Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Dia das Histórias em Quadrinhos: 10 dicas de leitura

Dia das Histórias em Quadrinhos: 10 dicas de leitura

12 jan 2022
3 min
Post modificado em:
6/6/2022

Em 30 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Da Turma da Mônica às tirinhas de jornal, as histórias em quadrinhos costumam agradar uma grande faixa etária e são ótimas para engajar os alunos na leitura.

Por conta disso, vamos trazer neste post algumas dicas de leitura divididas por ano escolar. Assim, você pode levar as ideias para sala de aula e conquistar muitos leitores!

Mas, antes de começarmos, vamos conhecer um pouco mais sobre essa data? Você sabe por que o dia 30 de janeiro foi escolhido? E qual a história dos quadrinhos no Brasil? Confira!

Como surgiu o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos?

O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos foi criado em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). Junto da criação da comemoração, há todo ano a realização do Prêmio Angelo Agostini, que reconhece os principais profissionais no Brasil desta área.

O dia 30 de janeiro foi escolhido pelo marco da publicação da primeira história em quadrinhos brasileira. Isso ocorreu em 1869, quando Angelo Agostini publicou na revista Vida Fluminense a história “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”.

Desde então, diversos artistas brasileiros se consagraram nas histórias em quadrinhos. Podemos citar nomes como Mauricio de Sousa, criador da famosa Turma da Mônica, Ziraldo, Laerte e muitos outros.

Que tal levar um pouco do universo das histórias em quadrinhos para a sala de aula? Abaixo, você encontrará dicas de leitura para cada ano escolar do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

10 dicas de histórias em quadrinhos por ano escolar:

1 - Senhor Texugo e Dona Raposa - o encontro

Autor(a): Brigitte Luciani

Editora: Editora Melhoramentos

Ano recomendado: 1º ano

Essa delicada e bonita história narra a vida de uma família bem original. A Dona Raposa resolve se casar com o Senhor Texugo, mas os filhos dos dois precisam superar algumas diferenças para viverem na mesma toca.

Com ilustrações belíssimas e um texto que fala sobre as diferenças, nós indicamos essa leitura para o 1º ano do Ensino Fundamental. Após a leitura, vale realizar uma atividade que aborde as diferenças entre as pessoas, seja através do retrato, da pintura ou de uma roda de conversa.

2 - Maluquinho por Futebol

Autor(a): Ziraldo

Editora: Globo

Ano recomendado: 2º ano

Neste livro do grande Ziraldo, as crianças encontram 16 histórias em quadrinhos que mostram as habilidades do famoso Menino Maluquinho no futebol. 

Que tal aproveitar algum evento esportivo, como a Copa do Mundo, para realizar a leitura desta obra para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental? Temos certeza de que eles irão adorar as aventuras.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

3 - Snoopy - a Felicidade é um Cobertor Quentinho!

Autor(a): Charles M. Schulz

Editora: Nemo Editora

Ano recomendado: 3º ano

Snoopy é uma das histórias em quadrinhos mais famosas do mundo! Portanto, seus alunos do 3º ano do Ensino Fundamental também irão gostar de acompanhar esse cãozinho em suas aventuras. 

Nesta edição, a obra ganha pela primeira vez, a forma de uma história única, escrita pelo autor original da obra, Charles Schulz.

4 - Diário da Julieta - as histórias mais secretas da menina maluquinha

Autor(a): Ziraldo

Editora: Editora Globo

Ano recomendado: 4º ano

De novo, trazemos o Ziraldo para nossa lista, mas desta vez com uma nova personagem: a Julieta, a menina maluquinha. A coletânea reúne quinze histórias em quadrinhos, todas pertencentes ao diário da Menina Maluquinha.

Uma ótima atividade para a leitura de histórias em quadrinhos é propor que os estudantes criem suas próprias narrativas. Assim, eles irão unir a escrita e o desenho, além de trabalharem bastante a imaginação. 

No exemplo da dica de livro deste tópico, uma boa sugestão é propor o formato diário ou mesmo que os alunos se inspirem nas próprias vivências para criarem suas histórias.

