Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
Dicas de livros para aproveitar as férias escolares!

Dicas de livros para aproveitar as férias escolares!

4 jan 2022
2 min
Post modificado em:
9/8/2022

A leitura possibilita contato com diversos universos e culturas, expandindo nossas ideias e percepções. No entanto, um lado pouco explorado, principalmente por profissionais da educação, é a leitura pelo prazer, pelo deleite de um bom livro. Quando se é professor, acabamos associando a leitura somente ao trabalho e ao aprender. Que tal aproveitar as férias para retomar esse hábito e relaxar lendo uma boa história? 

A leitura pode ser também uma fonte extraordinária de calma, podendo desacelerar os batimentos cardíacos, controlar a pressão sanguínea e estimular algumas funções cerebrais. 

Para te ajudar, separamos quatro dicas de livros leves e curtos para acompanhar você, educador, em suas férias escolares:

1 - Como água para chocolate - Laura Esquivel 

Este livro vai dar o sabor que as suas férias merecem! Misturando aromas e afetos, esta é uma narrativa de receitas e memórias. Você irá se deliciar com a história de Tita, uma mexicana que passa a maior parte do seu dia na cozinha preparando receitas deliciosas. Uma história leve e emocionante.

Ah, o filme também possui uma adaptação cinematográfica, fica aí mais uma dica para as férias. 

2 - Viagens da Amazônia às Malvinas - Beatriz Sarlo

Prepare-se para uma aventura completa! Misturando narrativas com diferentes experiências e culturas, a sua mente será transportada para esses lugares fascinantes. O relato sensível de uma jovem itinerante vai transformar seu olhar para o mundo.

3 - A livraria mágica de Paris - Nina George

Nesta obra, você conhecerá Paco, um francês solitário que se considera um “farmacêutico literário'' e em seu barco livraria, conhece a receita literária exata para cada paciente. Após ler uma carta, guardada há 20 anos, ele parte para o sul da França em busca da cura de si mesmo. Acompanhado de mais dois amigos, ele descobre coisas que nunca imaginou sobre sua própria história. 

4 - O fantástico arroz de Filomena - Maurilo Andreas

Nesta história, você terá a oportunidade de compartilhar com a família, narrativas cheias de magia com ilustrações belíssimas. A obra de Maurilo Andreas com a colaboração de sua filha Sophia, é cativante porque mistura elementos da terra do era uma vez com reviravoltas surpreendentes. Sua família certamente se sentirá encantada. 

Os livros indicados aqui tem o intuito de enriquecer ainda mais as suas férias! Esperamos que com essas indicações, elas sejam repletas de afeto, leveza e muita viagem ao mundo das palavras.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Professores

8 livros de Paulo Freire para pensar educação

Entre em contato com os livros de Paulo Freire. Preparamos uma lista com os principais títulos para conhecer o trabalho do educador.

Continuar
Professores

6 dicas para aulas online engajadoras. Confira já!

Está com dificuldades de engajar seus alunos nas aulas online? Neste post, a gente dá dicas práticas de como manter o engajamento no ensino remoto.

Continuar