Quer usar o ChatGPT na sua escola em 2024? Baixe nosso guia exclusivo!
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Competências socioemocionais: como incentivar autonomia?

Competências socioemocionais: como incentivar autonomia?

10 de julho de 2018
3 min
Post modificado em:
29/9/2021

No modelo de ensino tradicional, o professor era considerado o “detentor do conhecimento” e deveria, portanto, transmiti-lo aos alunos. Os estudantes, por sua vez, tinham a função básica de escutar, memorizar e reproduzir essas informações quando fosse necessário. Essa metodologia desconsiderava toda e qualquer vivência desses alunos, o que comprometia seu potencial de desenvolvimento de competências socioemocionais. Sabe-se, hoje, que há outras metodologias mais enriquecedoras para o processo de aprendizagem em sala de aula.

Com o professor como mediador da experiência de construção do conhecimento. Inúmeras são as vantagens dessas novas configurações do modelo de ensino, que tornam a aula atrativa e dinâmica. Além de desenvolver alunos mais autônomos com melhores competências socioemocionais. Um aluno que possui autonomia torna-se um indivíduo pró-ativo, capaz de resolver mais facilmente os problemas - dentro e fora do contexto educacional . Também aprende a ser crítico quanto ao que pensa e produz. Apesar de o modelo tradicional ser, aparentemente, mais cômodo para o educador, estratégias muito simples no cotidiano educacional podem modificar a rotina e a qualidade do aprendizado nas escolas.

5 estratégias para desenvolver competências socioemocionais nos alunos

1) Estimular a leitura

Antes de tudo, todos nós compreendemos a importância da leitura para a vida de qualquer pessoa. Além de informar, ela também forma indivíduos mais críticos e reflexivos, capazes de se posicionar e opinar a respeito dos variados assuntos em pauta na sociedade. Já passou a época que os alunos eram obrigados a ler apenas os clássicos. Logo, sabemos da importância deles para a construção das noções estilísticas e culturais, mas equilíbrio é importante para o apreço pela leitura ser desenvolvido. Permitir, por exemplo, a oportunidade de escolher uma obra que contemple seu gosto pessoal é fundamental para motivar o aluno a começar e a concluir as leituras.

2) Criar debates

Uma ótima forma de dar continuidade ao que for proposto para leitura é debater sobre os temas que foram expostos naquele livro. O debate proporciona o acesso dos alunos às diferentes visões e interpretações de mundo. Além de estimular sua capacidade de resposta e aperfeiçoar as noções de respeito ao próximo. Assim, a sala de aula é um ambiente muito apropriado para discutir de forma amistosa e compartilhar experiências, desenvolvendo competências socioemocionais.

3) Dar feedback

O feedback sobre o que o aluno produz ou expõe não deve estar limitado às atividades avaliativas. É fundamental que ele perceba sua relevância para o professor, que o seu pensamento importa e é válido. Por isso, é essencial que o educador enxergue, de fato, o que tem sido feito em sala pelos estudantes e valorize, de forma particular, cada contribuição. Principalmente por meio de um diálogo direto com cada um, sempre que for possível.

4) Estimular o reconhecimento dos próprios erros

É possível e muito enriquecedor que o professor, em determinadas situações, permita que o aluno assuma o posto de avaliador: uma atividade na qual um colega corrija o trabalho do outro, por exemplo. Essa estratégia aumenta a estima de que ele é conhecedor daquilo que está sendo avaliado. Posteriormente, ele será mais crítico em relação às suas próprias produções e ações. Sendo capaz, portanto, de aperfeiçoá-las.

5) Pensar em conteúdos a partir do que o aluno manifesta em sala de aula

Dúvidas são muito bem-vindas, elas direcionam o professor quanto à forma como as informações estão sendo processadas e compreendidas pelos alunos. Sempre que possível, é interessante aproveitar as dúvidas (e até mesmo os erros) dos estudantes para desenvolver conteúdos novos. Mesmo que fuja um pouco do que foi planejado, explorar esses questionamentos é uma forma de construir conhecimentos de forma proficiente. A escola deve ser um espaço acolhedor, valorizador e preocupado em aumentar os níveis de criticidade e autonomia dos alunos. Para isso, renovar as estratégias e inovar é imprescindível.

EBOOK ROSSANDRO KLINJEY
Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
download de material ebook competências socioemocionais

Material gratuito

Baixe nosso material com Rossandro Klinjey!

Tenha em mãos um material exclusivo escrito por um dos maiores especialistas no assunto no Brasil.

Você pode gostar também

Educação

Cinema na sala de aula: como aplicar

Veja como usar o cinema na sala de aula e a entenda a importância de usar filmes para o processo de ensino e aprendizagem.

Continuar
Educação

Dinâmica de acolhida para professores: 10 ideias

Tenha em mãos exemplos de dinâmica de acolhida para professores para a gestão escolar aplicar na escola.

Continuar