Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Leitura Digital: como o hábito beneficia a aprendizagem?

Leitura Digital: como o hábito beneficia a aprendizagem?

11 nov 2016
3 min
Post modificado em:
29/7/2022

Conexão permanente, domínio nato dos dispositivos eletrônicos e utilização constante de redes sociais. Diante desses apelos tecnológicos, muitos acreditam que crianças e adolescentes têm abandonado os livros. Como consequência, eles estariam lendo cada vez menos, certo?

Apesar de parecer uma descrição exata das novas gerações, esse diagnóstico não é completamente verdadeiro. Isso porque, desde 2010, segundo reportagem do jornal Estadão, os jovens podem estar abandonando os livros, mas não o hábito de ler. O que tem ocorrido é que eles optam pela leitura digital.

Na verdade, especialistas afirmam que os adolescentes nunca leram tanto e se comunicam através da escrita como em nenhuma outra época. A diferença é que eles mudaram suas fontes. Em vez de livros, revistas e jornais impressos, como antes, hoje eles são adeptos dos meios virtuais de leitura.

Mas por que a leitura digital pode ser considerada um avanço para a educação? Quais são suas vantagens? Conheça, neste artigo, a resposta para essas perguntas!

O que é leitura digital?

A leitura digital é aquela realizada em dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets, smartphones e e-readers. Diferentemente da leitura em papel, a leitura digital possui características próprias que podem influenciar a experiência do leitor.

Por exemplo, a forma como o texto é apresentado na tela, a possibilidade de interação com o conteúdo (como a inclusão de links e vídeos), a facilidade de busca e a capacidade de personalização do layout são fatores que podem impactar a maneira como o leitor se relaciona com o texto.

Incentivar a leitura digital é uma prática cada vez mais comum na atualidade. Especialmente entre as gerações mais jovens e com a popularização dos dispositivos eletrônicos e  conteúdo online, ela ganha cada vez mais força.

Além disso, ela possibilita o acesso a conteúdos que não estariam disponíveis em papel, como livros e artigos publicados somente no digital.

Quais as vantagens da leitura digital?

Muitos fatores fazem com que a leitura digital seja um avanço para a educação. Além de aproximar os leitores de diversos tipos de conteúdo, ela oferece ainda muitas outras vantagen. Confira alguns benefícios da leitura digital:

- A leitura digital é mais acessível

Embora tenha beneficiado muitas gerações e ainda seja extremamente importante, o livro de papel apresenta algumas limitações de acesso. Em primeiro lugar, para que crianças e adolescentes tenham contato com ele, é preciso que o livro de papel esteja disponível.

Quando consideramos a realidade educacional do país, notamos a ausência de diversos elementos estruturais básicos. Podemos, então, constatar que, infelizmente, a maioria dos alunos não têm acesso a bibliotecas organizadas e atualizadas. Com isso, muitas vezes se torna difícil disseminar o conhecimento sem o apoio de outras ferramentas, como as plataformas digitais.,

Ao contrário dos livros físicos, revistas e jornais impressos, o livro digital está cada vez mais acessível. Portanto, é possível fazer uma revolução ao colocar a informação na mão dos estudantes.

- É possível democratizar a informação

Os livros impressos geram um custo para sua fabricação e distribuição, e dependem de espaço físico para armazenamento. Por outro lado, os livros digitais dispensam a maioria desses custos e, por isso, são economicamente mais viáveis.

Além disso, a leitura de qualquer material impresso é limitada a uma ou pouquíssimas pessoas de cada vez. Já uma obra oferecida virtualmente pode ser acessada por um número praticamente infinito de pessoas ao mesmo tempo.

Assim, uma única biblioteca virtual é capaz de atender a milhares de escolas e seus estudantes. Tudo com um acervo amplo, atualizado e independente da disponibilidade de espaço físico para armazenamento.

- Livros digitais permitem diversidade e interatividade

Todo educador tem responsabilidade na formação de cidadãos conscientes. No entanto, gastar muito tempo de aula somente expondo os conteúdos sem grande possibilidade para discussões pode ser frustrante.

Investir no uso de tecnologia em sala de aula, como a prática da leitura digital, pode ser a solução para esse dilema! Obras acessadas virtualmente têm a possibilidade de ligar os temas tratados a outras formas de apresentação, como vídeos, infográficos e animações.

Esses diferentes formatos podem ser ainda mais claros e contribuir muito para a compreensão do conteúdo. Além de ter um poder maior de despertar o interesse do estudante na leitura.

Assim, o professor pode gastar menos tempo no preparo de recursos didáticos e avaliações (que já estão disponíveis nesses meios). Além de gastar menos tempo na explicação da matéria.

Ele pode, portanto, se dedicar a utilizar seu precioso tempo com os alunos para fazê-los pensar sobre a relevância desse conhecimento. Por fim, terá a possibilidade de mostrar como o conteúdo pode ser aplicado no dia a dia. Essa é uma verdadeira revolução no ambiente escolar!

- A leitura digital contribui para a preservação do meio ambiente

Ao dispensar os materiais tradicionais, a distribuição do conhecimento por meios virtuais poupa a natureza. Afinal, ela reduz a necessidade de produção de papel e de utilização de combustíveis para transporte e logística, e ainda diminui consideravelmente a produção de lixo.

Quem agradece? O meio ambiente e as futuras gerações, que terão a oportunidade de esbanjar conhecimento sem explorar de forma desnecessária os recursos naturais.

Já conhecia as vantagens da leitura digital? Para saber mais sobre o assunto, assine nossa newsletter! Com o nossa curadoria, você não perde notícias importantes e aprende caminhos para revolucionar a educação!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Leitura

Educação antirracista: como a leitura pode ajudar

Que tal refletir sobre educação antirracista e aplicar atividades práticas que reconheçam e valorizem a diversidade? 

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar