos pelas crianças poderão ser compartilhados com toda a escola e com seus responsáveis. Pode ser uma super oportunidade de divulgar a produção artística das crianças em datas comemorativas.

Ensino Fundamental - anos iniciais

SDG

É uma plataforma da ONU que reúne todos os 17 objetivos da Agenda 2030. Com a possibilidade de tradução, a página facilita o entendimento de cada objetivo,  fornecendo, ainda, notícias, gráficos e informações geográficas onde as metas poderão ser colocadas em prática. A plataforma  tem o potencial de estimular a responsabilidade e empatia nos estudantes!

Britannica Escola

Em colaboração com a Encyclopædia Britannica, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) fomenta uma interface virtual repleta de vídeos, imagens, artigos, mapas,  jogos e biografias, na qual estudantes da escola básica poderão pesquisar e conhecer sobre diversos assuntos e temáticas.  Há também capacitações que ocorrem mensalmente de forma online para todos os  professores da educação básica.

TV Escola

No ar há mais de 20 anos, a Tv Escola é uma canal disponibilizado pelo Ministério da Educação com o intuito de aprimorar a qualidade da educação brasileira. Funcionando de segunda a sexta, oferece conteúdos para toda a comunidade escolar, além de programações pensadas para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Ensino Fundamental - anos finais

Google Arts&Culture

Uma ferramenta que fornece o acesso remoto a diversos museus e galerias do universo das artes e tantos outros materiais culturais, ampliando o repertório cultural dos estudantes. A plataforma está em inglês, mas pode ser facilmente traduzida. Agora ficou muito mais fácil “visitar” os acervos do mundo!

Canva for Education

O Canva Education é uma ferramenta de criação de imagens e apresentações. Na sua versão gratuita, estudantes e professores podem elaborar comunicações visuais de forma colaborativa. Os recursos são incríveis e fáceis de utilizar! A ferramenta ajuda ainda no desenvolvimento e ampliação da cultura digital do estudante.

Stellarium

Um software de astronomia que vai tornar suas aulas de ciências muito mais dinâmicas! O Stellarium é um planetário virtual que oferece a visualização de estrelas, planetas e constelações. Com acesso gratuito, todos os seus estudantes poderão ter acesso. O software incentiva a pesquisa científica, contribuindo para a expansão do conhecimento e criticidade do estudante.

Ensino Médio

Khan Academy

É um ambiente virtual que oferece uma  série de cursos para diversos segmentos escolares, em que várias disciplinas escolares são oferecidas. Promovido por uma instituição sem fins lucrativos, a  plataforma pode funcionar como uma possibilidade de reforço escolar.

Geogebra

O Geogebra reúne um conjunto de  recursos que possibilitam o aprendizado de áreas como a geometría, a álgebra, a probabilidade e a estatística entre tantos outros campos da matemática. Pensado para diversos segmentos escolares, o software possibilita o acesso a vários conteúdos e materiais de apoio, dinamizando a confecção de gráficos e funções nas aulas!

YouTube Edu

Com mais de 18 mil videoaulas, o Youtube Edu é uma plataforma de ensino. Possuindo conteúdos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio de diferentes disciplinas, a plataforma tem o intuito de ajudar os estudantes nas diversas temáticas escolares, sanando as dúvidas que possam vir a persistir depois das aulas e ainda ajudar nos exames vestibulares nacionais.

Google Earth

O programa formulado pela Google possibilita o acesso tridimensional ao planeta Terra. Os recursos interativos e dinâmicos apresentados pelo software podem  ajudar na compreensão de temáticas geográficas facilitando o aprendizado de diversos conteúdos das ciências naturais.

Por fim, esperamos que aproveite nossas sugestões e torne suas aulas ainda mais e inovadoras! O uso dessas plataformas pode transformar a dinâmica das suas aulas e transformar sua relação com seus estudantes! A Árvore é a maior solução digital de leitura para escolas do país e você pode conhecer mais clicando no site!

planilha de planejamento escolar
Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Planilha de Planejamento Escolar

Planilha gratuita

Para organizar o planejamento escolar!

Conteúdo exclusivo feito por especialistas pedagógicos da Árvore para ajudar a gestão escolar a montar um planejamento de sucesso.

Você pode gostar também

Educação

Melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Neste post, trazemos quatro exemplos de práticas pedagógicas consideradas as melhores para sala de aula. Confira!

Continuar
Educação

Ensino híbrido: descubra o que é e como ele funciona!

Saiba agora o que é o ensino híbrido e como ele funciona na prática com o nosso post!

Continuar