5 - Carol

Autor(a): Laerte

Editora: Aletria

Ano recomendado: 5º ano

Laerte é uma das maiores cartunistas do país e traz neste livro as aventuras de Carol, uma menina sem frescuras e com muita curiosidade e imaginação.

O livro, assim como outros clássicos como Mafalda e Luluzinha, traz muitas reflexões sobre a sociedade e o mundo, podendo ser assim um ótimo disparador para rodas de conversa entre as turmas de 5º ano. 

Leia também: Como os quadrinhos podem incentivar o hábito de leitura?

6 - 20.000 léguas submarinas - em quadrinhos

Autor(a): Júlio Verne

Editora: Nemo

Ano recomendado: 6º ano

A clássica história escrita por Júlio Verne 20.000 Léguas Submarinas em Quadrinhos, ganha o formato de história em quadrinhos. Dessa forma, ele pode ser um excelente livro para apresentar este clássico para as turmas de 6º ano.

Na narrativa, o Professor Aronnax, o fiel Conselho e o valente Ned Land saem em busca dos tesouros do fundo do mar a bordo do submarino Náutilus. No caminho, eles ainda tentam desvendar o mistério que envolve o enigmático Capitão Nemo. Muito emocionante!

7 - A herança africana no Brasil

Autor(a): Daniel Esteves

Editora: Nemo

Ano recomendado: 7º ano

Que tal unir história, geografia e língua portuguesa na leitura de uma obra indicada para o 7º ano? O livro A herança africana no Brasil traz a história da escravidão no Brasil e a influência africana na formação da cultura e do povo brasileiro.

Essa obra pode enriquecer os debates e estudos sobre a história desse período no país, além de levantes importantes debates entre as turmas.

8 - Quando tudo começou - Bruna Vieira em quadrinhos

Autor(a): Bruna Vieira

Editora: Nemo

Ano recomendado: 8º ano

Para o 8º ano, propomos algo diferente. Neste livro, seus alunos vão poder unir o universo digital e a leitura, acompanhando a história de uma blogueira nesta obra super poética. Foi escrito por Bruna Vieira e ilustrado pela quadrinista Lu Cafaggi.

Após a leitura, vale uma reflexão sobre o universo digital, as redes sociais e as novas formas de interação hoje. 

9 - Orgulho e preconceito

Autor(a): Ian Edginton

Editora: Nemo

Ano recomendado: 4º ano

Apresentar um antigo clássico da literatura para os alunos nem sempre é tarefa fácil. É por isso que as histórias em quadrinhos podem ser mais atrativas nestes momentos, com o recurso das ilustrações e tirinhas.

Nesta dica, sugerimos o clássico da autora Jane Austen lançado em 1813 e sendo o primeiro romance da escritora. O livro conta a história do romance entre a independente Elizabeth Bennet e o austero Sr. Darcy.

10 - O mundo de Aisha - a revolução silenciosa das mulheres no Iêmen

Autor(a): Ugo Bertotti

Editora: Autêntica

Ano recomendado: todas as séries do Ensino Médio

Para enriquecer os debates entre as turmas de Ensino Médio, é possível trazer opções de quadrinhos mais recentes e que retratam a sociedade de hoje. Um exemplo é o livro “O mundo de Aisha”.

O livro é uma reportagem em quadrinhos de Ugo Bertotti inspirada pelas imagens e pelas entrevistas da fotojornalista Agnes Montanari, que conta a difícil vida das mulheres do Iêmen.

Gostou das nossas dicas? O que acha de conferir algumas dicas de atividades de mediação em leitura para sala de aula? Assim, você pode complementar as ideias de livros deste post com algumas atividades na sua turma!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Leitura

Como escolher os livros ideais para seus alunos?

Educador e professor saiba como escolher livros que sejam ideais para os alunos e que gera interesse ao aluno? Confira as dicas neste post.

Continuar
Leitura

5 autores brasileiros que podem encantar as crianças

Confira nesta lista alguns autores brasileiros que irão despertar o gosto pela leitura em crianças de todas as idades!

Continuar