Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Livro digital ou impresso: qual opção atrai mais as crianças

Livro digital ou impresso: qual opção atrai mais as crianças

26 ago 2017
3 min
Post modificado em:
19/10/2022

Vivemos uma era extremamente digital e, hoje, quase tudo em nossas vidas — principalmente para as crianças que nasceram nesta geração — se alinha tecnologicamente com algo. Não poderia ser diferente com a leitura.

Partindo desse entendimento, uma pergunta surge na mente de educadores e pais: qual é a melhor opção para as crianças e adolescentes, livro digital ou impresso? Antes de responder a essa questão, é preciso entender que temos não apenas livros, como também quadrinhos, jornais e revistas, em versões digitais. Essas obras podem ser acessadas em qualquer tipo de aparelho digital, como:

  • Smartphones
  • Tablets
  • E-readers

Então, qual é a opção mais atrativa para crianças? Livro digital ou impresso? Qual desses formatos podem ajudar de maneira mais efetiva, no processo de como despertar nas crianças, o hábito da leitura? Buscar uma análise sobre essa questão é o objetivo central deste artigo.

Livro digital ou impresso? Qual é a opção mais atrativa para crianças?

Antes de tudo, uma boa notícia! Nos últimos anos, tem-se percebido que o consumo de livros e o interesse pela leitura, estão aumentado se comparado a alguns anos anteriores. Esse aumento foi visto principalmente entre crianças e adolescentes.

Pensando nisso, vamos partir da ideia de que leitura é leitura, independentemente do modo como é praticada. Quando se trata dessa atividade, não existe pior ou melhor, afinal, os resultados da leitura dizem respeito ao ato de ler e não ao meio utilizado para isso. O que podemos analisar ao nos questionarmos sobre a efetividade do livro digital ou impresso, é qual deles é mais atrativo, principalmente no caso das crianças.

A seguir, identificamos alguns dos fatores que devem ser considerados ao escolher qual formato apresentar de imediato a jovens leitores, com o objetivo de incentivar a leitura infantil.

Plataforma mais atrativa

Há crianças que não desgrudam de seus tablets e seus smartphones. Se lhes oferecemos um livro em papel, a reação é de estranheza, pois, estão acostumadas com a plataforma digital. Nesse caso, as características de um livro impresso podem gerar uma ideia de desconforto.

No entanto, se apresentarmos o livro em formato digital é mais provável que essa criança seja conquistada, principalmente em função de todas as características táteis e sensoriais, tão peculiares do formato digital.

Entretanto, é preciso ficar atento, pois, ambos os formatos, livro digital ou impresso, têm suas vantagens e não só podem, como devem, coexistir. Apresentado da forma correta, o livro impresso pode ser tão inovador e incrível para as crianças, como os computadores foram para os mais velhos.

A questão do conforto

Qual a diferença entre livro digital e físico? Os livros impressos apresentam um pequeno problema que é unânime para a grande maioria das pessoas e que para as crianças, pode ser ainda maior: o desconforto. Dependendo da obra, seu tamanho e peso podem variar muito nas versões impressas.

Livros de muitas páginas, por exemplo, acabam se tornando difíceis de manusear e sempre há o risco de as crianças ou o próprio tempo acabarem por destruir as lombadas ou rasgar as folhas que são mais finas.

Os e-readers, tablets ou smartphones, pesam pouquíssimas gramas e ainda assim são capazes de conter milhares de livros.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Mobilidade

Outro fator que também se relaciona ao tamanho e peso que os livros impressos podem ter é a mobilidade. Por exemplo, se você quiser estimular os alunos a manter a leitura mesmo nas férias, um empecilho, caso ele vá viajar, é carregar uma pilha de livros na mala. Eles ocupam espaço e são pesados.

Ao contrário, com uma plataforma que permite a leitura digital, você pode ter acesso a quantos livros quiser, sem ocupar nenhum espaço ou pesar a bagagem.

O ato de abrir um livro físico

Livro digital ou impresso? Para os leitores mais experientes, que já tem o hábito de ler, um fator dá ao livro impresso, pontos extras nesse impasse: o prazer de abrir um livro e ouvir o som das páginas virando. Além disso, há também aquela deliciosa sensação de entrar em uma livraria e passar horas escolhendo a próxima obra.

Ler um livro é uma atividade que mexe com todos os sentidos, recupera memórias afetivas e nos leva para outro lugar. Por isso, para algumas pessoas a leitura é um ritual.

O ato de presentear uma criança com um livro também faz parte de todo esse lado lúdico e emocional da leitura, que pode despertar nela o desejo por conhecer mais a literatura.

O custo versus benefício

Outro fator crucial, principalmente para os pais, que diferencia livro digital ou impresso, é o preço. Livros impressos são geralmente mais caros que os digitais. Atualmente, surgiram os ‘streamings’ de livros (um serviço similar aos de TV por assinatura ou de vídeos por assinatura).Assim como ocorreu com a indústria da música e do cinema, que inovaram para sobreviver e driblar a pirataria, a literária também se adaptou e conseguiu seguir o mesmo caminho das suas coirmãs. Esse sistema de streaming é ótimo para o cliente, afinal ele paga um valor pequeno e fixo, para ter acesso a milhares de livros, a qualquer momento. Além de mais baratos e acessíveis, os livros digitais não perdem em qualidade se comparados aos livros impressos.

Os livros digitais também são capazes de atrair ainda mais as crianças em função da interatividade e facilidade de leitura, conquistando assim ainda mais leitores que podem vir a se tornar no futuro, grandes amantes dos livros. Quando nos questionam, “qual a diferença entre livro digital e físico?”, entendemos que se o conteúdo é o mesmo, o que realmente importa é a capacidade que o canal tem de atrair a atenção das crianças.

Dentro da temática de, como chamar a atenção dos pequenos leitores para os livros, sugerimos que aprofunde seu conhecimento com o artigo 5 dicas práticas de como incentivar a leitura infantil.

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Educação antirracista: como a leitura pode ajudar

Que tal refletir sobre educação antirracista e aplicar atividades práticas que reconheçam e valorizem a diversidade? 

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar